segunda-feira, 2 de maio de 2011

81- Alguns dados sobre dislexia . Veja mais em www.dislexia.com.br

1 – A dislexia afeta uma em cada cinco crianças nos Estados Unidos;
2 – A dislexia é a mais comum e dominante dentre todas as dificuldades de aprendizagem conhecidas;
3 – A dislexia é a mais pesquisada de todas as dificuldades de aprendizagem;
4 – A dislexia afeta meninos e meninas em idêntica proporção;
5 – Algumas formas de dislexia são altamente hereditárias;
6 – A dislexia é a principal causa de falência na leitura e de evasão escolar nos Estados Unidos;
7 – O fracasso no aprendizado da leitura é a característica mais compartilhada entre jovens  transgressores da lei, nos Estados Unidos;
8 – Está claramente demonstrado que a dislexia está relacionada a diferenças neurofisiológicas da função cerebral. Crianças disléxicas apresentam dificuldades na correlação som/símbolo, na codificação escrita, por causa de diferenças da função cerebral;
9 – A intervenção precoce é essencial para essa população;
10- Entre 5 ½ e 6 ½ anos de idade, a dislexia é identificável, com a probabilidade de 92% de precisão diagnóstica;
11- A dislexia é causada, primariamente, por déficits lingüísticos. Agora, sabemos que:
A dislexia tem como causa uma dificuldade no processamento da linguagem;
A dislexia não é decorrente de problemas visuais; pessoas disléxicas não vêem palavras ou letras de trás para frente;
12- Falência no aprendizado da leitura, causada por dislexia, pode ser altamente prevenida por meio de instrução direta e explícita para o desenvolvimento de consciência fonológica;
13- Ao crescer, crianças disléxicas não superam, por si mesmas, suas dificuldades no aprendizado da leitura, ou dislexia;
14- Dentre as crianças que apresentem problemas no aprendizado da leitura no 1º. ano, 74% delas serão pobres leitores no 9º.ano escolar, e permanecerão com essa dificuldade em sua idade adulta, se não
receberem instrução adequada e explícita em percepção fonológica. Por si memas, crianças disléxicas não superam suas dificuldades no aprendizado da leitura;
15- Evidências de pesquisas demonstram não ser adequado para crianças disléxicas o uso de qualquer método de ensino da leitura que se baseie em técnica de ensino global, através da palavra inteira;
16- Dislexia e Transtorno de Déficit de Atenção - TDA, são dificuldades distintas, e cada uma delas é identificável;
17- Dislexia e Transtorno de Déficit de Atenção freqüentemente coexistem em uma mesma criança, por isto é conveniente que ela seja testada nessas duas dificuldades;
18- Crianças com Dislexia e Transtorno de Déficit de Atenção, correm um risco dramaticamente maior de envolvimento com drogas e de transgressão à Lei, se não receberem assistência apropriada;
19- Testes correntes, com base no “modelo de discrepância”, atualmente utilizados por escolas públicas americanas, com a finalidade de estabelecer legitimidade para serviços de educação especial, não são
marcadores válidos para o diagnóstico da Dislexia.

O TDAH frequentemente aparece associado a outras comorbidades. A DISLEXIA é uma delas.

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