quinta-feira, 30 de março de 2023

TDAH - Como estabelecer hábitos de aprendizado que pagam dividendos para sempre


Aprender é um hábito nascido da prática, persistência e positividade. Os alunos que abordam a escola como um quebra-cabeça desafiador prevalecerão, desde que entendam que são a solução. Aqui, aprenda como ajudar seu filho a desenvolver habilidades que o ajudarão na escola, na faculdade e em sua carreira; como ajudar seu filho a determinar os próximos passos após o ensino médio; e a importância de um relacionamento pai-filho positivo acima de tudo.

Por Chris A. Zeigler Dendy, MS Atualizado em fevereiro de 2023


Qual é o segredo para criar filhos bem-sucedidos? A resposta é simples e complexa: vê-los e apoiá-los plenamente.

Quando uma criança se sente segura no amor e encorajamento de seus cuidadores, uma forte autoconfiança e autoestima naturalmente seguem o exemplo. Quando o TDAH de uma criança é reconhecido e compreendido, é quando seus pontos fortes são desbloqueados e o futuro se torna claro. Como você vai daqui para lá? Um passo de cada vez.

Etapa um: aprenda tudo sobre o TDAH

O TDAH é como um iceberg. As complexidades sob sua superfície (incluindo sua alta coocorrência com outras condições) raramente são reconhecidas e muitas vezes criticadas injustamente, levando muitas crianças com TDAH a desenvolverem crenças prejudiciais. Eles não são preguiçosos, desmotivados ou lentos; eles têm uma pegada neurológica única. Entender e comunicar isso é fundamental.


TDAH e Défices de Função Executiva

O TDAH prejudica a função executiva – as habilidades cerebrais que usamos para ter sucesso na escola, no trabalho e em outras esferas da vida. Você e seu filho devem entender que défices nas habilidades executivas dificultam…

  • ser pontual

  • começar as tarefas

  • faça malabarismos com as informações na mente

  • iniciar o trabalho de forma independente

  • Estabeleça prioridades

  • ser organizado

  • concluir projetos de longo prazo

  • enviar trabalho no prazo

  • manter a calma em situações estressantes


TDAH e maturidade atrasada

A maturação do cérebro com TDAH fica cerca de três a cinco anos atrás do cérebro sem TDAH. O atraso afeta as regiões pré-frontais do cérebro, que controlam as funções executivas mencionadas e outros processos cognitivos importantes. O que isto significa? Você precisa ajustar suas expectativas sobre seu aluno do ensino fundamental ou médio em comparação com seus colegas. Em termos de desenvolvimento, a “idade executiva” de seu filho de 14 anos pode estar mais próxima de 11 ou 12 anos, por exemplo. Como é o caso de muitas pessoas com TDAH, seu filho pode experimentar um surto de amadurecimento aos 20 anos, à medida que o cérebro continua a se desenvolver.


Desafios de Aprendizagem

Até 45% das crianças com TDAH têm uma diferença de aprendizagem, como dislexia, discalculia, disgrafia ou outra condição que requer suporte acadêmico. Também é comum que os alunos com TDAH tenham dificuldades de aprendizado que afetam a expressão escrita, memorização de fatos, compreensão de leitura, matemática complexa de várias etapas e outras áreas. Certifique-se de que seu filho entenda como o TDAH e as diferenças de aprendizado aparecem na sala de aula.

Ao ensinar seu filho sobre o TDAH, certifique-se de separá-lo da condição. Despersona- lize o TDAH quando abordar seu filho; eduque e dê uma escolha ao seu filho. Diga algo como “Pessoas com TDAH têm dificuldade para começar, e percebi que às vezes isso é um desafio para você”.

Passo Dois: Estabeleça Hábitos de Aprendizagem para Suporte Contínuo

Da desorganização ao atraso, os desafios que crianças e adolescentes enfrentam no ensino fundamental e médio são essencialmente os mesmos que existem na faculdade e no trabalho. Identifique os desafios únicos de aprendizado e função executiva de seu filho desde o início, para que ele possa receber acomodações e praticar o uso de ferramentas apropriadas e estratégias compensatórias na escola e fora dela.


