"De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça, de tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar da virtude, a rir-se da honra, a ter vergonha de ser honesto."
RUI BARBOSA

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

135- Doze maneiras de ajudar os alunos com TDAH a acompanhar as instruções

Crianças com TDAH têm dificuldade de acompanhar instruções porque não conseguem ficar prestando atenção pelo tempo necessário para compreendê-las claramente. Descubra como ajudar crianças com déficit de atenção a ouvir e entender as instruções completamente. Os Editores de ADDitude.

O Problema
A dificuldade de seguir instruções é um sinal importante do TDAH. Crianças com TDAH podem parecer que entendem e até mesmo escrevem as instruções, mas, então, voltam-se para a tarefa errada e a executam incorretamente.
A causa
Alunos com TDAH têm dificuldade de prestar atenção e de mantê-la. Eles também podem não estar “ligados” no momento em que as instruções estão sendo dadas. Geralmente um aluno ouvirá a primeira instrução do professor, então se tornará distraído por outros pensamentos e estímulos. Ele poderá ouvir apenas pedaços ou partes, ou ouvir e fazer apenas uma das quatro tarefas passadas. A dificuldade de processamento da linguagem exacerba este problema.
Os obstáculos

Um aluno com TDAH pode deixar sua classe pensando que ouviu e entendeu tudo certo. Ele pode ter ouvido o melhor que podia, mas ainda perdeu partes específicas ou instruções. Quando ele vai fazer a tarefa, ela será incompleta ou incorreta e será fácil para os professores ficarem bravos e frustrados. Mas dar notas baixas somente fará as coisas ficarem piores, porque pode atingir a autoestima da criança, fazendo-a pensar que é burra ou fracassada.
Soluções para a sala de aula

Conheça seus alunos. Esteja consciente de como a mente dos alunos com TDAH tende a vagar. Saiba também que eles podem facilmente perder o ponto em uma lição por causa de sua lenta capacidade de processamento da linguagem.

Faça contato com o olhar. Quando der instruções específicas para um aluno com TDAH, estabeleça contato com o olhar. Você poderá precisar fazer uma pausa no que está dizendo, até que os olhos do aluno encontrem os seus.

Seja breve. Quando der instruções, seja específico e breve. Se possível, dê instruções personalizadas para a criança, não para a classe toda.

Use a visão. Escreva as instruções e ordens na lousa, com giz colorido ou realce os tópicos importantes ou determinações específicas. Insista que os alunos copiem as instruções palavra por palavra. Então, cheque o que os alunos com TDAH escreveram.

Dê as instruções por escrito. Um aluno com TDAH de uma professora garantiu a ela que tinha escrito as tarefas, mas que não sabia o que fazer quando chegou em casa. A professora descobriu que o aluno havia escrito “Tarefa de Leitura”, mas não havia escrito quais os capítulos a serem lidos e quais as questões a responder. Depois disso, a professora sempre providenciou uma lista impressa das instruções.

Pergunte sobre as tarefas. Quando der instruções verbais, reforce-as. Será útil e alegre fazer perguntas a três alunos, de diferentes locais da sala, para repetir as tarefas indicadas. Este método dá ao aluno com TDAH uma oportunidade de se “ligar” nas instruções.

Use sua voz. Aumente ou abaixe o tom da sua voz de modo dramático para captar a atenção do aluno que pode ter se “desligado” temporariamente.

Experimente a tecnologia. Gravadores digitais de voz podem ajudar as crianças a guardar vários minutos de informação que pode ser revista imediatamente – muito útil para ditar as tarefas de casa e outros lembretes durante todo o dia escolar.

Soluções para casa

Em casa, assim como na escola, instruções de múltiplos passos são quase impossíveis de serem dominadas pelos portadores de TDAH. Há excesso de informação para ser obtida e guardada. Os pais precisam dividir os trabalhos maiores em tarefas menores, de passos únicos. Dê ao seu filho uma instrução, peça para completa-la, e então apresenta-la para você. Dê o segundo passo somente quando o primeiro estiver completado.

Experimente listas de checagem. Estudantes maiores se dão melhor com uma lista de checagem ou uma rotina diária, permitindo que eles assumam mais responsabilidade ao se reportar a uma lista de coisas a fazer. Eles podem checar as tarefas completadas conforme sigam em frente,

Faça um roteiro de fotos. Para alunos menores, alguns pais e professores tiram fotografias de cada passo de uma rotina. Por exemplo, aprontar-se para a escola pela manhã envolve múltiplos passos e instruções. Faça uma foto do seu filho em cada uma das atividades – vestir-se, tomar o desjejum, escovar os dentes, preparar a mochila – e então ponha estas fotos em ordem de modo que seu filho tenha um lembrete visual da rotina diária matinal.

Use recompensas. Se o seu filho precisa de mais reforço, adote um sistema de recompensas ou de presentes para criar motivação externa. De todo modo, tornar as instruções mais claras e mais simples ajudará muito as crianças com TDAH a se sentirem mais responsáveis e serem mais bem sucedidas em casa e na escola.

Redirecione o mau comportamento. Se uma criança concorda a fazer algo, mas se desvia por outro motivo, tente redirecionar em vez de punir. Se você pediu a ela que alimentasse o cachorro, mas a encontrou lá fora, jogando basquete, redirecione-a dizendo: “Lembre-se, você deveria estar dando comida para o cachorro. Vou ficar com a bola, de modo que você saiba onde achá-la quando terminar de fazer o combinado”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário