sexta-feira, 2 de dezembro de 2022

 

Adolescentes com TDAH.

Motivação para adolescentes com TDAH: como ela desmorona e por quê


A motivação para adolescentes com TDAH compartilha uma relação inversa com críticas, desafios de funções executivas, ansiedade e demandas acadêmicas. À medida que estes aumentam, a motivação diminui. Aqui estão os motivos que os adolescentes com TDAH citam para desistir ou abandonar e ideias para os cuidadores que desejam ajudar.

Eu não me importo.” “É inútil.” “Por que se importar?”

Quando a motivação diminui (ou desaparece totalmente) em adolescentes com TDAH, isso acontece por vários motivos. Às vezes, anos de críticas e correções simplesmente quebram as costas do camelo. Muitas vezes, as demandas de função executiva do ensino fundamental ou médio excedem o conjunto de habilidades de uma criança. E claramente o início da puberdade – com seu mau humor, sintomas pré-menstruais e distrações sociais – afeta quase todo mundo.

Independentemente de seu gatilho, a motivação esgotada tende a parecer e soar bastante semelhante entre os adolescentes com TDAH. Em uma pesquisa recente da ADDitude, perguntamos a cerca de 1.000 cuidadores: “Quando seu filho adolescente opta por não fazer trabalhos ou atividades escolares, qual das seguintes opções eles provavelmente diriam ser o motivo?” Aqui estão as respostas que eles deram:

  • Esqueci: 20,31%

  • Estou muito cansado: 14,03%

  • A professora nunca nos contou: 11,56%

  • É muito difícil: 11,52%

  • Não entendi o que a professora queria: 11,37%

  • Fiquei sem tempo; Estou muito ocupado: 10,54%

  • Qual é o problema? Nunca vou usar isso na vida: 9,7%

  • Vou trabalhar mais/fazer melhor no próximo: 6,54%

  • Já estou mal nesta classe: 4,32%

Comentários e perguntas dos entrevistados sugerem que o TDAH contribui para problemas de motivação em algumas áreas-chave:


Obstáculo de motivação nº 1: Desejo de novidade no TDAH

O meu filho sempre diz que o trabalho escolar é muito chato... o que posso fazer sobre essa resposta?”

Nosso filho não fará o trabalho se for muito difícil ou muito fácil. Recompensas ou ameaças de tirar coisas não movem a agulha da motivação. Nada funciona.”


Obstáculo de motivação nº 2: recompensas distantes não funcionam

Acho que as consequências de tirar as coisas não têm efeito sobre meu filho adolescente (16 anos) e, muitas vezes, o levam a um estado emocional negativo e em cascata. Parece melhor permitir que ele ainda faça algo que não merece enquanto luta para encontrar a motivação interna para fazer o que precisa fazer.”


Obstáculo de motivação nº 3: o 'por que' está faltando no trabalho escolar

Na verdade, concordo com o ponto de vista do meu filho adolescente 'Qual é o problema?O currículo não é relevante para as coisas que ele precisa saber para ter sucesso na vida, por exemplo, escrever bem não-ficção e argumentos (em vez de tanto tempo analisando literatura) e administrar finanças (em vez de matemática teórica avançada). No entanto, não há alternativas oferecidas na escola, e ele acaba incapaz de se concentrar em uma aula chata e se sente um fracasso (embora ansioso para aprender assuntos relevantes fora da escola!).”


Obstáculo de motivação nº 4: autoestima abalada

Como você motiva um jovem de 15 anos com TDAH/TOD a voltar aos estudos? Ele passou com As & Bs em seu primeiro ano para ser reprovado em quase todas as disciplinas deste ano. E ele também é levemente talentoso.


Obstáculo de motivação nº 5: rotinas interrompidas destroem o ímpeto

Como ajudar um recém-formado do ensino médio que costumava se levantar para ir à escola e trabalhar durante um dia inteiro de aula, que agora não consegue se levantar antes do meio-dia, não tem emprego e não está motivado para se envolver com o mundo. Sem a estrutura da escola, ele está se debatendo”.


Para saber mais sobre os obstáculos comuns à motivação entre adolescentes com TDAH e ouvir soluções especializadas para superar esses obstáculos, ouça o webinar ADDitude Expert “My Teen with ADHD Lacks All Motivation” de Maggie Sibley, Ph.D., que foi transmitido ao vivo em 9 de novembro de 2022.

