"De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça, de tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar da virtude, a rir-se da honra, a ter vergonha de ser honesto."
RUI BARBOSA

terça-feira, 11 de outubro de 2011

147- Ajudando os estudantes com TDAH que são aprendizes visuais, auditivos e tácteis.

Qual é o estilo de aprendizagem do seu filho? Ajude seu estudante com TDAH a ter sucesso escolar focalizando nos métodos de estudo que utilizam seu modo de aprender visual, auditivo ou táctil. Pelos Editores de ADDitude.

Cada criança tem seu próprio estilo de aprendizagem – um modo único de obter e processar a informação. Muitas crianças – especialmente os alunos com TDAH – usam todos os seus cinco sentidos para aprender, mas frequentemente usam mais um sentido do que os outros.
“Aprendizes visuais” preferem ler ou observar. “Aprendizes auditivos” se saem melhor falando e ouvindo. “Aprendizes tácteis e cinestésicos” se beneficiam mais da abordagem com as mãos.
Descubra como o seu filho com TDAH aprende melhor para criativamente ajudar em seu sucesso escolar.

Se o seu filho é um aprendiz visual:
Faça com que ele digite as notas de aula ou o trabalho de casa com letras de vários estilos, cores e tamanhos.
Use cartões, desenhos e diagramas para ajudá-lo a estudar para uma prova.
Peça ao professor para passar os trabalhos de casa por escrito. Em casa, faça uma lista das instruções, tabelas e rotinas.
Utilize palavras cruzadas, charadas, anagramas e outros jogos de palavras.
Se o seu filho é um aprendiz auditivo:
Faça com que ele leia as anotações e o material de estudo em um gravador, como se ele fosse um disc-jóquei ou um locutor esportivo. Isto manterá o interesse dele quando fizer a revisão para uma prova.
Faça com que ele diga as tabuadas de multiplicação e outros fatos no ritmo de sua música favorita.
Permita que ele estude com um companheiro ou com alguns colegas de classe.
Procure as versões em áudio dos livros que estiver lendo em classe ou por prazer. Seu filho é candidato a pedir emprestados alguns livros de texto da “Recording for the Blind & Dyslexic” (só nos Estates, pessoal) por uma modesta taxa anual de associado – ou a obter uma gravação de livros que não sejam de texto, sem custo, do National Library Service (também, só lá no primeiro mundo, turma).
Se o seu filho é um aprendiz táctil ou cinestésico
• Arrume blocos, confeitos ou cartas de baralho para usar na computação de problemas de matemática; dê peças de jogos de montar ou de cereais em forma de letras do alfabeto, para formar as palavras.
Crie experiências de aprendizagem palpáveis – passeios na natureza, experimentos científicos etc.
Faça com que ele encene fatos históricos ou da literatura.
Explore os vários materiais e técnicas para os trabalhos – uma colagem, dioramas, ou construções em argila.

Nenhum comentário:

Postar um comentário