"De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça, de tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar da virtude, a rir-se da honra, a ter vergonha de ser honesto."
RUI BARBOSA

quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

321- TDAH - Aja contra a distração


Nove estratégias para manter seu olho - e o cérebro TDAH - no alvo.

Gatilhos da Distração

Pessoas com TDAH são especialmente inclinadas a distrações - externas e internas. Seja um colaborador que o interrompe quando você está no limite de um prazo, ou sua mente vagante, ou emoções estressantes, as distrações atrapalham o que tem de ser feito. Adote essas ações contra as distrações.

"Veja" a tarefa sendo terminada

Visualize-se terminando a tarefa. Muitos TDAHs são distraídos quando tentam dividir um trabalho em partes menores. A visualização do que fazer faz com que essas etapas sejam mais concretas. Veja o produto final e pergunte, "O que seria a metade?" "Qual seria o primeiro passo para dar o início?" Os estudos indicam que esse foco aumenta as chances de terminar o trabalho.

Fale consigo mesmo

Faça declarações positivas sobre coisas que conquistou para se ligar novamente quando ficar distraído por um trabalho difícil. Diga, "Fui capaz de terminar o trabalho quando estava escrevendo nesta mesa. Usei meu boné de baseball e ele me deixou focado. Fui capaz de trabalhar por 20 minutos seguidos". Focalizando em coisas que você já conquistou lhe dá a confiança para terminar uma tarefa difícil.

Siga seu próprio conselho

Quando você diz a si mesmo as etapas para fazer um trabalho, seu foco geralmente segue em frente. Se você estiver preenchendo um cheque e sua atenção se desviar porque você escreveu uma data errada ou uma quantia errada, faça uma pequena lista de conferência e diga para si mesmo, "OK, a data é tal. Escreva.""Devo fazer o cheque em nome de fulano. Bom. Feito". E continue dizendo para si mesmo para fazer uma pequena etapa depois da outra.

Imponha um limite às suas emoções

Os TDAHs são especialmente distraídos por sentimentos de desapontamento: "Não fui escolhido para ser promovido" ou "Não fui aceito na primeira faculdade". Sustentar esses sentimentos pode levar a um baixo rendimento no trabalho. Analise o fracasso. O fracasso não prova que você não é bom o suficiente. É somente uma experiência, não uma avaliação do seu valor como pessoa.

Corte as interrupções no começo

Uma declaração positiva afasta as interrupções desnecessárias. Coloque um sinal na sua mesa ou em sua casa que diga, "Gênio trabalhando. Por favor, deixe um recado". É preciso dizer a um chefe ou a um membro da família quando você precisa de um tempo para pensar, mesmo que sejam somente 15 minutos. Garanta seu direito por um local silencioso, protegido e livre de distrações.

Enfrente suas tarefas

Às vezes você tem de fazer a tarefa que menos gosta logo de início, para tirá-la de sua frente ou de sua mente. Assim, ela não vai distraí-lo das outras coisas que tem de fazer. Se você odeia lavar a roupa, diga, mas não se preocupe em esvaziar a máquina de lavar roupas, comece o dia lavando as roupas, e use as atividades que escolheu como motivação para seguir em frente.

O que você disse?

Muitos TDAHs não obtém indicações claras de seus chefes ou de seus cônjuges. Ou perdem informação vital quando a tarefa está sendo explicada devido à fraca capacidade de ouvir. Então eles giram suas rodas em vez de obter a informação que falta e começam o trabalho. Em vez de se preocupar em fazer feio perguntando algo que não captou, pergunte o que precisa para completar o trabalho.

Pare, olhe e escute

Se um trabalho não está indo bem, ajuste um timer para 15 ou 20 minutos e faça uma pausa, em vez de ficar distraído. Quando o timer soar, pare e diga a si mesmo "Tudo bem. Pessoas espertas podem fazer as coisas em pouco tempo". Olhe para dentro de sua mente e reveja o que ainda precisa ser feito. Talvez você decida que já fez o suficiente e volte à tarefa mais tarde. Não exagere: permita que a lógica, não as suas emoções, comande as coisas.

Junte uma equipe


Se você se distrai muito, requisite ajuda. A medicação para o TDAH dá a algumas pessoas a capacidade de parar e pensar se estão sendo prejudicadas pela distração. Outros contratam um treinador para conversar ou passar uma mensagem de texto várias vezes ao dia, para ter certeza de que estão focalizados no que estão fazendo.

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