Sete
maneiras surpreendentes de o TDAH aparecer na sala de aula
O
TDAH na sala de aula é fácil de confundir com descuido, desafio,
preguiça ou diferença de aprendizado. Aqui estão os 7 sintomas de
TDAH que os educadores raramente reconhecem na escola – e soluções
para cada um. Por Mark Bertin, MD, Beverley Holden Johns, Kathy Kuhl
Às
vezes, o TDAH se manifesta de maneiras óbvias – como quando um
aluno da segunda série deixa escapar uma resposta (de novo) ou
quando um aluno do ensino médio esquece sua tarefa concluída em
casa (de novo). Com a mesma frequência, porém, os sinais de TDAH na
sala de aula são mais sutis e facilmente ignorados porque não se
alinham com os estereótipos. Aqui estão sete maneiras menos
reconhecidas de
sintomas de TDAH aparecerem na escola
e maneiras produtivas de lidar com cada um deles.
Sinal
surpreendente de TDAH nº 1: dificuldade com transições
A
professora avisa com dois minutos de antecedência para a classe que
o tempo de leitura independente está prestes a terminar. Mas quando
o professor anuncia que é hora de passar para as ciências, o aluno
não para de ler.
A
explicação
O
TDAH é melhor visto como um distúrbio médico que afeta as
habilidades gerais de autogerenciamento de uma criança,
frequentemente chamadas de funcionamento executivo. Essas habilidades
nos permitem administrar as coisas na vida – nossos objetivos,
projetos, tempo, emoções ou situações sociais – e podem se
manifestar como esquecimento, falta de foco ou fraco
controle de impulsos
quando não estão funcionando corretamente.
Crianças
com TDAH concentram-se demais no que é cativante, não conseguem se
concentrar quando o esforço não é natural, mas necessário, e não
conseguem fazer a transição porque mudar a atenção faz parte do
gerenciamento dessas habilidades. Um aluno que continua lendo depois
que é hora de seguir em frente pode parecer malcomportado. Mas se
uma criança não consegue desviar a atenção com facilidade, ela
pode nem mesmo registrar que um professor está falando enquanto ela
está concentrada em seu livro.
A
solução
Dê
aos alunos um aviso prévio de cinco minutos. Ajude-os a chegar a um
bom ponto de parada. Você pode sugerir que eles “pausem” em vez
de parar, lembrando-os de que podem voltar à tarefa atual mais
tarde. Em seguida, inicie a próxima tarefa com eles individualmente,
quando possível.
Sinal
surpreendente de TDAH nº 2: lutando para seguir as instruções
Um
professor diz que é hora de matemática. Isso significa que os
alunos devem deixar de lado outras tarefas para pegar um lápis, um
pedaço de papel e seu livro de matemática e abrir o livro na página
correta. Um aluno parece ignorar as instruções do professor
movendo-se lentamente ou não se movendo.
A
explicação
Ligado
fortemente à disfunção
executiva,
o TDAH pode ser reformulado como um distúrbio de organização,
planejamento e gerenciamento de tempo. Preparar-se para a matemática
exige que o aluno primeiro ouça as instruções e depois transfira a
atenção de uma atividade para outra.
Eles
também precisam saber a localização de seus suprimentos, evitar
distrações durante cada etapa, voltar sua atenção para o
professor e fazer tudo isso com rapidez suficiente para acompanhar e
se acomodar a tempo de absorver a lição. Esta é uma tensão nos
cérebros de TDAH.
A
solução
Evite
dizer ao aluno como iniciar a próxima atividade antes de terminar a
atual. Alguns
alunos com TDAH têm défices de memória de trabalho
de curto prazo, portanto, tentar lembrar de tudo pode parecer
opressor. Também:
Reconheça
que as habilidades de planejamento não são adquiridas
automaticamente por algumas pessoas, que precisam de repetidas
instruções explícitas.
Reúna-se
com eles em particular ou atribua parceiros para verificar o
progresso. Torne suas atividades diárias tão previsíveis quanto
possível.
Publique
a programação do seu dia com destaque.
Anote
as instruções passo a passo para realizar a tarefa.
Forneça
uma sequência visual da tarefa a ser concluída
Sinal
surpreendente de TDAH nº 3: rejeição social
Uma
aluna parece não gostar de seus colegas. Ela é socialmente isolada,
come sozinha e não acompanha outras crianças nas atividades
escolares.
A
explicação
Embora
muitas vezes não intencionais, os
sintomas comportamentais do TDAH
podem incomodar os colegas. O TDAH prejudica a comunicação quando
faz com que as crianças percam detalhes em uma conversa ou tenham
dificuldade para organizar seus pensamentos rapidamente, o que é uma
tarefa relacionada à memória de trabalho. Para outros, pode parecer
que a criança não está ouvindo ou não está interessada na
conversa.
A
solução
Assim
como ensinamos habilidades acadêmicas, devemos ensinar
habilidades sociais.
Particularmente, devemos reforçar quando vemos alunos com TDAH
agindo de forma adequada. Também devemos ensinar os alunos
neurotípicos a serem tolerantes com os outros, enfatizando que todos
os alunos têm necessidades individuais e devemos ajudá-los o máximo
que pudermos. Quando vemos alunos envolvidos nesses atos aleatórios
de bondade, devemos reconhecê-los.
