"De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça, de tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar da virtude, a rir-se da honra, a ter vergonha de ser honesto."
RUI BARBOSA

quinta-feira, 16 de outubro de 2014

Como fazer o aprendizado durar. (369)

Como fazer o aprendizado durar.

Aprenda o que significa a memória de trabalho para os portadores de TDAH, e dicas, ferramentas e truques para melhorar a memória, de modo que você possa ajudar seus filhos a se lembrarem mais e a se esquecerem menos.

O que é a memória de trabalho?

Memória de trabalho é o tipo de memória mais imediato. É a forma mais curta de memória, que guarda o que você está prestando atenção no momento, e o ajuda a manter a informação que está processando e que logo usará, como lembrar-se do número de um telefone enquanto você o tecla. Ela permite que você mantenha uma tarefa em mente enquanto trabalha nela, como pensar na limpeza do seu quarto enquanto a faz. Você a usa durante todo o dia.

Faça com que ela seja mais forte para que dure mais tempo.

Há duas maneiras principais de melhorar sua memória de trabalho: aumentar a filtragem e diminuir a impulsividade, e ensinar o cérebro a se lembrar mais com a prática e os truques de aprendizagem. Os principais tratamentos são as medicações para o TDAH e o treinamento da memória de trabalho da Cogmed. Mas, também há fatores ambientais e coisas que os pais podem fazer para ajudar seus filhos a lembrar-se mais e a esquecer-se menos.

Dentro do cérebro TDAH

A cada dia, você encontra estímulos no mundo e dentro de sua própria cabeça, tais como ler um texto ou procurar alguma coisa em uma loja. Você decide responder a alguns e a não responder a outros por meio de filtragem deles no córtex pré-frontal. Então, você espera para fazer escolhas sobre como você vai reagir. Pessoas com TDAH tendem a reagir de modo mais rápido, mais frequentemente porque elas não têm muita habilidade de filtragem para aplicar os freios quando o estímulo chega. Está ligado à impulsividade, saltar para aquela ideia que provoca distração em vez de prestar atenção no aspecto mais importante, no qual você deveria estar focalizado.

Prestar atenção

Para quem tem TDAH, o problema não é a memória, é a atenção - você não pode se lembrar de algo se você não o notou no início. As medicações para o TDAH podem ajudar a aumentar a quantidade de dopamina no córtex pré-frontal. O cérebro usa a dopamina como um neurotransmissor, e, aumentando-a, faz com que você filtre as ideias, de modo que não fique oscilando em várias direções pelos estímulos do mundo à sua volta. A memória de trabalho é melhorada pela medicação durante o tempo de sua atuação e volta ao ponto inicial quando passa o efeito da medicação.

Aprendendo a aprender

Antes de alguma coisa ser aprendida, ela deve passar pela memória de trabalho. Pessoas com TDAH são menos eficientes para aprender porque são mais distraídos, e precisam reler uma folha de papel por três vezes antes de que a informação seja transmitida completamente de sua memória de trabalho para a de longo prazo. Cogmed funciona por meio do treinamento do cérebro na focalização e em lembrar mais com exercícios progressivamente mais difíceis de memória e prática repetitiva.

Como os pais podem ajudar

A memória de trabalho está no nível mais baixo ao nascimento e se torna melhor conforme você cresce, atingindo o pico por volta dos vinte anos. Depois, você perde 5% a cada década. muitas pessoas realmente não notam o declínio até seus 50 anos, porque os adultos são melhores no uso de truques que ajudam a recuperar uma memória. Crianças em idade escolar ainda estão desenvolvendo suas memórias de trabalho e os pais podem ajudá-las ensinando-as as maneiras de se lembrar de coisas como um adulto, como fazer a lista do mercado ou marcar eventos em um calendário.

Ensine as crianças a como se lembrarem

Use truques mnemônicos, como acrônimos, ou a repetição de informação importante. Fale um pouco com seu filho para que ele se lembre de três pontos principais, como você faria para se lembrar de um número de telefone. Ou ensine a ele a pensar em uma frase ou palavra boba, mas fácil de memorizar, como HOMES, para se lembrar dos Grandes Lagos (Huron, Ontário, Michigan, Erie e Superior). Engaje seus sentidos.Use cartões escritos. Se for falar, fale alto, depois discutam juntos os pontos principais.

Lembretes para a memória

Ajude as crianças a reduzir os estímulos que competem (distrações), e aumente a força de estímulos importantes, de modo que eles possam prestar mais atenção neles. É fácil fazer isso com auxílios externos para a memória, tais como etiquetas coloridas e listas do que fazer ou agenda de compromissos. Conversas e instruções podem ser mais difíceis de se lembrar, então, treine seus filhos a pegar uma folha de papel e tomar notas, ou anote no celular para enviar um e-mail para se lembrar.

Controle o ambiente deles

Pense nos momentos em que é mais difícil para você se lembrar das coisas - quando você está muito cansado, sobrecarregado, ou realmente com fome. Minimizar essas coisas que diminuem a memória de trabalho pode garantir que as crianças estejam usando suas capacidades no máximo. Certifique-se de que as crianças comam coisas saudáveis, que tomem multivitaminas e alguma pílula de ácidos graxos essenciais (ômega 3, 6 etc). Que durmam o suficiente, que comam uma dieta equilibrada e que se exercitem regularmente, não garantirá melhora da memória, mas ajudará seus filhos a serem o melhor que puderem ser.

De esquecido a focalizado


Não há suplementos milagrosos que façam desaparecer os problemas com a memória de trabalho. Entretanto, esforçar-se em levar uma vida boa, um bom estilo de vida e adotar estratégias de aprendizado podem ajudar. Fazer, ocasionalmente, exercícios de memorização não vai melhorar a memória de longo prazo das crianças, mas o compromisso de ajudá-los  melhora a codificação pelo reforço do aprendizado e pelo reforço da prática, e melhora a recuperação de fatos por meio de auxílios externos, o que pode ajudar a guardar a informação na memória de longo prazo, e transformar seu filho de esquecido em focalizado.

ADDitude

Nenhum comentário:

Postar um comentário