Reforçar as habilidades da função executiva


1- Para obter ajuda com a inicialização de tarefas

  • Use cronômetros, alertas ou lembretes verbais para indicar que é hora de começar. Apresente essas ferramentas como opções para seu filho para aumentar a adesão. Diga: “Você deseja definir um cronômetro para iniciar sua lição de casa ou deseja que eu o lembre de começar?” Talvez você precise se sentar com seu filho para ajudá-lo a começar.

  • Revise as instruções juntos. Faça com que seu filho entre em contato com um colega de classe se a tarefa não estiver clara.

  • Comece com atividade física. Algumas crianças se concentram melhor enquanto se movem, então deixe seu filho andar e ler se isso ajudar.

  • Trabalhe em blocos de 10 a 20 minutos com intervalos entre eles para que seu filho possa reenergizar o cérebro. Isso ajuda a tornar a tarefa menos opressiva.


2- Para obter ajuda com a consciência do tempo

  • Exteriorizar o tempo. Use dispositivos e ferramentas como smartwatches, dispositivos de pulso, relógios analógicos, cronômetros visuais, smartphones, calendários de papel e quadros brancos conforme apropriado para destacar visualmente o tempo (um conceito abstrato) e eventos importantes (datas de entrega, atividades extracurriculares etc.).

  • Pratique a estimativa de tempo. Pergunte ao seu filho quanto tempo ele acha que uma tarefa como o dever de casa levará. Registre a resposta e compare com o tempo real para avaliar e aprimorar a percepção do tempo. Normalmente, os alunos ficam surpresos com o fato de o trabalho levar menos tempo do que o previsto. Da mesma forma, pergunte ao seu filho quanto tempo ele acha que leva para chegar na hora à primeira aula do dia. Certifique-se de que seu filho preste contas de coisas como se arrumar, trafegar, estacionar o carro, caminhar até o prédio, ir ao armário, dizer olá aos amigos e “oops” hora.

  • Programe para trás. Crie o hábito de começar com o fim em mente como uma prática recomendada de planejamento. Agendar para trás um projeto escolar de longo prazo, por exemplo, ajudará seu filho a ver com que antecedência deve começar a trabalhar.

  • Peça ajuda aos outros para permanecer na tarefa. Os professores, por exemplo, podem redirecionar gentilmente seu filho se ele se distrair. Você também pode pedir a um colega para ajudar a manter seu filho na tarefa com um sinal.

3- Para melhorar a memória de trabalho e ajudar seu filho a lembrar

  • Vincule o novo ao antigo. Conecte o novo material ao conhecimento prévio de seu filho para reforçar o aprendizado.

  • Informações em vários formatos — pôsteres, fotos, vídeos, projetos práticos, textos, organizadores gráficos, mapas e outros meios e ferramentas — ajudam a transmitir informações.

  • Leia o clipe.” Coloque um clipe de papel a cada 8 a 10 páginas de uma tarefa de leitura longa e faça seu filho ler até chegar ao clipe. Isso segmentará o texto e dará tempo ao seu filho para digerir as informações. Além disso, considere fazer com que seu filho escreva os principais pontos do texto em notas adesivas enquanto lê.

  • Fale sobre isso. Quanto mais seu filho falar sobre o que aprendeu, maior a probabilidade de ele se lembrar.

  • Use mnemônicos. Defina novas informações para a melodia da música favorita do seu filho, uma rima ou um acrônimo. O humor também ajuda a refrescar a memória.

  • Intervalos curtos para água e lanches dão ao cérebro de seu filho tempo para se reenergizar e se envolver novamente com as informações.

  • Permita a inquietação ou algum movimento para aumentar a concentração. Quanto mais difícil a tarefa, mais movimento é necessário.

4- Para se manter organizado

  • Um planejador ou organizador, seja digital ou em papel, é obrigatório para todos os alunos.

  • Codifique com cores e use pastas diferentes para cada classe.

  • Façam juntos uma limpeza semanal da mochila. Organize os papéis e não jogue nenhum documento fora até o final do ano, caso seja necessário.

  • Mantenha uma plataforma de lançamento - um único lugar para a mochila de seu filho, material escolar e outros itens essenciais - perto da porta. Coloque o trabalho concluído e as sacolas de livros na plataforma de lançamento na noite anterior.

  • Estabeleça uma rotina de lição de casa. Combine um horário e local de início. (Apresente-os como opções para seu filho.) Verifique as tarefas onde quer que sejam postadas (em papel, texto, aplicativos, portal online da escola, etc.)

  • Divida projetos de longo prazo em pequenos segmentos para manter seu filho envolvido. Se possível, peça ao professor que atribua datas de vencimento aos segmentos menores e dê nota a eles.

  • Monitore o progresso de seu filho na lição de casa e em projetos de longo prazo para obter suporte adicional.

  • Peça ao professor uma amostra de uma tarefa de longo prazo concluída para referência de seu filho.

5- Para um estudo eficaz

  • Os exames práticos são ótimos para visualizar questões e conceitos.

  • Sessões de estudo distribuídas sempre serão melhores do que cursinhos. Seu filho deve gastar cerca de 15 minutos revisando para um teste na noite anterior.

  • O exercício moderado antes de estudar pode preparar o cérebro do seu filho para foco e retenção máximos.

  • Beber lentamente uma bebida açucarada pode aumentar o estado de alerta enquanto seu filho estuda.

Passo Três: Explore uma Variedade de Carreiras e Interesses

Exponha seu filho ao máximo de carreiras que puder enquanto ele estiver no ensino fundamental e médio.

  • Siga os interesses e habilidades de seu filho. Procure aulas de música, atuação, arte, esportes, robótica, jogos e outras atividades de que gostem. Você quer que seu filho gravite em uma carreira que se alinhe com o melhor de si.

  • Combine seu filho adolescente com um emprego de verão ou uma posição de voluntário (sombra) que se alinhe com seus interesses.

  • Investigue os recursos de carreira e faculdade da escola, como inventários de interesse profissional/testes de aptidão, dias de carreira, serviços de aconselhamento, planos de transição, etc.

O que fazer depois do ensino médio? Não tema o ano sabático

Muitos alunos com TDAH e diferenças de aprendizagem correm para a faculdade sem um caminho claro. Como resultado desse lançamento prematuro, eles se debatem e podem desistir. Um ano sabático pode ajudar seu filho a planejar seu futuro, aumentar sua confiança e fazer uma transição perfeita para um ambiente novo e desafiador. A maioria dos adolescentes e jovens adultos vai para a faculdade dentro de um ano após a experiência do ano sabático, e as faculdades estão ansiosas para admitir alunos com essa experiência.

Se um ano sabático for a melhor opção para o seu filho, trabalhe em conjunto para criar um plano estruturado para o ano sabático. O ano sabático de seu filho pode envolver fazer uma faculdade comunitária ou curso técnico e trabalhar meio período ou ser voluntário em uma área de interesse, por exemplo. Em última análise, o objetivo é ajudar seu filho a identificar uma carreira.

Etapa quatro: priorize um relacionamento positivo entre pais e filhos

Ter sucesso na escola faz maravilhas para uma criança, mas as notas não indicam necessariamente o sucesso na vida. Mais frequentemente, a felicidade e o bem-estar fluem de um relacionamento positivo entre pais e filhos.

  • Proteja e valorize seu relacionamento com seu filho. Concentre-se no bem e eleve os pontos fortes de seu filho. Faça um check-up de atitude se estiver se fixando em coisas negativas.

  • Gerencie suas expectativas. Você terá que sustentar seu filho por mais tempo do que outros cuidadores, mas é disso que seu filho precisa. Dê a si mesmo permissão para se envolver e fazer o que for preciso para ajudar seu filho a ter sucesso. Seja paciente ao dar a seu filho o presente do tempo para ajudá-lo a se tornar mais e atingir todo o seu potencial. Trabalhando juntos, você chegará lá.


O conteúdo deste artigo foi derivado, em parte, do webinar ADDitude ADHD Experts intitulado Getting Ready to Launch: Setting Up Middle and High School Students for Success and Independence[Repetição de vídeo e podcast nº 425]”, com Chris Dendy , MS, que foi ao ar em 13 de outubro de 2022.


APOIO ADDITUDE
Obrigado por ler ADDitude. Para apoiar nossa missão de fornecer educação e suporte para TDAH,
considere se inscrever. Seus leitores e apoio ajudam a tornar possível nosso conteúdo e divulgação. Obrigado.


 O tratamento do autismo se distancia do “conserto” da condição Existem diferentes maneiras de ser feliz e funcionar bem, mesmo que seu cér...