O TDAH se caracteriza por uma combinação de dois grupos de sintomas:
• desatenção
• hiperatividade e impulsividade
Os sintomas listados abaixo são aqueles descritos no DSM – IV (Diagnostic and Statistical Manual, 4ª. edição), um manual preparado pela Associação Psiquiátrica Americana, que lista todos os sintomas de todas as enfermidades psiquiátricas existentes, tornando os diagnósticos mais padronizados, mais homogêneos entre os profissionais.
Módulo A: Sintomas de DESATENÇÃO (devem ocorrer freqüentemente)
1- Prestar pouca atenção a detalhes e cometer erros por falta de atenção;
2- Dificuldade de se concentrar (tanto nas tarefas escolares quanto em jogos e brincadeiras);
3- Parecer estar prestando atenção em outras coisas numa conversa;
4- Dificuldade em seguir as instruções até o fim ou deixar tarefas e deveres sem terminar;
5- dificuldade de se organizar para fazer algo ou planejar com antecedência;
6- Relutância ou antipatia em relação a tarefas que exijam esforço mental por muito tempo (tais como estudo e leitura);
7- Perder objetos necessários para realizar as tarefas ou atividades do dia-a-dia;
8- Distrair-se com muita facilidade com coisas à sua volta ou mesmo com seus próprios pensamentos. É comum que pais e professores se queixem de que estas crianças parecem “sonhar acordadas”;
9- Esquecer-se de coisas que deveria fazer no dia-a-dia.
Módulo B: Sintomas de HIPERATIVIDADE e IMPULSIVIDADE (devem ocorrer freqüentemente)
1- Ficar mexendo as mãos e pés quando sentado ou se mexer muito na cadeira;
2- Dificuldade de permanecer sentado em situações em que isso é esperado (sala de aula, mesa de jantar, etc.)
3- Correr ou escalar coisas, em situações nas quais isso é inapropriado (em adolescentes ou adultos pode se restringir a um sentir-se inquieto por dentro);
4- Dificuldades para se manter em silêncio em atividades de lazer (jogos, brincadeiras);
5- Parecer ser “elétrico” e a “mil por hora”;
6- Falar demais;
7- Responder perguntas antes de elas serem concluídas. É comum responder a pergunta sem ler o final;
8- Não conseguir aguardar a sua vez (nos jogos, na sala de aula, em filas, etc.);
9- Interromper os outros ou se meter nas conversas dos outros.
No Mundo da Lua, pág. 20
Blog destinado à divulgação dos diversos aspectos do TDAH e do que mais eu quiser. As opiniões são de responsabilidade dos autores e podem não ser compartilhadas por mim (Dr. Menegucci).. Todo mundo é gênio. Mas, se você julgar um peixe pela sua habilidade de subir numa árvore, ele vai passar a vida toda pensando que é burro..
quarta-feira, 1 de setembro de 2010
Assinar:
Postagens (Atom)
Nosso cérebro adora bolhas: o CO2 estimula todos os cinco sentidos Anne-Gaëlle Moulun 05 de março de 2025 Em um vídeo publicad...
-
Atenção a detalhes. Multitarefas. Monotonia. Se você vir essas palavras na descrição de alguma profissão, corra na direção oposta. As car...
-
Por Daniel G. Amen, double-board certified psychiatrist "Um tratamento não serve para todo mundo" Como fundador de seis...
-
TDPM, Autismo e TDAH: A comorbidade silenciosa A disforia pré-menstrual (DPM) é uma condição de saúde hormonal que causa problemas g...