No quinto ano, 14% dos estudantes não conseguem sequer
fazer uma conta de multiplicação com dois algarismos. Dados são da Prova Brasil
2013.
Por Bianca Bibiano.
Mesmo depois de passar nove anos na escola, 40% dos
estudantes brasileiros não conseguem sequer identificar o assunto principal de
um texto após sua leitura. E 37% deles também não são capazes de assimilar a
ideia de porcentagem em um problema de matemática. É o que revelam os dados
preliminares da Prova Brasil 2013, tabulados pelo Instituto Ayrton Senna e
divulgados nesta quinta feira.
"Os resultados da avaliação mostram que o problema
da educação é cumulativo: o aluno começa no ensino fundamental com o baixo
desempenho e segue nesse nível para o ensino médio. Se ele não consegue
interpretar um texto simples quando chega ao 9º ano, não saberá resolver um
problema de física ou compreender uma questão de filosofia quando estiver no
ensino médio, perpetuando um ciclo de baixa aprendizagem", explica Mozart
Neves Ramos, diretor do Instituto Ayrton Senna.
A Prova Brasil é uma avaliação do governo federal
realizada a cada dois anos em escolas públicas e privadas para medir o nível de
conhecimento em português e matemática dos alunos brasileiros. Os exames são
aplicados para alunos do 5º ano e do 9º ano e consideram o que eles aprenderam
(ou deveriam ter aprendido) nos anos em que passaram no ensino fundamental.
No 9º ano do ensino fundamental, 37% dos alunos não
conseguem assimilar a ideia de porcentagem e 40% não conseguem identificar o
tema de um texto durante a leitura.
Os dados completos não foram divulgados pelo Instituto
Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP), órgão do Ministério da
Educação (MEC) responsável pela prova. Apenas as escolas participantes tiveram
acesso aos boletins de desempenho.
A partir da nota obtida pelos alunos na prova, as escolas
são classificadas por nível de aprendizagem, que variam do nível 0 a 9. Na
disciplina de língua portuguesa, por exemplo, apenas 0,03% dos alunos do 5º ano
atingiram o nível máximo na prova de leitura, ou seja, são alunos capazes de
entender a função dos sinais de pontuação no texto. A grande maioria - 60% -
não consegue sequer identificar o narrador do texto. Em matemática, a
situação é ainda pior: depois de cinco
anos na escola, 14% dos alunos não conseguem fazer uma conta de multiplicação
com dois algarismos.
Somadas às taxas de reprovação dos alunos, as notas da
Prova Brasil ajudam a compor o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica
(Ideb), usado como parâmetro para medir a qualidade do ensino no país. O Ideb
2013 foi divulgado pelo Ministério da Educação em setembro e mostrou o que as
notas da Prova Brasil só voltaram a confirmar: a educação está estagnada.
"Ainda que exista um esforço para reduzir a reprovação, a qualidade do
ensino não melhora. Isso faz com que, ano após ano, os alunos abandonem a
escola", diz Ramos. Nesta segunda-feira, um estudo divulgado pela ONG
Todos Pela Educação mostrou que 1,6 milhão de jovens estão fora das salas de
aula sem ter concluído o ensino médio, o que representa 15,7% do total das
pessoas dessa faixa etária.
[BRASIL - País de Tolos]