"De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça, de tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar da virtude, a rir-se da honra, a ter vergonha de ser honesto."
RUI BARBOSA

sexta-feira, 10 de setembro de 2010

22- Dicas para os pais

Como pai você pode estar ciente destas várias técnicas a serem usadas, mas leia-as e poderá aprender algo novo. Afixe-as em lugar bem visível em sua casa e dê uma cópia para os avós e outros cuidadores (babás, etc.), para que eles possam segui-las também.

1- Quando você estabelece regras, torne-as bem simples, específicas, e faça por escrito, para que seu filho possa vê-las facilmente.

2- Recompensas que sejam claras e significativas para o seu filho geralmente funcionam melhor – e elas não têm de ser pródigas.

3- Dê retornos (feed-back) freqüentes para que seu filho saiba o que ele está fazendo.

4- Ajude seu filho a fazer transições suaves antecipando e planejando o que virá em seguida.

5- Mantenha o senso de humor e seja paciente.

6- Aproveite cada oportunidade para oferecer elogios e reforço positivo. Mas tenha cuidado para não exagerar por pequenas conquistas, porque seu filho provavelmente verá como você.

7- Quando chegar a hora de disciplinar, não fale muito e não crie caso, responda com comentários claros e pertinentes à ação.

8- Espere que seu filho terá dias bons e dias ruins.

9- Lembre, culpar seu filho, a si mesmo, ou ao seu cônjuge não ajudará em nada. Vocês todos estão juntos e todos estão tentando fazer o melhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário