quinta-feira, 27 de outubro de 2022

 Câmara de Dourados promulga Lei que beneficia estudantes com TDAH


02/06/2020 

A Câmara Municipal de Dourados promulgou o Projeto de Lei nº 230/2019, de proposição do vereador Madson Valente (DEM), que obriga escolas do município a disponibilizarem cadeiras em locais determinados para alunos com TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade). Com a promulgação e publicação no Diário Oficial do município, o PL passou a ser a Lei nº 4.499, de 05 maio de 2020.

A decisão ocorreu conforme § 7º do artigo 43 da LOM (Lei Orgânica Municipal) e o § 4º, do Artigo 128 do Regimento Interno da Casa de Leis, em que caso a Lei não seja sancionada pelo Poder Executivo, o presidente da Câmara Municipal de Dourados poderá promulgá-la. “Em cumprimento à LOM e ao Regimento Interno promulgamos esta Lei”, disse o presidente, vereador Alan Guedes (Progressistas).

A Lei prevê que as escolas públicas e privadas de Dourados disponibilizem nas salas de aula, assentos na primeira fileira para alunos com TDAH, os afastando de janelas, cartazes ou outros elementos que podem ser possíveis distrações. Para que isso ocorra, os pais ou responsáveis devem apresentar laudo médico do estudante, emitido por especialista na área. “O sentido da Lei é contribuir com estar crianças que têm estes desvios de atenção”, comentou Madson.

O estudante ainda tem o direito de realizar atividades de avaliação e provas em locais diferenciados e, preferencialmente, com o auxílio de um professor especializado, com maior tempo de duração.

“A promulgação desta Lei é um avanço para a educação, porque a educação tem que ter a visão de inclusão e que estes alunos que são especiais também necessitam de atenção especial”, ressaltou o autor.

As escolas ainda deverão prover a organização das classes, a flexibilização e adaptações curriculares, considerando metodologias de ensino, recursos didáticos diferenciados e processos de avaliação adequados ao desenvolvimento dos alunos que apresentem necessidades educacionais especiais.

Quando não é apenas TDAH - Sintomas de Comorbidades

Aproximadamente metade de todas as pessoas com TDAH também tem uma segunda condição – como dificuldade de aprendizagem, depressão ou ansiedade – que requer tratamento separado. Aprenda sobre as condições mais comuns que acompanham o TDAH e como distinguir os sintomas. 

Por Larry Silver, MD Atualizado em 12 de agosto de 2022

É TDAH? Ou uma condição relacionada com sintomas semelhantes?

Quando um indivíduo tem apenas transtorno de deficit de atenção (TDAH ou ADD), o tratamento geralmente muda a vida. Estimulantes ou não estimulantes – particularmente quando combinados com terapia comportamental, mudanças na dieta e exercícios – podem desencadear uma melhora dramática nos sintomas de distração, hiperatividade e impulsividade para a maioria dos pacientes, uma vez que o tratamento é ajustado.

Alguns indivíduos, no entanto, continuam a experimentar sintomas significativos – profunda tristeza, ansiedade, desafio, problemas de aprendizado e organização – muito depois de seus sintomas mais urgentes de TDAH serem controlados.

Por exemplo: uma criança é diagnosticada com TDAH e seu médico inicia um estimulante. Seus pais percebem que os sintomas que levaram ao diagnóstico de TDAH melhoram, mas outros desafios persistem. Seu professor comenta sobre sua atenção melhorada, mas ele continua a lutar com os trabalhos de classe. Ou talvez sua hiperatividade diminua, mas ele continua desafiador. Quando os desafios permanecem após o TDAH ser diagnosticado e tratado, isso geralmente é uma pista de que outra condição não diagnosticada pode acompanhar o TDAH.

Metade de todas as pessoas com TDAH/ADD também tem outra condição

Os médicos já consideraram o TDAH um distúrbio autônomo. Eles estavam errados. Agora sabemos que 50% das pessoas com TDAH também sofrem de uma ou mais condições adicionais, chamadas de comorbidade. Mais comumente, as comorbidades do TDAH incluem:


Em alguns casos, esses problemas são “secundários” ao TDAH – ou seja, são desencadeados pela frustração de lidar com os sintomas do TDAH.

