segunda-feira, 13 de março de 2023

TDAH - Aviso: até os médicos cometem erros de medicação

Obtenha todos os fatos sobre a prescrição de remédios para TDAH para garantir que o seu regime de tratamento ou o de seu filho esteja em dia. Por William Dodson, MD. março/22

A maioria dos médicos sabe pouco sobre o diagnóstico e tratamento do TDAH em qualquer ponto do ciclo de vida. Isso ocorre principalmente porque eles não receberam treinamento em deficit de atenção na faculdade de medicina. Se você tem um médico que está disposto a trabalhar com seu filho e tem uma boa reputação entre outros pais que lidam com um diagnóstico de TDAH, trabalhe em estreita colaboração com ele para garantir que seu filho receba o tratamento ideal.

Os cinco erros a seguir são, em minha experiência, os mais comuns que os médicos cometem no tratamento de crianças e adultos com deficit de atenção. Esteja ciente dos erros e questione seu médico se ele cometer algum. Se você receber uma resposta curta do tipo “Você não sabe do que está falando”, comece a procurar outro provedor.

1. Seu médico acha que a medicação para TDAH é o tratamento de último recurso.

As terapias não baseadas em medicamentos têm um histórico ruim no tratamento do TDAH. A antiga abordagem de tratamento adotada pela maioria dos médicos era chamada de terapia multimodal, um termo chique para “você tem que tentar algo mais do que medicação”. Com o tempo, ficou claro que anos de terapias comportamentais e cognitivas intensivas não adicionavam muitos benefícios apenas à medicação. O mais recente Padrão de Cuidados da Academia Americana de Psiquiatria Infantil e Adolescente em 2007 abandonou sua recomendação para terapia multimodal. A AACAP concluiu que, se a criança obtiver uma resposta robusta à medicação, “a medicação sozinha é satisfatória”.

Isso não significa que as intervenções comportamentais não funcionem ou não sejam necessárias. Eles oferecem benefícios não específicos que seriam úteis para qualquer criança e família, independentemente de terem ou não problemas de TDAH. Qualquer criança se sairá melhor em um ambiente estruturado e previsível do que em um ambiente caótico e inconsistente.

2. Seu médico continua esperando (e esperando) para agir.

Muitos médicos iniciam suas conversas sobre o tratamento com as palavras: “Sinto muito, mas seu filho precisa começar a tomar remédios para o TDAH”. Em algum lugar ao longo da linha, muitas pessoas começaram a acreditar que não era o TDAH, mas o tratamento, esse era o problema. Muitos médicos aconselham que as crianças esperem para iniciar a medicação, apesar de terem problemas educacionais, emocionais e comportamentais.

O maior e mais longo estudo sobre qualquer condição de saúde mental infantil é o Multimodal Treatment Study (MTA). Para fazer parte desse estudo, uma criança tinha que ter “TDAH gritando”. Um quarto dos sujeitos da pesquisa foi designado para um grupo comunitário de tratamento para descobrir como o TDAH estava sendo tratado nas práticas pediátricas da vida real. Eles descobriram que 1 em cada 3 crianças com TDAH grave não recebeu tratamento. Apesar de muitos pontificarem que o TDAH é superdiagnosticado e supertratado, não há evidências de que isso seja verdade.

3. Seu médico usa apenas um medicamento.

Não existe um medicamento certo para todos. As taxas de resposta para os dois medicamentos de primeira linha mais comumente usados – anfetamina e metilfenidato – são as mesmas em grandes grupos: cerca de 70% dos pacientes obterão uma resposta boa e robusta a qualquer um dos que você começar. Quando um paciente não sente benefícios com um medicamento, para de tomá-lo e tenta o outro medicamento – sozinho, não em combinação – cerca de 88% dos pacientes obtém uma resposta boa e tolerável.

Mesmo as pessoas que obtêm uma boa resposta a ambos os medicamentos quase sempre terão uma clara preferência por um em detrimento do outro. Nada prevê com antecedência a qual medicamento um indivíduo responderá melhor. Essa preferência não ocorre nas famílias: um pai com TDAH pode tomar um medicamento enquanto o filho toma outro. A única maneira de saber é experimentar os dois medicamentos.

4. Seu médico desiste de usar a medicação ao primeiro sinal de dificuldade.

O grupo de tratamento comunitário do estudo MTA encontrou apenas um padrão de tratamento: o clínico aumentava a dose de um medicamento até o primeiro sinal de benefícios positivos e depois parava de aumentar a dose, deixando mais da metade dos benefícios do medicamento na mesa. Em um acompanhamento três anos depois, nenhum médico havia otimizado a medicação.

Existem várias razões pelas quais isso acontece. A maioria dos médicos nunca recebeu treinamento sobre como otimizar a melhor molécula e dose. Um dos resultados mais comuns quando uma pessoa não está confiante em suas habilidades é desistir na primeira dificuldade. Eles evitam circunstâncias em que podem haver problemas ou efeitos colaterais, mantendo a dose o mais baixa possível. Novamente, eles desistem cedo quando podem dizer que o resultado é “bom o suficiente” em vez de “o melhor resultado possível”. Você precisará assegurar repetidamente ao seu médico que está disposto a tolerar alguns solavancos ao longo do caminho para obter o melhor resultado para seu filho.

5. Seu médico dosa a medicação de acordo com o peso de seu filho.

A maioria dos pediatras que tratam do TDAH foi treinada para calcular a dosagem do medicamento de acordo com o peso da criança. Essa é a forma como a dosagem foi determinada nos primeiros estudos que comprovaram a eficácia e a segurança dos estimulantes do TDAH há 50 anos. Isso foi feito para “proteger o estudo duplo-cego” para que nem os pais nem o médico soubessem se a criança estava tomando medicação ou quanto. Os médicos entenderam mal e pensaram que essa determinação baseada no peso da melhor dose era baseada em algo quando não era.

Na vida real, a dose do medicamento estimulante sobe e desce com o tempo até que a criança chegue aos 16 anos. É quando o trato GI finalmente amadureceu. A dose geralmente não muda novamente pelo resto da vida da pessoa. A Academia Americana de Pediatria recomenda que a dose do medicamento seja redeterminada uma vez por ano, com o entendimento de que a dose pode diminuir tanto quanto aumentar. A maioria das famílias faz isso logo antes do início das aulas todos os anos.

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