"De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça, de tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar da virtude, a rir-se da honra, a ter vergonha de ser honesto."
RUI BARBOSA

quarta-feira, 23 de outubro de 2013

301- TDAH Plus : Dez Condições Que Podem Estar Associadas ao TDAH


Se você foi diagnosticado com TDAH, é provável que você possa ter outro transtorno associado. Eis aqui o que você deve procurar.

O TDAH raramente vem sozinho

Cerca de 80% dos que têm o diagnóstico de TDAH também são diagnosticados com outro transtorno psiquiátrico em alguma época de suas vidas. Um transtorno comórbido é uma segunda condição separada que existe junto com o TDAH, e precisa de tratamento em conjunto com o TDAH. Há vários transtornos geralmente associados ao TDAH.

TDAH e Depressão

As pessoas com TDAH têm três vezes mais probabilidade de desenvolver depressão do que a população em geral. Depressão e TDAH compartilham os mesmos sintomas, tais como desatenção, problemas de sono e falta de motivação, mas as causas dos sintomas são diferentes. Com o TDAH, você pode não estar motivado por estar oprimido. Com a depressão, você não quer fazer nada mesmo. Se os sintomas de tristeza, letargia ou insônia persistirem, apesar do tratamento do TDAH, você deve falar com seu médico. Há tratamentos para a depressão.

TDAH e Dificuldades de Aprendizado

O TDAH causa impacto no aprendizado e no comportamento na escola, mas o transtorno é diferente de uma dificuldade de aprendizagem. Crianças com TDAH têm de três a cinco vezes mais probabilidade de desenvolver uma dificuldade de aprendizagem do que aquelas sem o TDAH. Cerca de metade das que têm TDAH também tem algum tipo de dificuldade de aprendizagem. As que têm dificuldades de aprendizagem podem ter dificuldade de organizar o pensamento, de encontrar a palavra certa quando falam, de leitura, de escrita, de matemática, ou dificuldade de memória e de raciocínio.

TDAH e Ansiedade

Cerca de um quarto dos que têm TDAH também tem um transtorno de ansiedade. Assim como com a depressão, os dois compartilham sintomas em comum, tais como falta de foco e insônia. O nervosismo também é um possível efeito colateral dos estimulantes. Se você tem medos persistentes e inexplicáveis, ou tem ataques de pânico, e sente que o tratamento do seu TDAH não está funcionando, fale com seu médico sobre o transtorno de ansiedade.

TDAH e Transtorno de Oposição e Desafio

Sintomas de transtorno de oposição e desafio (TOD) incluem repetidas crises de raiva, brigas excessivas com adultos, falta de cooperação, incomodação deliberada dos outros, busca de vingança, ser maldoso e injurioso. A pesquisa mostra que entre 45 e 84% das crianças com TDAH desenvolverão TOD. O tratamento do TOD inclui psicoterapia e medicamentos.

TDAH e Transtorno Bipolar

O transtorno bipolar é caracterizado por oscilações do humor - excitação, períodos de euforia (mania) e períodos de depressão. Os estágios de mania são geralmente vistos como hiperatividade e os períodos de depressão como desatenção e falta de motivação, todos comuns ao TDAH. Os que têm o transtorno bipolar podem perder o contato com a realidade ou ter um senso distorcido da realidade; seu humor, tanto a mania quanto a depressão, podem durar semanas. Cerca de um quinto dos que têm TDAH também tem transtorno bipolar.

TDAH e Transtorno do Processamento Sensorial

O transtorno do processamento sensorial é uma incapacidade de por em ordem os estímulos externos, tornando insuportável o menor estímulo, ou a necessidade de procurar atividades com alto nível de estimulação para despertar os sentidos adormecidos. Quando os pesquisadores examinaram crianças que mostravam os sintomas do TDAH ou do TPS, 40% tinham sintomas de ambos. É importante que ambas as condições sejam identificadas e tratadas precocemente.

TDAH e Autismo

Um estudo recente sugere que crianças com TDAH têm 20 vezes mais probabilidade de ter alguns sintomas de autismo quando comparadas a crianças sem TDAH. Assim como com o TDAH, não há nenhum teste de laboratório para diagnosticar o autismo. Pode ser difícil diagnosticar e separar as duas condições porque os sintomas de ambas se superpõem. O autismo é caracterizado por dificuldades de comunicação e interação social, e comportamentos repetitivos. Alguns sintomas precoces são atraso da fala, evitar o contato visual e não responder quando chamado pelo nome. O diagnóstico e o tratamento precoces são importantes.

TDAH e Abuso de Substâncias

Vinte a 30% dos adultos com TDAH desenvolverão problemas de abuso de substâncias em alguma época de suas vidas. Alguns usam drogas ou o álcool para combater os sintomas de TDAH, para dormir melhor ou para melhorar o humor. As pessoas com problemas de abuso de substâncias têm risco maior de depressão e de ansiedade. O mau uso do álcool e das drogas torna mais difícil o tratamento do TDAH.

TDAH e Síndrome de Tourette

Já se pensou que a medicação estimulante causasse a síndrome de Tourette nas crianças com TDAH. As pesquisas recentes mostraram que ambos os transtornos têm fatores de riscos semelhantes - fumar durante a gestação, parto prematuro, baixo peso ao nascer. Os portadores de Tourette exibem tiques motores e vocais -  movimentos rápidos, repetitivos, e sons que vão desde leves a severos. Cerca de 90% dos que têm Tourette também têm outro transtorno, sendo o mais comum o TDAH.

TDAH e Transtorno de Conduta

Entre 25 e 45% das crianças com TDAH desenvolvem o transtorno de conduta (TC). As características do TC incluem brigas, crueldade contra animais e pessoas, atitudes destrutivas, mentiras, roubos, vagabundagem, fuga de casa. O tratamento do TC exige a certeza de que os sintomas do TDAH sejam tratados adequadamente, terapia comportamental e aconselhamento. Seu médico poderá sugerir aconselhamento aos pais para que aprendam modos mais produtivos de responder aos comportamentos dos filhos.


ADDitude