"De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça, de tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar da virtude, a rir-se da honra, a ter vergonha de ser honesto."
RUI BARBOSA

terça-feira, 28 de setembro de 2010

28- Acabe com a distração: Melhorando o foco do TDAH em casa e na escola

Alunos com TDAH podem facilmente se distrair, perder o foco e ter devaneios em classe. Descubra como auxiliar as crianças com TDAH a evitar as distrações e permanecer focalizadas na tarefa indicada. Dos editores de ADDitude

O problema: O aluno com TDAH parece que não escuta ou presta atenção na matéria escolar. Ele pode se distrair, ficar olhando pela janela, ou focalizado em barulhos irrelevantes ou outros estímulos. Como resultado, ele perde as lições, as instruções e as orientações.

A causa: O TDAH não é apenas uma incapacidade de prestar atenção – é uma incapacidade de controlar a atenção. Crianças com TDAH têm um nível mais baixo de despertar cerebral, que por sua vez diminui a capacidade de filtrar as distrações, tais como barulhos no corredor, a movimentação fora da sala ou até mesmo seus próprios pensamentos e sentimentos internos. Crianças com TDAH têm uma dificuldade especialmente severa em desligar as distrações quando a atividade não é suficientemente estimulante.

Os obstáculos: Crianças com TDAH lutam por permanecerem focalizadas na leitura ou em qualquer tarefa que exija esforço mental sustentado. Às vezes, a distração pode parecer intencional e perturbadora – o que trabalha contra o estudante com TDAH para obter a ajuda de que ele necessita. Críticas como “Acorde fulano” ou “Por que você nunca escuta?” não corrigem este déficit de atenção. Se a criança pudesse prestar mais atenção, ela o faria.

Leia para descobrir as soluções para por fim às distrações em sala de aula e em casa.

Soluções na Sala de Aula

-- Selecione as carteiras sabiamente. Manter as crianças com TDAH perto do professor e longe das portas e das janelas ajudará a diminuir o potencial de distração e propiciará os melhores resultados para manter o foco.

-- Permita que todos os estudantes usem bloqueadores de distração. Para prevenir a exclusão das crianças com TDAH, deixe que todos usem os divisores de privacidade, fones de ouvido, ou protetores de ouvidos para bloquear as distrações durante o trabalho sentado ou nos testes.

-- Mantenha as coisas interessantes. Alterne entre atividades de alto e baixo interesse e, quando possível, mantenha curtos os períodos de lição ou varie o ritmo de uma lição para a outra.

-- Acomode os diferentes estilos de aprendizagem. Use uma variedade de estratégias e de técnicas de ensino para atender aos múltiplos estilos de aprendizagem na sala de aula. Assim, todos os alunos terão oportunidade de abordar as lições da maneira que eles aprendem melhor.

-- Inclua facetas visuais, auditivas, e cenestésicas para todas as aulas. Dê, também, aos estudantes as oportunidades de trabalhar cooperativamente, individualmente e em grupo.

-- Redirecione em vez de reprimir. Em vez de castigar um aluno que se torna distraído, redirecione-o de modo que não cause problemas. Algumas vezes, perguntando à criança uma coisa que você sabe que ela pode responder, ou dando dicas não verbais, tais como permanecendo perto e tocando-a no ombro, poderá trazer a criança de volta ao foco.

Soluções em Casa

-- Estabeleça uma rotina diária de tarefas de casa. Algumas crianças necessitam de uma pausa entre a escola e as tarefas de casa, ou precisam de frequentes paradas entre os trabalhos. Descubra o que funciona melhor para o seu filho para ajudá-lo a evitar as distrações e a procrastinação.

-- Ajude seu filho com TDAH a produzir um ambiente livre de distrações. Algumas vezes o melhor ambiente de aprendizagem pode ser a mesa da cozinha, com música tocando ao fundo. Experimente até que encontre o lugar certo de aprendizagem.

-- Faça seu filho começar. Sente-se com sua criança e tenha certeza de que ela entende o que é solicitado em cada trabalho.

-- Supervisione conforme necessário. Muitas crianças com TDAH precisam de significativa supervisão adulta para se manter na tarefa. Conforme a situação melhore e a criança amadurece, você poderá sair da supervisão constante para freqüentes checagens para ter certeza de que sua criança esteja em ação.

-- Permita pequenas pausas entre as tarefas. Faça sua criança alongar ou ter um lanche após ter completado uma tarefa. Isto poderá ajudá-la a sentir sua sobrecarga mais suportável.

