"De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça, de tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar da virtude, a rir-se da honra, a ter vergonha de ser honesto."
RUI BARBOSA

quinta-feira, 27 de novembro de 2014

Transtorno de Ansiedade Social não é timidez (374)


Algumas pessoas acreditam que o Transtorno de Ansiedade Social seja sinônimo de timidez. Outros, incluindo alguns médicos, não creem que ele exista de verdade. Mas, para os que vivem com o TAS, ele é muito real.

Se você tem TAS, você estará constantemente preocupado em ser julgado negativamente pelas outras pessoas. Você poderá achar difícil comer ou falar em público, ou em usar banheiros públicos. Poderá descobrir que é impossível comparecer a eventos sociais. Assim como acontece com outros transtornos de ansiedade, você poderá ter consciência de que seus medos são irracionais, mas se sentirá sem poder para eliminá-los.

O Transtorno de Ansiedade Social não é raro. Os estudos mostram que de 2 a 13% da população dos Estados Unidos sofre de uma ansiedade social, em alguma época de suas vidas, em grau tal que seria tida como TAS. É o tipo mais comum de transtorno de ansiedade em adolescentes. É mais comum nas mulheres e geralmente se inicia na infância ou no começo da adolescência.

A ansiedade social não é um traço da personalidade. TAS e timidez não são a mesma coisa. A timidez é considerada um traço da personalidade. As pessoas tímidas sentem nervosismo ou ansiedade quando enfrentam situação social ou interpessoal, mas aceitam que serem tímidas é parte do que são. As pessoas com ansiedade social podem ser tímidas ou extrovertidas, mas elas sentem que o TAS é uma coisa negativa e geralmente se culpam por sentirem o que sentem.

Sintomas do TAS. A seguir, todos são sintomas de TAS, embora nem todos sejam sentidos por uma pessoa. Algumas pessoas podem ter os sintomas em somente um tipo de situação, enquanto outras podem sentir múltiplos sintomas em várias situações sociais.

• Autocrítica na frente de outras pessoas

• Medo exagerado de que os outros o julguem

• Preocupação por dias ou semanas antes de um acontecimento

• Evitação de situações que necessitem de interação social

• Intensamente desconfortável frente a uma situação social

• Mantém no mínimo a conversação com os outros

• Dificuldade de fazer e de manter amizades

• Ataques de pânico, incluindo tremores, ruborização, náuseas ou   
  sudorese, quando em situação social

• Dificuldade para conversar com outras pessoas

Nem todas as pessoas com TAS são apenas figurantes. Enquanto algumas pessoas com TAS podem permanecer na retaguarda, outras são mais ativas em situações que não exijam delas ações que desencadeiem os problemas. Por exemplo, alguém que fique ansioso por comer em público, pode não ter dificuldade de falar em público. Os sintomas do TAS aparecem somente quando os gatilhos de uma pessoa são ativados.

O TAS é grave. Ele pode interferir com sua capacidade de fazer amigos e de participar das atividades sociais. Mas ele também pode causar problemas de relacionamento, fazer com que você não vá à escola ou ao trabalho, ou fazer com que você tenha notas mais baixas por causa do seu medo de responder questões ou de falar em classe.

O TAS aumento o risco de depressão. Adolescentes com ansiedade social geralmente também sofrem de depressão. Algumas pesquisas descobriram que se você tem TAS, você terá seis vezes mais risco de sofrer de depressão, distimia ou transtorno bipolar. Você também terá maior risco de abusar de drogas. o tratamento precoce poderá reduzir o risco de desenvolver depressão ou outras condições coexistentes.


Existem tratamentos eficazes. Tal como outros transtornos de ansiedade, há ajuda se você tiver fobia social. A terapia cognitiva comportamental (TCC) ajuda as pessoas a entender os gatilhos para a ansiedade e ensina técnicas, tais como "paradas do pensamento" (thought logs), auto-instrução (mindfulness) e exercícios de relaxamento, para ajudar a controlar sentimentos ansiosos. Algumas pessoas usam medicamentos para ajudar a controlar a ansiedade. Isso pode ser especialmente eficaz quando começar primeiro a TCC.

ADDitude