terça-feira, 26 de abril de 2011

78- Soluções para o sono das crianças com TDAH: Dicas experimentadas pelos pais.

Uma boa noite de sono leva a um melhor controle dos sintomas do TDAH nas crianças. Por Jeanne Gehret
Você sussurra, “Durma bem, querido,” e apaga as luzes. Fecha a porta do quarto e vai direto para a sua poltrona. E o seu filho dorme tranquilo a noite toda, acordando restaurado na manhã seguinte. Para muitos de nós, com crianças que têm TDAH, este cenário é um sonho que não se tornou real, ainda.

Uma boa noite de sono é vital para o humor e o funcionamento cerebral do seu filho. Os estudos mostram que não ter o descanso suficiente pode piorar os sintomas do TDAH, levando a perda do controle emocional. Isso também pode afetar negativamente a memória de trabalho, um problema que muitas de nossas crianças apresentam.

Que fazer? Tente algumas dessas dicas que funcionaram com sucesso nos meus próprios filhos, um dos quais tem TDAH. Essas estratégias fizeram com que eu e eles tivéssemos boas noites de sono.

Coma, beba e exercite-se corretamente para uma boa noite de sono.

Evite comer ou fazer um lanche duas a três horas antes de se deitar. A digestão, especialmente de alimentos que contêm cafeína ou açúcar, pode manter seu filho desperto. Se ele insistir em fazer um lanche, dê a ele leite quente, salgadinhos ou peito de peru, que contêm triptofano, um aminoácido que induz o sono de modo natural.

Seu filho deve beber a quantidade suficiente de água durante o dia para que ele não peça água na hora de dormir, com a consequente ida ao banheiro de madrugada.

Seu filho deve fazer exercícios – correr, pular corda, andar de bicicleta, caminhar – pela manhã ou durante o dia. A atividade física ajuda nosso corpo a fazer a transição entre as fases do sono. Além disso, como os exercícios criam algum estresse para o corpo, o cérebro aumenta o tempo em que a criança dorme a fase de sono profundo.

Diminua as distrações na hora de dormir

Para uma criança que seja sensível à luz, mesmo a fraca luz de um rádio relógio pode promover a insônia. Tente o seguinte:

Escolha um relógio que se ilumine somente quando se aperte um botão – até mesmo as pequenas luzes podem ser incomodativas.

Tire a cama de perto da porta do quarto, para que seu filho não seja perturbado pela luz que entra pela porta.

Reduza a luz que entra pelas janelas com cortinas opacas.

Se essas providências não funcionarem, tente o uso de uma máscara de dormir.

Use tampões de ouvido ou uma música relaxante para encobrir os ruídos irritantes, seja de uma TV, de um telefone ou de um cão latindo.

Crie e mantenha rituais saudáveis para a hora de dormir.

Rituais noturnos avisam o cérebro e o corpo para se acalmarem. Também propiciam uma proximidade confortável com os cuidadores, o que permite a crianças medrosas mergulhar nos braços do sono. Avise que seu filho terá de terminar a tarefa de casa uma hora ou mais antes da hora de se deitar, para ter o tempo de relaxamento junto a você.

Conte ou leia uma história de dormir para uma criança menor. Deixe os filhos mais velhos praticarem a leitura na cama.

Certifique-se de que seu filho esteja com seu cobertor favorito ou o seu animalzinho de pelúcia. Crianças maiores preferem abraçar um travesseiro macio.

Vista roupas de dormir confortáveis.

Vista meias no frio. Evite os pés gelados. Frialdade nos pés acorda algumas crianças. O uso de meias pode levá-las à terra dos sonhos.

Remova as etiquetas ásperas dos pijamas.

Não combine pijamas de flanela com roupa de cama de flanela. Os tecidos podem grudar um no outro e dificultar os movimentos de virar-se na cama.

Mantenha as crianças refrescadas. Se o quarto estiver quente, roupas de esporte que evaporem o suor ou roupas de algodão podem prevenir o suor excessivo e a inquietação. Ar condicionado ou um ventilador pequeno podem resfriar o quarto, e o som das hélices ou ventoinhas acalmará a mente das crianças.

Rotinas de relaxamento antes de se deitar.

Massagem nos pés relaxa uma criança inquieta. Deite seu filho de costas. Se estiver frio, cubra-o. Delicadamente segure seu pé com uma das mãos. Feche a outra mão e mova-a suavemente para cima e para baixo na sola do pé.

Faça seu filho prestar atenção à sua respiração enquanto imagina um elevador subindo e descendo vagarosamente a cada inalação e exalação.

Crie frases afirmativas para que ele repita para si mesmo enquanto espera pelo sono, tal como “sou amável e competente”.

Leve em conta a oração. Encoraje-o a confiar seus entes queridos e suas preocupações a Deus para acalmar sua mente inquieta.

Copyright © 1998 - 2010 New Hope Media LLC.

  Terapias emergentes para a doença de Alzheimer precoce Michael Rafii, MD, PhD O início da doença de Alzheimer (DA) é caracterizado po...