-- Quebre as tarefas grandes. Divida as grandes tarefas em “bocados”, cada um com um objetivo claro. Se sua criança sente que uma tarefa é factível, ela terá menor probabilidade de se distrair.

27- Estratégias amigáveis, aprovadas pelos pais, para ajudar crianças com TDAH a fazerem seu trabalho de casa

Ajude seu filho com TDAH a completar seus deveres de casa – e a aprender como trabalhar de modo independente – seguindo essas ótimas dicas dos leitores. Dos Editores de ADDitude – primavera de 2010

ADDitude perguntou: Como você garante que seu filho com TDAH faça seu dever de casa? E os leitores apresentaram estas cinco orientações.

1- Estabeleça rituais amigáveis para o portador de TDAH

"Aprenda os ritmos do seu filho – quando ele precisa relaxar, quando ele precisa de atividade. Nós temos pausa e um trabalho em períodos curtos. Sempre confira o trabalho do seu filho – ele está mais interessado em terminar de fazê-lo do que em fazê-lo corretamente” – Kathy Zimovan, Carolina do Sul.

"Eu deixo meu filho fazer exercícios com uma bola. Ser capaz de se mexer e caminhar por perto enquanto faz o trabalho ajuda as crianças com TDAH a se concentrar melhor. Eu não tenho de importuná-lo com o trabalho de casa e ele não se queixa da necessidade de se levantar e andar um pouco" - Diane Spriggs, Virginia

"Eu dou à minha filha um pedaço de cenoura ou de pepino a cada 10 minutos. Ela adora a diversão e fica motivada a continuar no trabalho". - Eve, New York

"Eu dou um monte de avisos. E uma hora antes do meu filho começar a fazer o trabalho, eu digo, 'Hora de ligar seu cérebro no trabalho de casa!' Digo a mesma coisa meia hora antes. Descobri que isso realmente ajuda em fazer uma transição suave." - Kimberly Forness Wilson, North Dakota

Você sabe qual é o estilo de aprendizagem do seu filho? Ajude o seu aluno com TDAH a alcançar o sucesso escolar pela focalização nos métodos de estudo que brincam com os modos visuais, auditivos ou tácteis de aprendizado.

2- Aprenda quando parar de fazer o trabalho dele

"Fiz o meu filho responsável pelas suas notas. Ele tem de enfrentar as conseqüências das notas baixas e ganha prêmios pelas boas notas. Se ele quer que eu o ajude com sua tarefa de casa, ele tem de pedir" - May Beth Thomas, Michigan

"Se o seu filho está no ensino médio, deixe-o responsável por terminar o trabalho de casa. Quando eu era jovem, levar-me à escola era uma guerra. Mamãe acabava dizendo: ‘Ótimo. Se você não fizer o seu dever de casa, eu não vou escrever uma desculpa para você’. Tradução: Eu ficava com um grande problema com minha professora – e quando voltava para casa, ficava pior ainda com o meu pai. Aprendi do modo mais difícil, uma vez” - Ed, Arizona

3- Divida as responsabilidades com seu parceiro... antes de sofrer de burnout

"Meu marido e eu temos recorrido a formar uma equipe com nosso filho para fazer seu dever de casa”. LOL – Uma leitora de ADDitude

4- Obtenha ajuda da escola

"Deveres mais curtos. Pedi aos professores do meu filho que passassem uma página de exercícios de gramática, em vez de duas; 20 problemas de matemática, em vez de 40. ele sentiu-se bem menos oprimido." - Lisa, Florida

"Juntar-se a um clube de trabalhos de casa foi uma benção. Meu filho tem ajuda logo após sair da escola, enquanto os remédios ainda estão funcionando. Ele então pode vir para casa e descansar, e eu não tenho de ficar gritando com ele!" -Sheri, California

5- Elimine todas as distrações

"Nada de televisão, e um lugar de trabalho limpo, limpo. A menor coisa, um lápis extra ou uma folha de papel, pode distrair o meu filho." – Uma leitora de ADDitude

"Faça a tarefa logo após a escola, num lugar o mais quieto possível. Tente ser paciente com seu filho, mesmo que isso seja muito difícil!" - Amy, Florida

"Desliguei o MSN dos meus filhos" - Kay, Colorado

26- Minimize as brigas sobre trabalhos de casa e estudo criando rotinas para seu filho com TDAH.

por Vicki Siegel - ADDitude Magazine
Elogie seu filho quando ele faz as tarefas, trabalha com atenção, é criativo e assim por diante.

