"De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça, de tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar da virtude, a rir-se da honra, a ter vergonha de ser honesto."
RUI BARBOSA

quarta-feira, 20 de abril de 2011

72- Técnicas de Gerenciamento do tempo: 9 dicas Dr.Hallowell para poupar o seu tempo

Nove maneiras de adultos com TDAH se acalmar, fazer uma respiração profunda e reduzir o estresse em suas vidas atarefadas. Por Edward Hallowell, M.D.

Lembra-se do telefone com disco de discagem? Tive de usar um deles na cabana que a minha família alugou ao lado de um lago no último verão, e, menino, foi irritante. Aquele velho monstro demorava um tempão para discar. Okay, demorava somente 11 segundos (eu contei), mas parecia uma eternidade neste mundo agitado de hoje. Isto me fez pensar sobre o porquê de eu achar tão irritante gastar 11 segundos para discar um número de telefone!

E então?

Sem ter a intenção, muitas pessoas descobrem que vivem numa correria que elas não criaram. Às vezes a correria é benéfica. Mas não se a correria o impedir de fazer o que é mais importante para você. Veja aqui como superar esta doença comum:

1- Focalize-se no que realmente é importante.

Não se disperse muito, e não pegue atalhos. Lembre-se, telefones celulares, computadores pessoais, e outras ferramentas de alta tecnologia, permitem que façamos mais, porém mais não é necessariamente melhor.

2- Crie um ambiente emocional positivo onde você for.

Emoção positiva não é um enfeite. É o botão de liga-desliga para o funcionamento mental eficiente. Quando você se sente seguro em seu meio, você pensa melhor, comporta-se melhor, trabalha melhor e fica mais capaz de auxiliar os outros. Assim, faça o melhor para construir relacionamentos positivos. Procure ser sempre amigável e otimista.

3- Não perca tempo ficando grudado na telinha.

O que é isso? É ficar grudado na TV ou no computador. Isso interfere com sua habilidade cerebral de focalizar. Sempre que for possível, limite esta hipnose eletrônica a uma hora por dia.

4- Minimize as distrações.

Coisas que sempre o distraem devem ser evitadas. Perde sempre os óculos? Procure coloca-los num lugar especial. Se você fica distraída com as revistas espalhadas em sua cozinha, arrume uma estante em outro cômodo, e trate de guardar as revistas nela.

5- Delegue tudo em que você não for bom

Pagar as contas mensalmente é irritante porque você nunca consegue fazer isso a tempo? Delegue o trabalho ao seu companheiro. Se você não for casado (ou se o seu parceiro também não for bom nisso), entregue todas as contas que puder para pagamento automático no banco.
Seu objetivo não é ser independente, mas ser efetivamente interdependente. Isto é, compartilhar responsabilidades em várias atividades e projetos com outras pessoas.

6- Vá devagar

Periodicamente pergunte-se por que está correndo, e leve isso a sério. Se a resposta for "porque estou atrasado," reveja suas prioridades e elimine as obrigações desnecessárias. O tempo que você poupar deve ser dedicado somente a você ou à sua família.

7- Pense duas vezes sobre multitarefas

As pessoas geralmente tentam fazer duas ou mais coisas simultaneamente, achando que ganham tempo. Mas as pesquisas mostram que fazer duas coisas de uma vez leva 50% mais de tempo do que fazer uma depois da outra. Uma exceção a esta regra: Algumas pessoas com TDAH focalizam melhor se fizerem algo essencialmente inconsciente enquanto realizam uma tarefa importante – por exemplo, ouvir música ou se equilibrar numa bola enquanto faz a tarefa escolar.

8- Invista seu tempo para o máximo retorno.

Não tem controle do tempo? Crie uma tabela e anote tudo que você faz. Pode ser que a tabela mostre que você está gastando muito tempo procurando por chaves perdidas, ou irritando sua filha adolescente por causa da limpeza do quarto dela. Pense em alguma maneira criativa de eliminar essas coisas (pendurando um gancho para chaves perto da porta da frente ou verificando que o quarto dela realmente não está precisando de uma limpeza, afinal).

9- Brinque

Envolva-se com imaginação no que você está fazendo. Isso usará as melhores partes da sua maravilhosa mente criativa. Brincar não é perda de tempo. Isso o tornará mais eficiente no que estiver fazendo, seja mantendo uma conversa ou assando uma torta de maçã.

Este artigo saiu no número de June-July 2006 de ADDitude
Copyright © 1998 - 2010 New Hope Media LLC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário