"De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça, de tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar da virtude, a rir-se da honra, a ter vergonha de ser honesto."
RUI BARBOSA

terça-feira, 24 de dezembro de 2013

311- Sete Modos de Reduzir o Estresse: Técnicas Calmantes Para Adultos com TDAH


Sete estratégias para se acalmar quando o TDAH desencadeia estresse em casa e no trabalho. Por Nancy Ratey, Ed.M.

"Finalmente, consegui!" Bob, um adulto com transtorno de déficit de atenção, disse para si mesmo, ao sair do trabalho às 17 horas em ponto, para ir se encontrar com sua mulher, para jantar. Pela primeira vez em anos, ele não estava atrasado.

Mais importante ainda, ele estava pronto para aproveitar a noite fora porque se sentia relaxado e com tudo sob controle. Bob não mais ficava até a última hora para completar a lista de relatórios sobre os clientes - um padrão estressante que tinha provocado um grande estrago em sua saúde e em seu casamento.

Como Bob eliminou o estresse no trabalho? Usando um relógio que bipava a cada hora, de modo que ele tivesse certeza de que estava seguindo sua lista de obrigações, um calendário do ano todo com os prazos finais de cada cliente marcados por código de cores, um notebook no qual ele escrevia pensamentos ocasionais durante o dia. O resultado: menos estresse e uma vida mais feliz.

Muitas pessoas com TDAH vivem em constante estado de estresse. Sua neurobiologia faz com que seja difícil eliminar os estímulos que interferem,, prestar atenção e acalmar-se, tudo o que aumenta os níveis de frustração. Ser incapaz de avaliar as expectativas das pessoas ou se sentir culpado por se esquecer de prazos no trabalho cria tensão adicional.
Como o Bob, você pode reduzir o estresse com estratégias que miram seus sintomas de TDAH. Eis aqui algumas para você tentar:

- Reconheça seu TDAH

Pare de se culpar por se esquecer de obrigações ou por perder o prazo de algum trabalho. Reconheça o culpado verdadeiro: o TDAH é neurobiológico e não vai sumir. Obtenha um diagnóstico correto e um tratamento adequado. Matricule-se em um grupo local de apoio para os TDAHs ou entre em um fórum na internet. Só de saber que não está sozinho já pode reduzir o seu estresse.

- Faça exercícios

O exercício é um poderoso redutor do estresse. A atividade física aumenta os níveis de serotonina no cérebro, o que combate o cortisol, hormônio do estresse. Estudos sugerem que uma sessão de exercícios de 30 a 45 minutos pode melhorar o humor e aumenta o relaxamento por 90 a 120 minutos. O exercício, com o tempo, aumenta o seu limiar para o estresse.

- Meça o tempo

Muitas pessoas com TDAH vêem o tempo passar como uma coisa fluida. Para melhor estimar o tempo, compre um relógio de pulso que bipe e ajuste-o para assinalar cada hora. Se você está sempre precisando de "só mais cinco minutos", compre um timer que toque depois de cinco minutos.
Minha cliente, Linda, gastava horas na internet e acabava ficando descabelada no final do dia, para conseguir dar conta dos compromissos. Um timer, ajustado para bipar a cada hora, periodicamente a acorda do seu sonho online.

- Crie limites

Sobrecarregar seu tempo pode aumentar o estresse. Quer seja a causa pura impulsividade ou uma voz interna dizendo "devo fazer isso, aquilo e aquilo outro" o estresse toma conta de sua mente. Pratique dizer NÃO três vezes ao dia. E, toda vez que disser SIM, pergunte a si mesmo, "Estou dizendo não para o quê?" Relaxamento? Escutar música?

- Faça da estrutura uma amiga

Embora muitos adultos com TDAH pareçam "alérgicos" à estrutura, uma rotina confiável pode diminuir o caos. Tente essas dicas. As duas fizeram maravilhas para meus clientes. Antes de ir deitar-se, planeje o seu dia seguinte. Faça uma lista do que vai fazer, quando e como. Você acordará mais centrado. Além disso, vá se deitar todos os dias no mesmo horário. Isso estabilizará seus ritmos biológicos, aumentando as chances de ter um sono reparador.

- Tire um tempo para brincar

Por não fazer interrupções na vida agitada atual, você se programou para o burnout. Programe alegria em sua vida. Faça um jantar ou vá ao cinema com os amigos uma vez por semana. Viaje pelo país ou para a país nos finais de semana. Descubra o que você ama e persiga isso sem culpa.

- Mantenha-se vigilante


Muitos dos meus clientes têm uma falsa sensação de segurança quando obtêm alguns ganhos, e, então, abandonam as estratégias que os ajudaram. Esquecer que tem o TDAH é uma característica da condição. Não baixe a guarda!

ADDitude

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