"De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça, de tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar da virtude, a rir-se da honra, a ter vergonha de ser honesto."
RUI BARBOSA

sexta-feira, 20 de maio de 2011

100- TDAH do adulto - Sempre atrasado?

Dicas para ser pontual, de um organizador profissional. Por Tiffany de Silva
Com estas sete estratégias para vencer o jogo do gerenciamento do tempo, a impontualidade será um hábito do passado. E mais, dicas para os que odeiam chegar muito cedo!
Cronicamente atrasado? Você não está só. Vou lhe contar um pequeno segredo: Muitos adultos com o transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) odeiam chegar cedo quase tanto quanto odeiam chegar atrasados. Esperar no consultório de um médico por mais de 15 minutos antes de uma consulta pode ser excruciante. Então, como chegar na hora certa e diminuir o tempo de espera? Siga estas sete estratégias simples de gerenciamento do seu tempo e nunca se atrase ou se adiante novamente.

1- Faça de conta que chegar na hora certa é um jogo. Muitos de nós com TDAH nos envolvemos entusiasmadamente mesmo com as tarefas mais ordinárias, se pudermos descobrir como torna-las interessantes. Ir do ponto A ao ponto B não é assim tão interessante, mas poderá ser se você fizer disso um jogo. O objetivo do jogo é chegar ao seu destino o mais possível próximo da hora marcada. Nem mais cedo, nem mais tarde. Você consegue?
2- Determine sua hora de chegada. Sua hora de chegada seria a hora em que você, idealmente, gostaria de atravessar as portas do seu lugar de destino. Para determinar sua hora de chegada, descubra o menor tempo de chegada que você poderá atingir e o maior tempo de chegada sem estar atrasado ou estressado. Por exemplo, se você tiver marcado as 14 horas para ir ao cabeleireiro, sua hora de chegada deverá ser de 13:58 a 14:00 h. Se você precisa começar uma reunião de negócios às 14:00 h e precisa estar sentado na sua cadeira e pronto para falar, sua hora de chegada deverá ser entre 13:40 e 13:50 h.

3- Descubra quanto realmente demora em chegar lá. Muitos adultos com TDAH têm dificuldade de estimar corretamente quanto alguma coisa vai demorar. Em relação a dirigir é comum subestimar o tempo de viagem mas também não é incomum superestimar o tempo. Mesmo que você já tenha feito o trajeto anteriormente, marque o endereço do seu destino num GPS ou em algo equivalente na noite anterior ao seu compromisso. Isto lhe dará um tempo mais correto para lidar na viagem. Neste jogo, a precisão é essencial para atingir o seu alvo.
4- Determine sua hora de saída. Sua hora de saída é a hora em que você sai de sua casa. Para determinar sua hora de saída, comece por somar 15 minutos ao seu tempo esperado de viagem. Este tempo inclui 5 minutos da transição da casa para o carro (por exemplo, ajustar o cinto de segurança, programar o GPS), 5 minutos da transição carro para o seu destino (por exemplo, estacionamento, caminhada) e 5 minutos para o inesperado (por exemplo, acidente de trânsito, passagem de trem, motoristas de fim de semana). Isto dará a você o seu tempo total de viagem. Em seguida, subtraia seu tempo total de viagem da hora de chegada desejada. Isto lhe dará a sua hora de saída. Por exemplo, se você quiser chegar ao cabeleireiro às 14 horas e leva 30 minutos dirigindo até lá, será necessário sair de sua casa às 13:15 h. Ajuste um alarme para sair antes da hora de saída, para lhe dizer “Saia já!”. Nota: Acrescente mais tempo de transição se você tiver crianças pequenas, se for necessária uma longa caminhada do estacionamento até seu destino, ou se você tiver de viajar na hora do rush (veja abaixo).

5- Evite a hora do rush. Evite marcar um compromisso em que você precise viajar no horário de muito tráfego. Se você não somar o tempo extra necessário para se ajustar em relação ao tráfego, você se atrasará. Se você acrescentar muito tempo e o tráfego estiver tranquilo, você chegará muito cedo.
6- Seja sempre o primeiro. Sempre que for possível, marque seu compromisso de modo a ser o primeiro da lista a ser atendido. Deste modo, você não ficará esperando se o seu provedor de serviço estiver atrasado. O melhor horário para o compromisso? O primeiro da manhã ou o primeiro da tarde. Qualquer outro horário será muito imprevisível.

7- Seja flexível. Se você não chegar na hora marcada, na primeira tentativa, não desanime. As chances são de que você só precisará ajustar um pouco a sua estratégia. Talvez você só precise ajustar a sua hora de saída por um minuto ou dois. Pode ser que você precise preparar uma maleta de trabalho na noite anterior e coloca-la perto da porta para sair na hora. Não tenha medo de inventar estratégias e de praticar o jogo com suas próprias regras.
Tiffany de Silva é coach em TDAH e organizadora profissional. ADDitude.

Um comentário:

  1. Adorei o texto e as dicas, parabéns! Meu marido é portador de Tdah e sofremos todos com seus atrasos.

    ResponderExcluir