"De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça, de tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar da virtude, a rir-se da honra, a ter vergonha de ser honesto."
RUI BARBOSA

domingo, 5 de dezembro de 2010

43- Sete soluções para problemas de sono

Como agir quando os sintomas do TDAH perturbarem uma boa noite de sono
Por Nancy Ratey

Muitos adultos com transtorno de déficit de atenção (TDAH) se queixam de noites inquietas e de exaustão logo cedo. Às vezes, os medicamentos para o TDAH causam reações adversas, outras vezes um cérebro acelerado o mantém acordado. Do mesmo modo em que não há nenhuma razão para os distúrbios de sono relacionados ao TDAH, não há nenhuma solução que funcione para todos. Eis aqui um punhado de opções dos especialistas da ADDitude...

Ajuste seu medicamento para o TDAH

Os medicamentos para o TDAH podem desencadear problemas de sono em alguns adultos. Se você suspeita que este é o seu caso, fale com seu médico sobre o ajuste fino do seu tratamento.
Por outro lado, alguns especialistas em TDAH acreditam que tomar um estimulante 45 minutos antes de ir deitar-se pode desligar cérebros agitados. “Cerca de dois terços dos meus pacientes adultos tomam uma dose completa do seu medicamento para o TDAH, todas as noites, para dormir,” diz William Dodson, M.D., um psiquiatra de Denver (Colorado – USA)

Apague a luz

A luz ativa o cérebro TDAH e o mantém acordado por mais tempo. Prepare-se para o sono desligando ou diminuindo a intensidade das luzes em torno das 21 horas.
Você pode instalar um dimer para as lâmpadas do teto e gradualmente diminuir a intensidade da luz, e não fique em frente de uma TV ou de uma tela brilhante de computador  depois das 21 horas.

Alenteça o seu cérebro

Depois que você estiver deitado, com as luzes apagadas, use as ferramentas amigáveis do TDAH para ajudá-lo a relaxar, tal como um gerador de ruído branco, fones de ouvido, ou música suave para se contrapor aos seus pensamentos velozes. Relaxe um músculo de cada vez, começando pelos pés e subindo, respirando fundo cada vez que atingir um novo grupo muscular.

Crie uma rotina de desligar e de acordar

Acordar no horário depende de ir se deitar no horário e ter uma noite completa de repouso. Desenvolva rotinas para ajudá-lo a acordar mais feliz e mais depressa pela manhã e para se desligar à noite.
Estas rotinas de ir dormir e de acordar mais facilmente podem ser simples, por exemplo, tomar uma ducha e ver as notícias à noite, beber café e ler o jornal pela manhã.

Mantenha uma tabela de sono

Levante-se e deite-se no mesmo horário, todos os dias. Isto aumentará a qualidade do seu sono e deixará seu corpo num ritmo diário, algo que beneficia particularmente os adultos e crianças com TDAH. Nem todos precisam da mesma quantidade de sono, mas a chave é a consistência, então trabalhe junto com sua família para estabelecer uma rotina e ligue-se a ela.

Evite as armadilhas do sono

Conheça as suas armadilhas do sono e evite-as. Se falar ao telefone, ver TV, responder aos e-mails faz você ir dormir mais tarde, cole bilhetes lembrando que você deve manter seu esquema. Peça ajuda da família, para que eles saibam e não o desviem de sua meta.

Ajuste um despertador

Programe um relógio de pulso com alarme, ou um despertador, para tocar uma hora antes de ir deitar-se, assim terá tempo para se preparar para dormir. Se você frequentemente fica ligado em ver TV, coloque o despertador em outro quarto, assim será obrigado a levantar-se para desligá-lo.

Este artigo apareceu no número de primavera de 2009 de ADDitude.

3 comentários:

  1. Otimo esta postagem que nos ajuda na hora de dormir.
    Gostaria de pedir que tenha mais postagem para TDAH em edultos, pois quando se referem a TDAH na maioria das vezes se referem a crianças

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pelo comentário.
    Seu pedido será atendido.

    ResponderExcluir
  3. Tenho TDAh, e meu principal problema não é sono, mas sim conseguir ter disciplina o suficiente para dormir num horário certo, considerando que tenho que acordar cedo :S

    ResponderExcluir