quinta-feira, 2 de março de 2023

Uso de videogame prevê aumento de sintomas de TDAH

Por David Rabiner, Ph.D., Duke University

Estudos recentes associaram o tempo de tela – incluindo jogar videogame – a resultados preocupantes em crianças, incluindo baixa autoestima, baixa satisfação com a vida e sintomas depressivos. O tempo de tela também foi correlacionado com sintomas de TDAH em crianças e adolescentes, mesmo quando as dificuldades de atenção anteriores são levadas em consideração.

Esses achados sugerem que o jogo excessivo de videogame pode ser um fator de risco para o desenvolvimento de sintomas de TDAH. Outras pesquisas sugerem a possibilidade de causalidade reversa, ou seja, que os sintomas de TDAH predizem o desenvolvimento excessivo de jogar videogames.

Determinar se existem ligações causais entre os sintomas de TDAH e o jogo de videogame requer um estudo longitudinal no qual os sintomas de TDAH e o jogo de videogame são medidos em 2 pontos no tempo.

Com esse projeto, os pesquisadores podem testar se o uso de videogame no Tempo 1 prevê um aumento nos sintomas de TDAH no Tempo 2, após controlar os sintomas de TDAH no Tempo 1, ou seja, mais jogos de videogame levam a mais sintomas de TDAH.

Da mesma forma, pode-se testar se os sintomas de TDAH no Tempo 1 preveem maior uso de videogame no Tempo 2, controlando o uso de videogame no Tempo 1, ou seja, mais sintomas de TDAH levam a mais jogos de videogame.

Esse projeto foi empregado em um estudo publicado recentemente no Journal of Attention Disorders [Tiraboschi et al., (2022). Associações entre engajamento em videogames e sintomas de TDAH no início da adolescência. Journal of Attention Disorders, DOI: 10.177/10870547211073473].

Os participantes foram mais de 1.400 jovens (aproximadamente 50% do sexo feminino) de uma amostra representativa da província de Quebec. Como parte de um estudo longitudinal maior, esses jovens relataram suas horas semanais de videogame, bem como seus sintomas de TDAH aos 12 anos, e novamente um ano depois. O envolvimento com videogames foi classificado em uma escala de zero horas por semana a mais de 20 horas por semana. Os sintomas de TDAH foram classificados em uma escala de 3 pontos de “Nunca verdadeiro” a “Frequentemente ou muito verdadeiro”.

Resultados - Depois de controlar sexo, status socioeconômico e sintomas de TDAH aos 12 anos, a quantidade semanal de jogos de vídeo relatada aos 12 anos previu níveis mais altos de sintomas autorrelatados de TDAH aos 13 anos; isso foi verdade tanto para sintomas impulsivos desatentos quanto hiperativos. A magnitude do efeito não foi grande, mas foi estatisticamente significativa.

Em contraste, níveis mais altos de sintomas de TDAH aos 12 anos não previram um aumento no uso de videogames um ano depois. Embora ser do sexo masculino e de nível socioeconômico mais baixo estivesse associado a sintomas mais altos de TDAH e mais jogos de videogame aos 12 anos, esses fatores não previram um aumento nos sintomas de TDAH ou no jogo de videogame ao longo do tempo.

Resumo e implicações - Os resultados deste estudo fornecem evidências de que os jovens que se envolvem em mais jogos de videogame correm o risco de aumentar os sintomas de TDAH ao longo do tempo. Como esse resultado foi obtido com uma amostra representativa da comunidade de jovens e não se restringiu a jovens diagnosticados com TDAH, sugere que jogar videogame pode ser um fator de risco geral para sintomas de TDAH.

Os autores observam várias limitações importantes do estudo, incluindo o fato de que tanto os sintomas de TDAH quanto o jogo de videogame foram autorrelatados. Também não foram coletadas informações sobre o tipo de jogo de videogame; isso é especialmente importante porque o FDA aprovou recentemente um videogame (Endeavour RX) como tratamento para o TDAH com base em resultados favoráveis em um ensaio clínico.

Como os problemas de atenção não precisam ser elevados a um nível normalmente visto em jovens com TDAH, ainda podem afetar adversamente o desempenho acadêmico, essas descobertas são potencialmente preocupantes. No entanto, deve-se enfatizar que o impacto do jogo de videogame no aumento dos sintomas de TDAH, embora estatisticamente significativo, foi modesto. As implicações clínicas desses achados, portanto, permanecem obscuras.

Também não está claro se o jogo de videogame pode precisar estar acima de um certo nível limite antes que possa contribuir para um aumento nos sintomas de TDAH, enquanto níveis mais baixos de engajamento não estão associados a nenhum risco.

As considerações acima destacam que, embora o uso excessivo de alguns tipos de videogames possa levar a um aumento dos sintomas de TDAH ao longo do tempo, é prematuro concluir que qualquer tipo de jogo de videogame tenha esse efeito. Com o tempo, esperamos desenvolver uma melhor compreensão dessa questão.

Attention ResearchUpdate
5 Dobbs Place
Durham, NC 27707

 O tratamento do autismo se distancia do “conserto” da condição Existem diferentes maneiras de ser feliz e funcionar bem, mesmo que seu cér...