sexta-feira, 17 de fevereiro de 2023

TDAH – Dicas para os professores. Mostre e conte: derrote a distração na sala de aula


Ensinar alunos com TDAH é difícil, especialmente se eles são propensos à distração. Mantenha seu foco nítido usando pistas visuais e auditivas, bem como elogios para fazer a diferença na sala de aula. Por Melinda Boring 28/10/2022

Ensinar é recompensador e desafiador, mas ensinar crianças com TDAH exige um esforço especial para fazer bem o trabalho. Quando eduquei meus filhos em casa, todos com TDAH, eles continuaram tentando me mostrar como aprender. Finalmente consegui. Aprendi como ajustar o currículo e minhas estratégias de ensino para atender às necessidades de meus alunos distraídos. Se você é um pai que está criando um filho com TDAH, talvez uma ou duas das lições ajudem você e seu aluno em casa. Converse com o professor sobre o uso de algumas dessas sugestões também.

Mostrar e contar

Aprendi que “mostrar e contar” é bom tanto para os professores quanto para os alunos. Depois de mostrar aos meus filhos o que eu queria que eles fizessem, em vez de apenas dar instruções verbais, eles concluíram melhor a tarefa. Muitas palavras podem sobrecarregar um aluno que se esforça para prestar atenção. Combine suas dicas visuais e auditivas para maximizar seu impacto instrucional. Apertar os botões auditivos e visuais juntos aumenta as chances de que a informação permaneça.

Desvie - não freie

Meu filho muitas vezes olhava para longe enquanto eu ensinava. Quando você perceber que a atenção de seu aluno se desviou, não tente puxá-la de volta dizendo: “Olhe para mim” e repetindo seu pedido até que ele o faça. Aprendi que era melhor desviar do que pisar fundo no freio para ajudá-los a voltar para minha aula. Eu poderia perguntar o que eles gostariam de almoçar ou qual livro leriam a seguir. Depois de envolvê-los novamente, redirecionei sua atenção para a tarefa.

Controle seus elogios

É fácil um aluno com TDAH desanimar, principalmente quando há muitas críticas ao seu trabalho. Minha filha e meu filho eram impulsivos e precisavam da ajuda de um adulto para direcionar sua energia para fazer as coisas. Tentei equilibrar minhas correções com encorajamento e elogios. Aprendi a ter cuidado com meus elogios, no entanto. Se eu comentasse todas as coisas positivas que meus filhos fizeram, o elogio seria menos eficaz. Muitos elogios podem levar a menos esforço por parte do aluno. Use o elogio estrategicamente para recompensar o esforço e o trabalho árduo.

Não paparique

Meus filhos são inteligentes, mas como são desatentos e hiperativos, me peguei fazendo muito trabalho para eles. Aprendi que, quando falava e pedia a meus filhos que completassem uma tarefa, tinha que voltar atrás para preencher as lacunas que surgiam quando a atenção deles se desviava.

Em vez de alimentá-los com as informações novamente, verifiquei se eles faziam conforme os instruí. Dessa forma, eu poderia dizer se eles estavam me ouvindo ou se estavam em uma trilha própria. Fazer perguntas ou fazer com que resumam o que eu disse tornou a aula mais interativa e envolvente também.

Gerenciar monotonia

Gosto de estrutura e rotina e, graças ao TDAH, meus filhos precisam muito disso. Eles também precisavam de variedade e, se eu não a fornecesse, eles mesmos a encontrariam. Alunos com TDAH são ótimos em apresentar sugestões sobre como tornar as coisas mais interessantes. Pergunte a eles. Usar canetas especiais com tintas de cores diferentes ou mover a lição da mesa da sala de jantar para o sofá manterá as coisas interessantes.

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