Sinal
surpreendente de TDAH nº 4: perturbação
Muito
depois de o resto da turma ter obedecido ao sinal do professor para
silêncio, um aluno não consegue parar de falar e é visto como
perturbador.
A
explicação
Ser
excessivamente falador é comum com o TDAH, assim como perder pistas
distraidamente e lutar para desviar a atenção. As crianças
raramente aprendem a mudar esses tipos de comportamento por meio de
discussões e/ou consequências. Eles não podem simplesmente optar
por não ter um sintoma de TDAH e muitas vezes começam a se sentir
mal consigo mesmos quando precisam de tanto redirecionamento.
A
solução
Precisamos
ensinar aos alunos maneiras de regular suas emoções antes que
precisem delas, não quando estão no meio de uma crise. Técnicas de
respiração e atividades de atenção plena podem ser úteis. Se os
ensinarmos com antecedência, podemos fornecer um lembrete silencioso
quando a criança precisar.
Sinal
surpreendente de TDAH nº 5: material ausente
Um
aluno esquece cronicamente seu
material
– um
lápis e uma pasta de trabalho, seu dever de casa na hora certa e
outras tarefas.
A
explicação
O
esquecimento é um sintoma do TDAH. Rebaixar notas repetidamente para
um sintoma de TDAH não ajuda muito ninguém – um aluno com TDAH
não pode conjurar magicamente a motivação porque o TDAH é um
distúrbio de planejamento. Isso significa que um aluno com TDAH fica
para trás nas habilidades de funções executivas que o ajudariam a
encontrar soluções para superar seus desafios.
A
solução
Fale
com o aluno em particular. Faça uma avaliação juntos. Ele pode
trazer uma caixa de lápis para ser mantida em sua sala de aula como
seu estoque pessoal? Forneça a ele uma lista de verificação do que
levar para a aula para que ele possa carregar como lembrete. Dê a
ele a responsabilidade de coletar as tarefas de todos na classe como
recompensa por entregar as tarefas no prazo.
Sinal
surpreendente de TDAH nº 6: estagnação da habilidade de leitura
Um
aluno que não parece ter dificuldade de aprendizado não está
progredindo na leitura.
A
explicação
Para
uma leitura fluente, primeiro devemos decodificar as palavras sem
esforço, o que obviamente requer conhecimento de linguagem e de
fundo. E então, como uma nova pesquisa confirmou, precisamos de
muita atenção e função executiva para gerenciar todas as
informações que estamos consumindo. Esses são os três
componentes, em termos gerais, de fortes habilidades de leitura.
Crianças
com TDAH geralmente lutam com a leitura por causa da desatenção e
disfunção
executiva,
bem como perda de tempo de instrução em geral. Eles também podem
evitar a leitura até acharem fácil, porque evitar o esforço e o
fracasso também são comuns no TDAH. Isso é particularmente
verdadeiro sem fortes limites de tempo de tela em casa.
A
solução
Muitas
crianças com TDAH também apresentam dificuldades de aprendizagem,
como uma deficiência mais específica na decodificação ou
compreensão. Como tal, deve haver um limite baixo para solicitar
testes educacionais para alunos com TDAH. Se as preocupações
acadêmicas persistirem, não assuma que isso é causado apenas pelos
sintomas de TDAH.
Sinal
surpreendente de TDAH nº 7: potencial “desperdiçado”
Um
aluno superdotado parece ter muito potencial na escola, mas não
parece estudar ou se esforçar muito.
A
explicação
Um
aluno pode ter sucesso por alguns anos e, em seguida, bater em uma
parede de tijolos quando não conseguir administrar o tempo, estudar
ou se preparar de maneira eficaz – geralmente no ensino fundamental
ou médio. A habilidade de estudar depende do pensamento de longo
prazo, da criação de um plano e da adesão a um plano; muitos
alunos com TDAH
não conseguem entender o porquê de estudar, muito menos como.
A
solução
Fazer
malabarismos com uma carga de trabalho intensa com poucas habilidades
organizacionais pode enviar o nível de estresse de um aluno às
alturas. A redação e outras tarefas podem levar muito mais tempo do
que o esperado, mesmo que o produto final seja brilhante.
Mesmo
quando um aluno é superdotado, ele pode se fechar se se sentir
sobrecarregado. Portanto, devemos dividir as tarefas em pequenas
etapas, incentivar o aluno a estabelecer prazos antes do que pode ser
exigido e fornecer a ele ferramentas que possam facilitar a conclusão
da tarefa. Acomodações adequadas podem mudar a vida dos alunos,
mesmo quando suas notas são boas.
Mark
Bertin, MD, é um pediatra de desenvolvimento e autor de Mindful
Parenting for ADHD.
Beverley Holden Johns é presidente da Learning
Disabilities Association of Illinois
e autora ou co-autora de 23 livros sobre educação especial. Kathy
Kuhl ajuda pais de alunos que aprendem de forma diferente em
LearnDifferently.com.
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