"De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça, de tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar da virtude, a rir-se da honra, a ter vergonha de ser honesto."
RUI BARBOSA

sábado, 27 de abril de 2013

279- TDAH (ADHD) e os Rituais da Hora de Dormir: O Que Fazer e o Que Não Fazer.


 
Você pensa que uma taça de vinho o ajudará a controlar sua mente TDAH antes de ir dormir? Errado! Aprenda o que todo adulto com déficit de atenção pode fazer para adormecer mais rapidamente e para dormir melhor a noite toda. Por William Dodson, M.D.

Muitos adultos e crianças com transtorno de déficit de atenção têm dificuldade para adormecer e para continuar dormindo. O sono pode ser facilmente interrompido pela inquietação mental e física, o que, por seu lado, pode causar impacto no tratamento do TDAH de uma pessoa.

Use essas dicas fáceis para dormir e para obter uma melhor noite de sono, todos os dias.

Bebidas

Faça: Beba leite morno. O leite contém triptofano – o mesmo sedativo natural encontrado na carne de peru – e pode fazer efeito mesmo para a mente TDAH mais ocupada.

Não faça: Bebidas alcoólicas. A digestão do álcool pode prejudicar sua capacidade de permanecer dormindo, e pode resultar em frequentes despertares. O álcool é diurético, e pode também provocar frequentes visitas ao banheiro durante a noite.

Cafeína

Faça: Beba chá de camomila. A camomila tem uma propriedade sedativa leve, que aumenta quando combinada com o efeito calmante de um líquido quente.

Não faça: Não consuma nada que contenha cafeína (incluindo café, chá cafeinado e chocolate) menos do que quatro horas antes de se deitar. Além de ser um estimulante, a cafeína, como o álcool, também é um potente diurético que pode provocar a necessidade de acordar para ir ao banheiro.

Tomar banho e comer

Faça: Tome um banho quente, de chuveiro ou banheira, uma hora antes de se deitar. Isso aliviará e relaxará seus músculos e avisará seu corpo de que está na hora de ir dormir.

Não faça: Não coma muito. Pode demorar até quatro horas para você completar a digestão, o que pode mantê-lo acordado. Então, coma mais cedo.

Faça: Coma pequenas porções. Quando você fica sem comer por longos períodos de tempo, seu corpo manda sinais para aumentar os níveis de açúcar em seu sangue.

Medicamentos e doenças.

Não faça: Não tome determinados remédios antes da hora de ir dormir. Muitas medicações de venda livre contêm uma boa dose de cafeína – tanto quanto em uma xícara de café! Alguns remédios para asma, enxaqueca e resfriados, e antidepressivos, também podem contribuir para a insônia.

Faça: Procure uma avaliação e tratamento para a síndrome das pernas inquietas. O nome desse transtorno comum do sono refere-se à incômoda sensação nas pernas do portador, que causa uma necessidade de se mexer e torna difícil pegar no sono.

Um comentário:

  1. Eu costumo trabalhar o dia todo com coisas criativas, então a cabeça fica a mil por hora antes de dormir. Uma coisa que funciona comigo é ouvir música pelo menos durante meia hora, na cama, e tentar me concentrar nela. A música ajuda a focar o pensamento e, assim, diminuir a atividade mental. Recomendo muito Mozart sinf 25, sinf 40, Requiem, e as sonatas para piano. A Arte da Fuga, de Bach é excelente também, principalmente porque as notas dão uma ilusão de movimento, e é bem fácil se concentrar..

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