Volta à escola significa trabalho de casa. Também significa brigas, lágrimas e frustração, porque o trabalho de casa exige mais disciplina e consistência do que as crianças com TDAH (ou qualquer criança!) podem controlar. Mas você pode tornar a tarefa de casa mais fácil criando uma rotina baseada em três questões chave: Quando? Onde? Como?

1. Quando?

• Determine um horário do dia para o trabalho de casa. Baseado no temperamento do seu filho. Talvez ele esteja em sua fase melhor logo após a escola, ou talvez uma hora depois de anoitecer. Evite a noite, porque para a maioria das crianças é hora de apagar.

• Seja consistente no dia-a-dia. Se for impossível fazê-lo após as atividades escolares, afixe um plano diário, ou um calendário semanal, na sua cozinha, que inclua o horário de início e do fim do trabalho de casa, para cada dia.

• Escale tempo suficiente para terminar as obrigações sem correrias, baseado no nível do seu filho e na história relativa ao modo dele completar as obrigações.

• Dê avisos adiantados sobre a hora do trabalho de casa. Isto é importante, porque as crianças com TDAH não mudam facilmente de uma atividade para outra – especialmente de uma brincadeira para o trabalho. Você deve dizer “Você pode brincar por mais 15 minutos, então venha para fazer a lição de casa.”

2. Onde?

• Ajude seu filho a escolher um lugar em casa para o trabalho. Tente a mesa da cozinha, onde ele pode espalhar o seu material. Ou, talvez, seu filho gostará de se sentar junto a uma escrivaninha, num cantinho silencioso.

• Fique longe de eletrônicos (TV, CD player). Mas se seu filho concentra-se melhor com algum ruído suave, experimente música suave de fundo.

• Fique por perto (se possível). Crianças com TDAH se concentram melhor quando elas sabem que você está por perto. Se a sua criança necessita usar o banheiro, lembre-a de voltar logo em seguida. Depois que ela sair do banheiro, lembre-a de voltar ao trabalho.

3. Como?

• Estabeleça regras. Desenhe e imprima uma folha que especifique: horário de início e de fim do trabalho de casa; local; quando e como são os intervalos; e que você estará por perto para ajudar a compreender as obrigações, a se organizar, e para oferecer apoio – mas não faça o trabalho de casa para seu filho. Evite discussões – calmamente encaminhe-o para ler as Regras de Trabalho de Casa.

• Ajude-o a começar. Certifique-se de que o seu filho sabe quais são as tarefas e como proceder. Ofereça assistência que seja adequada para o estilo de aprendizagem dele. Para um processador verbal, leia as instruções para ele e faça-o ler em voz alta; para um aprendiz visual, mostre-lhe como usar os delineadores e os marcadores coloridos para ressaltar as palavras chave e as sentenças importantes.

• Mantenha-o no trabalho. Se o seu filho pára antes de terminar a tarefa, encoraje-o a ir um pouco mais longe, e lembre-o que haverá uma pausa logo a seguir.

• Faça uma pausa. Crianças com TDAH e com Dificuldades de aprendizagem podem tornar-se fatigadas devido à distração, aos desafios da concentração, frustração e inquietação. Ajude seu filho a recarregar sua energia fazendo curtas e freqüentes pausas.

• Confira ao final. Revise o trabalho do seu filho para ver se está completo. Se ele consistentemente demora mais tempo do que deveria, fale com o professor e veja se ele poderá ajustar a quantidade de trabalho.

• Elogie. Cumprimente seu filho quando ele permanece no trabalho, trabalha com atenção, é criativo, e assim por diante. Seja específico. Diga, por exemplo, “Gosto da maneira como você se concentrou neste problema e ficou nele até que o resolveu.” Dê a ele uma tapinha de aprovação ou um abraço de metade de trabalho, também.

• Dê recompensas. É correto oferecer um “prêmio” para motivar. Para uma criança pequena, tente um tempo extra para brincar, um lanche ou jogo favorito, ou uma leitura especial; para uma criança maior, um programa favorito de TV, um tempo a mais no computador ou no telefone.

• Fique do lado dele. Uma nova rotina de trabalho de casa requer um comprometimento sólido. Demora de um a três meses para que uma rotina se torne um hábito – até mesmo um pouco mais para alguém com TDAH. Mas a recompensa é a disciplina, o autocontrole e as habilidades que levam ao sucesso.