sábado, 7 de maio de 2011

83- TDAH e Dificuldades com a Matemática: Semelhanças Cognitivas e Intervenções no Ensino

Por Amy Platt

Resumo: Estudos indicam que de 4 a 7% da população em idade escolar sofrem de alguma forma de dificuldade com a matemática (Fuchs & Compton, 2005). Das crianças com TDAH, 26% têm uma dificuldade específica com a matemática (Mayes & Calhoun, 2006). Descobriu-se que crianças com TDAH têm fraquezas da memória de trabalho, que levam a dificuldade com problemas que envolvam a manipulação de informação verbal e não verbal (Martinussen & Tannock, 2006). Pesquisa recente abordou a conexão entre as fraquezas da memória de trabalho e as dificuldades com a matemática, especificamente com a aritmética, o conhecimento de algoritmos e a resolução de problemas. Swanson e Beebe-Fraser (2004) descobriram que a fraqueza da memória de trabalho contribuía para a dificuldade na solução de problemas matemáticos verbais, mais que somente o processamento fonológico. Entretanto, a memória de trabalho não foi o único fator correlacionado às dificuldades com a matemática e ao TDAH. A atenção é um significativo fator de previsão de fracas habilidades em aritmética, algoritmos e para solução de problemas matemáticos. Em particular, é significativa a incapacidade afastar os estímulos externos da memória de trabalho. A pesquisa concentrou-se em várias intervenções na tentativa de descobrir um modo de ensinar melhor as crianças com TDAH e dificuldades com a matemática. Reforço, incentivo ao uso de computador, instrução focalizada e o uso de medicação estimulante são os quatro métodos que podem funcionar para auxiliar as crianças a aumentar seu desempenho acadêmico.

O assunto será desenvolvido nas postagens 84, 85, 86 e 87, acima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

  Terapias emergentes para a doença de Alzheimer precoce Michael Rafii, MD, PhD O início da doença de Alzheimer (DA) é caracterizado po...