O que a
Associação Brasileira de Déficit de Atenção recomenda aos professores para
lidar eficientemente com os alunos portadores de TDAH
O TDAH E OS
PROFESSORES
Essas
recomendações podem ser vistas no site de ABDA http://www.tdah.org.br
Antes de
qualquer coisa, os professores devem fazer uma avaliação dos pontos abaixo:
Qual é a
dificuldade mais importante do aluno portador de TDAH?
O que mais
atrapalha no desempenho escolar daquele aluno?
Ao conseguir
responder essas perguntas, o professor cria melhores condições para traçar as
estratégias que aplicará em sala de aula. Quando se conhece aquilo que de fato
tem atrapalhado o bom desempenho de um determinado aluno fica mais fácil pensar
em soluções viáveis e eficazes.
Depois
disso, o segundo passo importante é saber distinguir o que o portador é capaz
de fazer do que ele não é (principalmente ao lidar com comportamentos
disruptivos) e assim não criar expectativas irreais. Talvez essa seja uma das
partes mais difíceis, mas não desanime, observar o aluno e estudar sobre o TDAH
são as melhores formas de se preparar para fazer essa distinção sobre o que é
sintoma e/ou consequência do transtorno daquilo que não é. Nesse sentido,
cuidado para não repreender o tempo todo: sintomas primários NÃO podem ser
punidos!
Recompensar
progressos sucessivos em vez de esperar pelo comportamento perfeito é uma dica
de ouro! Independente de ser portador de TDAH, essa dica deve valer para todos
e para todo processo de mudança importante. Para o TDAH é ainda mais válido
porque os portadores tem mais dificuldade em lidar com recompensas em longo
prazo.
Não deixar
flutuações de humor ou cansaço interferirem no trabalho de inclusão e agir da
mesma forma mesmo quando as situações se modificam. Na implementação das
estratégias de sala de aula o papel do professor é de extrema importância, é
quase imensurável a diferença que um professor informado e motivado
corretamente pode fazer para seus alunos!
Todos os
recursos abaixo podem e dever usados para os alunos portadores de TDAH.
Construí-los de uma forma divertida e em grupo com os alunos ajuda ainda mais a
engajá-los na importância de tais ferramentas.
Lembretes em
agendas e/ou cadernos
Listas de
tarefas
Anotações em
provas e trabalhos
Quadro de
Avisos e cronogramas, servindo como ferramentas organizadoras de horários e
datas importantes.
Outra dica
ainda dentro dessa dica é eleger juntos com os alunos alguns representantes
para serem responsáveis por cada um desses recursos.
O importante
é o resultado e não o processo. Esse é um dos conceitos da educação inclusiva
que não pode ser perdido de vista. O ideal não é tentar encaixar a todo custo
um aluno com especificidades em um modelo educacional que mais dificulta do que
facilita o aluno portador de TDAH a desenvolver sua competência.
Conversar
com a criança e seus pais sobre o método mais fácil de estudo em casa. Isso
facilita muito a vida dos portadores. Proponha aos pais alguns “experimentos”
de formas de estudos diferentes até que seja encontrada a mais adequada para
aquele aluno, contanto que inclua uma programação de estudo com intervalos e
assim não acumular matéria.
Ambientes
com muitas coisas que distraem e muitos estímulos externos devem ser evitados.
Uma sala de aula deve contar apenas elementos necessários para a situação de
aula daquele momento. Murais com muitas informações ficam mais bem colocados
nos corredores por exemplo. Músicas ou barulhos externos com frequência também
devem ser evitados.
No ambiente
escolar, evitar instruções muito longas e parágrafos muito extensos! Isso
certamente será apreciado e facilitará o aprendizado de todos os alunos sem
exceção.
Por exemplo:
Provas com enunciados longos funcionam muito mais como "armadilha" do
que uma tentativa de esclarecimento da pergunta. Espaço entre as perguntas e
clareza nas instruções são imprescindíveis para uma melhor realização de
provas.
Uma boa
forma de envolver todos os alunos e principalmente os portadores de TDAH é
solicitar que um aluno a repita a instrução que você acabou de dar para a
realização de uma determinada tarefa (alternância entre os alunos / aumenta a
atenção de toda a turma)
Atividades
que exijam maior integridade da atenção sustentada devem ser feitas
preferencialmente no início da aula, ou seja, as tarefas que demandem mais
atenção contínua por um período de maior devem ser priorizadas e assim serem
feitas no início da aula.
Por exemplo:
Provas deverão acontecer no primeiro tempo de aula. No último tempo o aluno já
teve várias aulas, de várias matérias, que acabam funcionando como elementos de
distração e podem prejudicar todos os alunos, especialmente os portadores
desnecessariamente.
Conscientizar
os alunos portadores de TDAH do tipo de prejuízo que o comportamento impulsivo
pode trazer tanto para ele quanto para o grupo. Os portadores precisam se dar
conta de que interromper a fala da professora ou o andamento das atividades
pode ser altamente improdutivo para ele e para o grupo. Isso deve ser feito
individualmente e de forma que não culpe o aluno. Apenas sirva como uma
conversa esclarecedora.
Excelente orientação aos professores que recebem alunos sem quase nem uma orientação sobre essas alterações de comportamento cognitivo. Obrigada,dr .
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