Por exemplo, a falta crônica de foco de um menino pode desencadear ansiedade na escola. Anos de desaprovação e feedback negativo de membros da família também podem fazer com que uma mulher com TDAH não diagnosticado fique deprimida. Na maioria das vezes, os problemas secundários desaparecem quando os sintomas do TDAH são controlados.

Quando os problemas secundários não são resolvidos com o tratamento eficaz do TDAH, eles são provavelmente sintomas de uma condição “comórbida”.

O que é uma condição comórbida?

Comorbidades são diagnósticos distintos que existem simultaneamente com TDAH ou TDAH. Eles não desaparecem quando a condição primária – neste caso, TDAH – é tratada. As comorbidades existem em paralelo com o TDAH e exigem seu próprio plano de tratamento específico.

Uma criança com comorbidades pode precisar de acomodações escolares, psicoterapia e/ou um segundo medicamento além do tratamento do TDAH.

Três categorias comuns de comorbidade de TDAH

As três categorias de comorbidades mais comumente diagnosticadas com TDAH ocorrem ao longo de um espectro de gravidade – de leve a grave. Seus sintomas são tão variados quanto suas causas, que variam de genes a exposição a toxinas ambientais, trauma pré-natal e muito mais.


Comorbidade 1 do TDAH: problemas de fiação cortical

Problemas de escrita cortical são causados por anormalidades estruturais no córtex cerebral, a região do cérebro responsável pelas funções cerebrais de alto nível. Os problemas de fiação cortical incluem:

  • Dificuldades de aprendizagem

  • Deficiências de linguagem

  • Dificuldades motoras finas e grossas

  • Dificuldades da função executiva

Problemas de fiação cortical são tratados com acomodações acadêmicas e mudanças no estilo de vida. Não respondem à medicação.


Comorbidade 2 do TDAH: Problemas na regulação das emoções

Os problemas que regulam as emoções geralmente incluem:

Observe que a depressão pode causar uma série de sintomas além da tristeza e pensamentos suicidas; estes incluem irritabilidade, interesse reduzido em atividades que costumavam ser prazerosas, distúrbios do sono, diminuição da capacidade de concentração, indecisão, agitação ou lentidão de pensamento, fadiga ou perda de energia e sentimentos de inutilidade ou raiva inadequada.

Problemas regulatórios geralmente respondem a um grupo de medicamentos conhecidos como inibidores seletivos da recaptação de serotonina, ou ISRSs, que geralmente podem ser usados junto com medicamentos para TDAH.

O transtorno bipolar é uma condição extremamente complexa com muitos tratamentos possíveis. Com esse distúrbio especialmente, é importante trabalhar com um psiquiatra que entenda como administrar medicamentos com o tratamento para TDAH.


Comorbidade TDAH nº 3: Transtornos de tiques

Distúrbios de tiques referem-se a contrações súbitas de grupos musculares inteiros. Eles variam em gravidade e geralmente incluem:

  • Tiques motores (variando de piscar involuntário dos olhos a sacudir a cabeça e gestos repetidos)

  • Tiques orais (variando de grunhidos a desabafos aleatórios para, em casos muito raros, palavras ou frases obscenas)

  • Síndrome de Tourette (múltiplos tiques motores e vocais presentes há mais de um ano)

Como diferenciar os sintomas de uma comorbidade dos sintomas de TDAH

Se você ou seu filho continuar lutando depois de iniciar o tratamento para o TDAH, seu próximo passo é determinar se os sintomas são secundários ao TDAH (e provavelmente se dissiparão se você ajustar seu plano de tratamento) ou se são evidência de uma transtorno comórbido de pleno direito, que requer tratamento adicional.

Sinais de uma condição comórbida completa.

Não há teste decisivo que possa determinar isso. O melhor diagnóstico diferencial começa com a

observação cuidadosa de onde e quando os sintomas surgem.

  1. Os problemas secundários geralmente começam em um determinado momento ou ocorrem apenas em determinadas circunstâncias. Sua filha começou a sentir ansiedade apenas na terceira série? Ela fica ansiosa apenas na escola ou em casa quando faz a lição de casa? Nesse caso, sua ansiedade provavelmente é secundária ao TDAH e não a um transtorno comórbido verdadeiro. Idem se seu filho se tornou agressivo apenas ao iniciar o ensino médio.

