Eis aqui acomodações a serem solicitadas à escola, para
garantir o sucesso acadêmico do seu filho
Controle
da impulsividade em classe
Para uma criança que fala demais:
- Ela deve ficar sentada na frente e no centro, próxima ao
professor e longe das distrações.
- Discuta o comportamento dela de modo privado, em vez de chamar sua atenção na frente de toda a classe.
- Sente-a junto a um colega bem comportado que sirva de
modelo.
- Aumente a distância entre as carteiras, se for possível.
- Para alunos pequenos, marque uma área ao redor de sua
carteira na qual ele possa se mover livremente.
Ajuda
para trabalhos pela metade ou incompletos
- Permita um tempo maior para o término do trabalho.
- Divida longos trabalhos em segmentos menores, cada um com
um prazo certo.
- Encurte os trabalhos ou os períodos de trabalhos. Combine
instruções escritas com instruções orais.
- Ajuste um timer
para intervalos de dez minutos e faça o aluno levantar-se e mostrar ao
professor seu trabalho.
Melhore
a atenção da classe
Se o seu filho não participa, distrai-se enquanto faz
anotações, ou entrega trabalhos com erros:
- Tenha um colega que
o auxilie ao fazer anotações.
- Peça ao professor para fazer perguntas para encorajar a
participação.
- Inscreva-o a ajudar a apresentar a lição.
- Estimule-o a prestar atenção com um sinal privado - um
leve toque no ombro.
- Estabeleça um período de cinco minutos para que ele confira
o trabalho antes de entregá-lo.
Para
acabar com o comportamento perturbador em classe
- Peça ao professor para ignorar comportamento impróprio
leve.
- Permita que o aluno brinque com clipes ou que faça
rabiscos.
- Determine previamente um lugar onde ele possa "soltar
o vapor".
- Ajuste as tarefas
para que não sejam muito longas ou muito difíceis.
- Estabeleça um contrato de comportamento com o aluno e seus
pais (compartilhe informação sobre o que funciona em casa ou vice-versa).
Para o
sonhador em classe
- Faça o professor usar sinais verbais claros, tais como
"Quietos", "Isto é importante", ou "Um, dois, três...
olhem para mim".
- Permita que o aluno ganhe o direito de "sonhar
acordado" por 5 a 10 minutos após terminar seu trabalho.
- Use uma lanterna ou um apontador a laser para iluminar
objetos ou palavras em que devem prestar atenção.
- Apresente
vocabulário de palavras e conceitos de ciência com pequenos desenhos ou figuras
coladas.
Controle
a "mexeção" de mãos e o comportamento inquieto
Se o seu filho fica mexendo ou batendo os pés ou o lápis nervosamente
em classe ou se levanta muito de sua carteira:
- Permita que ele ande um pouco, que distribua papéis para
os colegas, que limpe as estantes de livros, ou que se levante algumas vezes
durante um trabalho.
- Dê a ele um objeto para manipular em classe, para aumentar
a concentração.
- Encaixe pausas curtas para exercício físico entre os
trabalhos.
- Dê a ele uma mesa alta, para que fique de pé, ou um disco
inflável de borracha para se sentar em poder balançar o corpo.
Vigie o
trabalho de casa e os livros
Se o seu filho se esquece de trazer para casa as tarefas e
os livros, ou não devolve à escola os trabalhos feitos, ou se esquece de por o
nome no trabalho:
- Use um caderno de planejamento de estudantes.
- Permita que os alunos ditem os trabalhos em um Memo
Minder, um pequeno gravador de três minutos.
- Grampeie o plano semanal de lições fornecido pelo
professor no caderno de planejamento do aluno.
- Reduza o número de papéis que são enviados para casa para
serem assinados pelos pais.
- Escolha monitores para ter certeza de que o aluno anote
corretamente os trabalhos de casa.
- Permita que o aluno tenha em casa um segundo exemplar dos
livros utilizados na escola.
Fique
em dia com os prazos
Se o seu filho tem dificuldade com prazos e vencimentos:
- Avise com antecedência sobre projetos e trabalhos
escritos.
- Fique perto do aluno para ter certeza de que ele inicie
logo o trabalho que foi passado.
- Apresente visual e verbalmente todos os trabalhos e datas
de entrega.
- Use campainhas para assinalar as transições - colocar de
lado o material em uso, antes de começar um novo projeto ou atividade.
Expanda
sua rede social
Se o seu filho não tem noção das dicas sociais, se não
trabalha bem junto com os outros ou se não é respeitado pelos colegas:
- Estabeleça metas de comportamento social com ele e
implemente programas de recompensas.
- Solicite que a escola estabeleça grupos de habilidades
sociais.
- Encoraje tarefas de aprendizagem em cooperação.
- Determine a ele responsabilidades especiais ou um papel de
liderança.
- Elogie o comportamento e o trabalho positivos.
- Reconheça frequentemente o comportamento apropriado e o
trabalho bem feito.
Tire o
medo de escrever
Se o seu filho sofre com os trabalhos escritos:
- Dê mais tempo para os trabalhos escritos e respostas de
questionários.
- Encurte os relatórios e trabalhos.
- Permita que os alunos imprimam; não imponha a escrita
cursiva.
- Permita a opção de um trabalho gravado ou oral em vez de
escrito.
- Encoraje o uso do computador pelos estudantes, para
trabalhos escritos.
- Permita o uso de software de correção de ortografia e de
gramática.
Reduza
a ansiedade com a matemática.
Se o seu filho não termina as tarefas de matemática, ou se
tem dificuldade com problemas de múltiplos passos:
- Fotocopie as páginas para os alunos, para que eles não
tenham de reescrever os problemas de matemática.
- Mantenha sempre amostra de problemas no quadro negro.
- Permita o uso de calculadora para os trabalhos em classe e
em casa.
- Faça revisões resumidas dos problemas de matemática.
- Dê um tempo longo para as provas de matemática.
ADDitude - 2013