ADDitude


 

TDAH - Quando seu filho é um provocador. Revivendo minha própria infância com TDAH não diagnosticado


Minha filha me provoca não por quem ela é, mas por como o mundo trata aqueles de nós com TDAH. Na maioria dos dias, consigo abafar todo o trauma e me preocupar com amor.

Por Miranda Wallace                                Atualizado em 25 de outubro de 2022

Quando, aos 23 anos, descobri que seria mãe, sentei-me no consultório médico, com os olhos arregalados e dominada pelo choque e pelo terror. Minha infância foi um inferno e eu temia não ter as ferramentas para criar um filho com a calma, a consistência e o amor que tanto desejava. Então fui ao aconselhamento. Fui a aulas para pais. Li livros sobre paternidade com apego. Estava determinada a fazer exatamente o oposto do que meus pais fizeram, para que meus filhos não acabassem prejudicados.

Dei à luz um filho indisciplinado que se revelou talentoso, com desafios. Dois anos depois, dei à luz minha filha, que tem TDAH, como eu. Meu filho é tão parecido com o pai que até estranhos apontam isso. Mas minha filha é meu mini-eu.

Amo meus filhos e sei que minha filha está simplesmente sendo ela mesma quando fala muito, esquece o que eu pedi para ela fazer ou usa os móveis como equipamento de ginástica.

Então, por que meu coração ainda dispara às vezes quando ela está na sala? Por que seus saltos, conversas e inquietações me provocam?

É um trauma.

Revivendo uma infância dolorosa com TDAH não diagnosticado

Observar minha filha crescer e lembrar como era ter a idade dela me arrepia profundamente. Meu TDAH foi completamente ignorado quando eu era criança. Em vez disso, fui rotulada como indisciplinada e intencionalmente desafiadora. Todos os meus traços de TDAH eram vistos como falhas de caráter, em vez de pontos fortes em potencial. De professores a pais e colegas de classe, ninguém me aceitou por mim. Sempre esperavam que eu mudasse.

Quando adolescente, rabisquei apaixonadamente em meu diário sobre meus planos para a maternidade. Como eu nunca trataria meus filhos da maneira como fui tratada. Como eu os protegeria e garantiria que eles tivessem uma vida boa e fossem felizes.

Então, quando minha filha pula no sofá, não penso nas almofadas macias e na pobre estrutura de madeira, mas em mim mesma sendo punida por esses comportamentos. Também me lembro dos porquês: Por que não consigo ficar parada? Por que estou tão agitada quando todo mundo está quieto? Por que minhas roupas estão tão amassadas? Por que não posso ser normal e parar de envergonhar a família?

Tive dificuldade em fazer amigos na escola por causa do meu TDAH não diagnosticado. Eu não conseguia ficar parada, quieta ou controlar minhas emoções muito grandes. Eu não conseguia seguir as regras de nenhum esporte, então fui escolhida por último em todos os times. Tinha dificuldade para lidar com certos assuntos, então não era vista como muito brilhante. Porém, eu podia escrever, e isso era alguma coisa.

É por isso que parece um soco no estômago quando minha filha chega da escola e me diz que as pessoas a perseguiram. Fico arrasada por ela e pela garotinha com TDAH dentro de mim. Fico traumatizada novamente.

Afogando Traumas com Amor

Costumo dizer que minha filha é exatamente como eu. Mas sei que ela não é; ela é sua própria pessoa, graças a Deus. Ainda assim, ela enfrenta muitas das lutas que enfrentei, e continuo enfrentando. Mas prometo uma infância diferente e melhor para ela.

Estou tomando decisões ousadas em prol da felicidade de meus filhos. Quando meus filhos continuaram a sofrer bullying de seus colegas de classe e ambos começaram a mostrar dificuldade em aprender e se adaptar a um ambiente escolar tradicional, tomei a decisão de educá-los em casa.

Eu tento não me preocupar com as pequenas coisas. Franzo a testa, mas não digo nada quando os braços da minha filha estão cobertos de tinta por fazer lotes intermináveis de slime (gosma). Quando ela fala e fala e fala, eu tento ouvir e ouvir e ouvir.

Quando peço a ela para fazer algo e ela esquece pela sexta vez, lembro a mim mesma que não é culpa dela. Também tento acalmar a menininha ansiosa dentro de mim.

Minha filha me provoca não por quem ela é, mas por causa de como o mundo trata aqueles de nós com TDAH. Na maioria dos dias, consigo abafar todo o trauma e me preocupar com amor. Espero que seja o suficiente.

ADDITUDE
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