sexta-feira, 9 de novembro de 2012

236- Ajudando os aprendizes TDAH visuais, auditivos e tácteis


Ajudando os aprendizes TDAH visuais, auditivos e tácteis (continuação da 235)

Você sabe o estilo de aprendizagem do seu filho? Ajude seu aluno TDAH a obter sucesso escolar focalizando em métodos de estudo que combine com seu modo de aprender visual, auditivo ou táctil.

Cada criança tem seu próprio estilo de aprendizagem – um modo particular de obter e processar a informação. A maioria dos alunos – especialmente os com TDAH – usam todos os seus cinco sentidos para o aprendizado, mas, frequentemente, favorecem um sentido em relação aos outros.

“Aprendizes visuais” preferem ler ou observar. “Aprendizes auditivos” se dão melhor falando e ouvindo. “Aprendizes tácteis ou sinestésicos” se beneficiam de abordagem do tipo mão na massa.

Descubra como seu filho com TDA aprende melhor para ajuda-lo com criatividade a ser bem sucedido na escola.

Se o seu filho é um aprendiz visual

Faça suas notas de classe e tarefas em letras impressas de vários estilos, cores e tamanhos.

Use cartões (flash cards), desenhos e diagramas para ajuda-lo a estudar para uma prova.

Peça ao professor para dar as tarefas de casa por escrito. Em casa, faça uma lista escrita das instruções, agendas e rotinas.

Utilize jogos de palavras cruzadas, anagramas e outros jogos de palavras.

Se o seu filho é um aprendiz auditivo

- Faça com que ele leia as anotações e o material de estudo gravado como se ele fosse um locutor de esportes ou um disque jóquei. Isso manterá sua atenção quando fizer revisões para uma prova.

- Ajude-o a falar a tabuada ou outros fatos no ritmos de sua música preferida.

- Permita que ele estude com um amigo ou alguns colegas de classe.

- Procure versões de áudio dos livros que ele estiver lendo em classe ou por prazer.

Se o seu filho é um aprendiz táctil ou sinestésico

Providencie blocos, balas de goma ou cartões de jogos para usar no cálculo de problemas matemáticos; peças de soletração ou cereais moldados com o alfabeto para formar as palavras.

Crie experiências de mão na massa – passeios pela natureza, experimentos científicos e assim por diante.

Encene os fatos históricos ou da literatura.

Explore vários materiais e técnicas para as tarefas – colagem, modelagem em argila  etc.

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