"De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça, de tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar da virtude, a rir-se da honra, a ter vergonha de ser honesto."
RUI BARBOSA

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

151- Tratamentos para o sono de crianças TDAH: 18 soluções aprovadas pelos pais.

Um bom sono leva a um melhor controle dos sintomas do transtorno do déficit de atenção e hiperatividade nas crianças. Por Jeanne Gehret.

Você diz baixinho, “Durma bem, querido”, e apaga as luzes, fecha a porta do quarto e vai para sua cadeira preguiçosa. E seu filho dorme tranquilamente toda a noite, e acorda revigorado na manhã seguinte. Para muitos de nós com crianças que têm TDAH, este cenário é um sonho que não se tornou realidade – ainda.

Em boa noite de sono é vital para o humor e as funções cerebrais do seu filho. Os estudos mostram que não ter um descanso suficiente piora os sintomas do TDAH, levando a perda do controle emocional. Isto pode também afetar negativamente a memória de trabalho, um problema de que muitas de nossas crianças sofrem.

O que fazer? Tente algumas dessas sugestões, todas elas já usadas por mim com sucesso, em meus próprios filhos, um dos quais tem TDAH. Estas estratégias funcionaram para todos nós, durante a noite toda.

Coma, beba e faça exercícios corretos para uma boa noite de sono

Evite comer ou lanchar duas a três horas antes de ir dormir. A digestão, especialmente de alimentos que contêm cafeína ou açúcar, pode manter seu filho acordado. Se ele insiste em lanchar, dê a ele leite morno, bolachinhas salgadas, ou um pouco de peito de peru, que contém triptofano, que é um indutor natural do sono.

Seu filho deve beber água o suficiente durante o dia para prevenir um pedido de copo d´água na hora de dormir – e sua subsequente ida ao banheiro no meio da noite.

Faça seu filho se exercitar – correr, pular corda, andar de bicicleta, caminhar – pela manhã ou durante o dia. A atividade física ajuda nosso corpo a fazer a transição entre as fases do sono. Além disso, como o exercício obriga a algum estresse do nosso corpo, o cérebro aumenta o tempo que a criança gasta em sono profundo.

Reduza as distrações na hora de dormir

Para uma criança sensível à luz, mesmo a luminosidade de um rádio relógio pode provocar insônia. Tente o seguinte:

Escolha um relógio que acende somente quando se aperte um botão – mesmo as luzes fraquinhas podem atrapalhar o sono.

Arrume a cama longe da porta do quarto, para que não haja influência da luz que passa pelas frestas.

Reduza a luz das janelas com cortinas opacas.

Se isto tudo não funcionar, use uma máscara de dormir.

Use plugues de ouvido ou música relaxante para abafar os ruídos incomodativos, seja de uma TV, de um telefone ou de um cão latindo.

Crie e seja seguidor de rituais benéficos para a hora de dormir

Rituais noturnos avisam o cérebro e o corpo para se acalmarem. Eles também propiciam uma proximidade confortável com os cuidadores, que faz com que as crianças medrosas caiam nos braços do sono. Assinale que elas terão de terminar as tarefas de casa uma hora ou mais antes da hora de dormir, para ter o tempo de calmaria com você.

Conte ou leia uma história de dormir para crianças pequenas. Permita que as mais velhas leiam na cama.

Assegure-se de que seu filho tenha o bicho de pelúcia de que ele mais gosta. Crianças maiores podem preferir abraçar um travesseiro macio.

Vista-se confortavelmente para dormir

Calce meias para o frio nos pés. Pés frios mantêm algumas crianças acordadas; o uso de meias pode fazê-las dormir melhor.

Remova todas as etiquetas dos pijamas.

Não combine pijamas de flanela com lençóis de flanela. Os tecidos ficam grudados e dificultam a movimentação na cama.

Mantenha as crianças frias. Se o quarto estiver quente, roupas de tecido próprio para uniforme de atletas que suam muito, ou roupas de algodão podem prevenir a sudorese e a sensação de roupa grudenta. Ar condicionado ou um pequeno ventilador podem resfriar o quarto – e o som suave e monótono das hélices do ventilador pode acalmar a mente da criança.

Rotinas de relaxamento para antes de ir para a cama

Massagem nos pés relaxa uma criança inquieta. Faça seu filho deitar-se de costas – se o quarto estiver frio, cubra-o – e gentilmente segure seu pé com uma mão. Feche a outra mão e suavemente mova-a para cima e para baixo na sola.

Faça seu filho prestar atenção na sua respiração enquanto visualiza um elevador subindo e descendo lentamente a cada inspiração e expiração.

Crie frases afirmativas que ele repete para si mesmo enquanto espera o sono, tais como “Sou bom e competente”.

Pense em oração. Encoraje seu filho a orar a Deus por si e pelos seus entes queridos, para acalmar sua mente inquieta.


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