1 – A dislexia afeta uma em cada cinco crianças nos Estados Unidos;
2 – A dislexia é a mais comum e dominante dentre todas as dificuldades de aprendizagem conhecidas;
3 – A dislexia é a mais pesquisada de todas as dificuldades de aprendizagem;
4 – A dislexia afeta meninos e meninas em idêntica proporção;
5 – Algumas formas de dislexia são altamente hereditárias;
6 – A dislexia é a principal causa de falência na leitura e de evasão escolar nos Estados Unidos;
7 – O fracasso no aprendizado da leitura é a característica mais compartilhada entre jovens transgressores da lei, nos Estados Unidos;
8 – Está claramente demonstrado que a dislexia está relacionada a diferenças neurofisiológicas da função cerebral. Crianças disléxicas apresentam dificuldades na correlação som/símbolo, na codificação escrita, por causa de diferenças da função cerebral;
9 – A intervenção precoce é essencial para essa população;
10- Entre 5 ½ e 6 ½ anos de idade, a dislexia é identificável, com a probabilidade de 92% de precisão diagnóstica;
11- A dislexia é causada, primariamente, por déficits lingüísticos. Agora, sabemos que:
A dislexia tem como causa uma dificuldade no processamento da linguagem;
A dislexia não é decorrente de problemas visuais; pessoas disléxicas não vêem palavras ou letras de trás para frente;
12- Falência no aprendizado da leitura, causada por dislexia, pode ser altamente prevenida por meio de instrução direta e explícita para o desenvolvimento de consciência fonológica;
13- Ao crescer, crianças disléxicas não superam, por si mesmas, suas dificuldades no aprendizado da leitura, ou dislexia;
14- Dentre as crianças que apresentem problemas no aprendizado da leitura no 1º. ano, 74% delas serão pobres leitores no 9º.ano escolar, e permanecerão com essa dificuldade em sua idade adulta, se não
receberem instrução adequada e explícita em percepção fonológica. Por si memas, crianças disléxicas não superam suas dificuldades no aprendizado da leitura;
15- Evidências de pesquisas demonstram não ser adequado para crianças disléxicas o uso de qualquer método de ensino da leitura que se baseie em técnica de ensino global, através da palavra inteira;
16- Dislexia e Transtorno de Déficit de Atenção - TDA, são dificuldades distintas, e cada uma delas é identificável;
17- Dislexia e Transtorno de Déficit de Atenção freqüentemente coexistem em uma mesma criança, por isto é conveniente que ela seja testada nessas duas dificuldades;
18- Crianças com Dislexia e Transtorno de Déficit de Atenção, correm um risco dramaticamente maior de envolvimento com drogas e de transgressão à Lei, se não receberem assistência apropriada;
19- Testes correntes, com base no “modelo de discrepância”, atualmente utilizados por escolas públicas americanas, com a finalidade de estabelecer legitimidade para serviços de educação especial, não são
marcadores válidos para o diagnóstico da Dislexia.
O TDAH frequentemente aparece associado a outras comorbidades. A DISLEXIA é uma delas.
Blog destinado à divulgação dos diversos aspectos do TDAH e do que mais eu quiser. As opiniões são de responsabilidade dos autores e podem não ser compartilhadas por mim (Dr. Menegucci).. Todo mundo é gênio. Mas, se você julgar um peixe pela sua habilidade de subir numa árvore, ele vai passar a vida toda pensando que é burro..
Assinar:
Postar comentários (Atom)
TDAH 10 coisas para fazer ANTES do início das aulas Um ano letivo bem-sucedido começa em julho (nos Estados Unidos) . Um malsucedi...
-
Atenção a detalhes. Multitarefas. Monotonia. Se você vir essas palavras na descrição de alguma profissão, corra na direção oposta. As car...
-
TDPM, Autismo e TDAH: A comorbidade silenciosa A disforia pré-menstrual (DPM) é uma condição de saúde hormonal que causa problemas g...
-
Por Daniel G. Amen, double-board certified psychiatrist "Um tratamento não serve para todo mundo" Como fundador de seis...
Olá , parabéns pelo blog, sou Valeria Tiusso,Psicopedagoga e mantenedora do site www.psicopedagogavaleria.com.br, onde ministro oficinas de atualização profissional na área da psicopedagogia e comercializo materiais de apoio psicopedagógico e venho lhe propor uma parceria , você faz uma visitinha e se gostar do site disponibiliza em seu blog o logotipo do site que posso lhe enviar, coloca o link em cima e escreve embaixo as palavras Oficinas e Materiais, e em contra partida eu disponibilizo o seu link em meu site na página só de blogs das minhas parcerias, e você concorrerá a um sorteio, todo mês, de uma vaga totalmente grátis até o final do ano, para realizar uma oficina 0n-line com direito a certificado, e ainda terá descontos nas aquisições no site. Caso aceite a idéia, assim que disponibilizar o link me avise para colocar o e-mail no sorteio e disponibilizar seu logo em meu site. E mais te enviar uma senha da oficina de brinquedoteca, totalmente de cortesia.
ResponderExcluirAbraços
Valeria
11-44853310