"De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça, de tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar da virtude, a rir-se da honra, a ter vergonha de ser honesto."
RUI BARBOSA

quinta-feira, 12 de maio de 2011

94- TDAH – Dificuldade de aprendizagem. O que as pesquisas mostram.

O cérebro adulto tem uma capacidade de crescimento semelhante à de uma criança, quando exposto a estímulos semelhantes.  A aprendizagem de nomes de novas cores produz um aumento rápido da substância cinzenta do córtex cerebral em adultos sadios.

Em artigo publicado na revista Proceedings of National Academy of Sciences USA, foram mostradas cartelas coloridas com dois tons de verde e dois tons de azul a 19 voluntários. A cada uma das quatro tonalidades de cor foi associado um nome inventado e sem nenhum sentido. Depois da aprendizagem, os voluntários foram submetidos a exame por ressonância magnética.

Os resultados revelaram a formação de substância cinzenta nova no hemisfério direito dos cérebros. Concretamente, em áreas cerebrais associadas não somente ao processamento de cor e da visão, mas também à percepção. Não está claro se esta nova substância cinzenta é constituída de neurônios novos ou de dendritos dos neurônios já existentes. Os autores postulam que a chave estaria na diferenciação de nomes e em como os sujeitos percebem as cores em função dos nomes que se lhes dá, quer dizer, por uma mudança de percepção.

[Proc. Natl Acad Sci 2001]
Kwok V, Niu Z, Kay P, Zhou K, Mo L, Jin Z, et al.


Nenhum comentário:

Postar um comentário