terça-feira, 24 de agosto de 2010

10- Acomodações em classe e auxílios para os alunos com TDAH

Em sala de aula, seu filho com déficit de atenção pode ter dificuldade em focalizar, organizar-se, socializar ou completar as tarefas. Proponha estas soluções ao professor para criar um ambiente de aprendizagem mais amigável .

1- Acomodações para o trabalho em classe

• Quando você vir este comportamento: Facilmente distraído pela atividade da classe
- Tente isto: Ponha o aluno sentado na frente e no centro, longe de distrações

• Quando você vir este comportamento: Interfere na aula para ganhar atenção negativa
- Tente isto: Ponha o aluno sentado ao lado de um aluno modelo

• Quando você vir este comportamento: Não liga para o espaço pessoal; vai até as carteiras para conversar ou para mexer com os outros alunos
- Tente isto: Aumente a distância entre as carteiras

2- Acomodações para as tarefas

• Quando você vir este comportamento: Incapaz de completar a tarefa no tempo dado
- Tente isto: Permita um tempo extra para o término da tarefa passada

• Quando você vir este comportamento: Vai bem no início de uma tarefa, mas a qualidade do trabalho decresce perto do final
- Tente isto: Divida a tarefa em várias partes menores; encurte as tarefas ou diminua o período de tarefas

3- Acomodações para organização

• Quando você vir este comportamento: Não encontra as folhas dos trabalhos
- Tente isto: Recomende ficheiros com divisores e pastas de arquivo

• Quando você vir este comportamento: Dificuldade de se lembrar das tarefas de casa
- Tente isto: Dê ao estudante um livro de anotação dos trabalhos; supervisione a baixa dos trabalhos anotados

• Quando você vir este comportamento: Perde os livros e cadernos
- Tente isto: Permita que o aluno tenha um conjunto de livros de reserva em casa

4- Acomodações para a distração

• Quando você vir este comportamento: Incapaz de acompanhar as discussões ou de anotar a matéria
- Tente isto: Providencie assistência de um colega na anotação da matéria e encoraje a participação nas discussões

• Quando você vir este comportamento: Reclama que as lições são chatas
- Tente isto: Procure envolver o aluno na preparação da lição

• Quando você vir este comportamento: Distrai-se facilmente
- Tente isto: Facilite o estudante a permanecer na tarefa com um sinal privativo combinado

• Se você vir este comportamento: Entrega as tarefas com erros por falta de cuidado
- Tente isto: Programe cinco minutos para conferir as respostas antes de entregar a tarefa

5- Acomodações para a inquietação

• Quando você vir este comportamento: Tem necessidade de andar
- Tente isto: Permita que o aluno ande pela sala ou no corredor e que fique de pé enquanto faz a tarefa

• Quando você vir este comportamento: Tem dificuldade de focalizar por longos períodos de tempo
- Tente isto: Permita curtas pausas entre as tarefas ou lições

6- Acomodações para o comportamento

• Quando você vir este comportamento: Chama a atenção constantemente
- Tente isto: Ignore comportamentos impróprios menores

• Quando você vir este comportamento: Não consegue entender o objetivo de uma lição ou atividade
- Tente isto: Aumente a freqüência dos prêmios e das conseqüências

• Quando você vir este comportamento: Responde antes da hora ou interrompe os outros
- Tente isto: Admita as respostas corretas somente quando a mão estiver erguida e o aluno for autorizado

• Quando você vir este comportamento: Necessita de reforço
- Tente isto: Envie para a família relatórios diários ou semanais sobre os progressos

• Quando você vir este comportamento: Precisa de ajuda por muito tempo para melhorar o comportamento
- Tente isto: Estabeleça um contrato de comportamento

7- Acomodações para o humor e a sociabilização

• Quando você vir este comportamento: Está confuso sobre os comportamentos sociais corretos
- Tente isto: Estabeleça metas de comportamento social com o estudante e combine um programa de premiação

• Quando você vir este comportamento: Não trabalha bem com outros alunos
- Tente isto: Encoraje o aprendizado de tarefas em cooperação

• Quando você vir este comportamento: Não é respeitado pelos colegas
- Tente isto: Combine responsabilidades especiais na presença do grupo de colegas

• Quando você vir este comportamento: Tem baixa auto-estima ou pouca auto-confiança
- Tente isto: Elogie o comportamento positivo e o trabalho bem feito; dê ao aluno a oportunidade de agir em papel de liderança

• Quando você vir este comportamento: Parece distante ou solitário
- Tente isto: Encoraje as interações sociais com os colegas de classe; planeje atividades dirigidas pelo professor

• Quando você vir este comportamento: Fica frustrado facilmente
- Tente isto: Reconheça bastante o comportamento correto e o trabalho bem feito

• Quando você vir este comportamento: Fica enraivecido facilmente
- Tente isto: Encoraje o aluno a ficar longe das situações que causam raiva; gaste um tempo conversando com o aluno

Extraído de www.additudemag.com/dahd/article (outono de 2009)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 O tratamento do autismo se distancia do “conserto” da condição Existem diferentes maneiras de ser feliz e funcionar bem, mesmo que seu cér...