  2. Em contraste, os transtornos comórbidos são crônicos e generalizados. Eles são geralmente aparentes desde a primeira infância e ocorrem em todas as situações da vida. Em vez de ocorrer apenas durante o dia escolar, por exemplo, elas persistem nos fins de semana, feriados e férias de verão; são evidentes na escola, em casa, no trabalho e em situações sociais. Por exemplo, as mudanças de humor relacionadas ao TDAH geralmente são desencadeadas por eventos da vida. As mudanças de humor bipolares, por outro lado, podem parecer ir e vir sem qualquer conexão com o mundo exterior e podem ser sustentadas por longos períodos de tempo. Tal como acontece com o TDAH, eles são muitas vezes hereditários.

Consulte um psiquiatra ou psicólogo infantil e adolescente.

Se você suspeitar que seu filho tem mais do que apenas TDAH, é hora de solicitar uma avaliação destinada a identificar problemas de aprendizagem, linguagem, motor ou organização/função executiva. Você também pode precisar fazer uma avaliação clínica para determinar se seu filho está vivendo com ansiedade, depressão, controle da raiva, TOC ou transtorno de tiques.

Sintomas comuns de comorbidade de TDAH

Revise a lista de sintomas associados a cada comorbidade abaixo. Se você vir semelhanças com o seu comportamento ou o de seu filho, tome uma atitude. O reconhecimento precoce dos sintomas e a intervenção imediata são fundamentais. Procure uma avaliação profissional se parecer necessário.

Sintomas sugestivos:

1- Dificuldades de aprendizagem

        Dificuldade em dominar habilidades de leitura, escrita e/ou matemática

        Dificuldade com a memória, dominar novos conceitos acadêmicos e/ou raciocínio

2- Deficiências de linguagem

        Dificuldade em entender o que é dito

        Dificuldade em organizar o pensamento e encontrar as palavras certas ao falar

3- Dificuldades das funções executivas

         Dificuldade em organizar pensamentos ao escrever

         Dificuldade em planejar e executar projetos

         Dificuldade em lembrar e lembrar detalhes

         Dificuldade em regular as emoções e gerenciar a frustração

4- Ansiedade

          Medos específicos ou generalizados além do que seria esperado dada a idade da criança

    Preocupação excessiva

    Dores de cabeça ou dores de estômago

          Ataques de pânico

5- Depressão

          Mau humor persistente, fadiga ou perda de apetite

    Sentimentos de culpa inexplicáveis

    Agitação ou irritabilidade inexplicáveis

    Menor interesse em atividades que costumavam ser prazerosas

    Diminuição da capacidade de concentração

    Sentimentos de inutilidade

    Distúrbios do sono

          Raiva imprópria

Problemas de controle da raiva - Transtorno de oposição e desafio – Transtorno explosivo intermitente

          Raiva incontrolável ou raiva com duração de 5 a 30 minutos ou mais

    Irracional durante a “crise

          Muitas vezes com remorso depois

Transtorno bipolar

           O humor oscila da calma para a raiva e/ou da depressão para o estado maníaco (superfeliz)

     Conversa excessiva

     Dificuldade em relaxar

           Mudanças de humor vêm e vão sem qualquer conexão com o mundo exterior e são sustentadas               por um longo período de tempo

Distúrbio de processamento sensorial

            Sentir-se sobrecarregado por estímulos sensoriais, como luzes brilhantes, ruídos altos, odores                fortes, etiquetas ou costuras nas roupas

           Alternativamente, um indivíduo com SPD pode experimentar visões, sons e toques silenciados, e            anseia por estimulação extra, como balançar ou girar

Distúrbios de tiques (motores, orais, Tourette)

        Padrões de tiques motores ou vocais simples e complexos que vêm e vão e podem mudar de forma

Transtorno obsessivo-compulsivo (TOC)

        Comportamento ritualístico e direcionado a objetivos, como contar ou repetir, cutucar feridas ou            crostas, ou arrancar cabelos

        Necessidade de extrema ordem ou limpeza

        Necessidade de coletar ou acumular objetos

        Hipervigilância ou ansiedade extrema


Publicado na revista ADDITUDE

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