Testes
padronizados podem intimidar e perturbar qualquer estudante. Quatro dicas para
ajudar estudantes do colegial com TDAH e dificuldades de aprendizagem a se saírem
melhor. Por Eric Bjerstedt
Qualquer que
seja o teste, SAT, PSAT, ou ACT (testes do ensino americano), realiza-lo é uma
situação de grande pressão para qualquer aluno. Mas, para quem tem TDAH ou uma
dificuldade de aprendizagem, esses testes são especialmente desafiadores.
Os testes
padronizados são realizados por longo período de tempo (quatro horas e meia),
com poucos e curtos intervalos – não exatamente a receita de sucesso para o
estudante que tem TDAH. Mesmo assim, ainda há meios de se preparar.
Treine em
situação semelhante
O lugar em
que o teste é feito provavelmente será cheio de distrações: tosse e espirros
dos outros alunos, barulho de papéis, os passos intermináveis do fiscal – sem mencionar
a vista da janela.
Tampões de
ouvido podem ajudar (mas somente os coloque após o fiscal ter falado as
instruções para preencher os testes). Entretanto, a melhor maneira é se
preparar para fazer o teste em um ambiente semelhante, tal como um café cheio
de gente, ou a sala principal da sua biblioteca. Isto lhe permitirá se
acostumar a trabalhar em ambiente cheio de distrações antes da data da prova
verdadeira.
Leia somente
o que precisa ler
A leitura das
passagens de compreensão tende a ser longa e cheia de informação desnecessária.
Evite perder o foco lendo somente a primeira e a ultima sentença de cada
parágrafo. Isto lhe dará a ideia geral e o preparará para responder questões
sobre os temas principais.
Para
questões sobre palavras ou linhas específicas, encontre-as na passagem e leia o
texto ao redor delas. Raramente haverá uma questão que requeira conhecimento de
mais do que poucas linhas de texto em cada vez, e esta abordagem lhe permitirá
focalizar somente a informação relevante.
Planeje seu
trabalho escrito antes de escrever
As pessoas
que darão notas ao seu teste levarão apenas alguns minutos para avaliar a sua
tese, os argumentos que dão suporte e a conclusão, então, é crucial que seu trabalho
siga uma estrutura tradicional. Estudantes com TDAH podem achar difícil
organizar seu pensamento, mas se você tiver sua tese e ao menos dois pontos de
apoio antes de começar a escrever, você mais dificilmente será desviado da
argumentação que está tentando fazer.
Além de ser
formatado convenientemente, certifique-se de que seu trabalho utilize a
gramática e o vocabulário corretos. Não perca tempo querendo impressionar com
palavras que você não tem certeza de como se escrevem. Permanecendo com a
linguagem familiar, você eliminará outra distração e obterá mais tempo para
cuidar da estrutura do trabalho.
Reserve
tempo para checar duas vezes
Cada sessão
do teste precisa ser completada em determinado tempo, então, use um relógio em
sua mesa para ajudar a ficar atento. Muitos estudantes – especialmente os que
têm problemas de impulsividade – não têm o hábito de revisar e corrigir seu
trabalho escrito. Porém, somente uma revisão do seu trabalho poderia detectar
erros de ortografia e de gramática, os quais poderiam diminuir sua nota.
Para as
outras sessões, divida o número de minutos que você tem pelo número de
questões; se estiver gastando mais do que o tempo designado, você estará ou
pensando muito ou não sabendo a resposta. Se puder eliminar uma ou mais
respostas, faça uma escolha e passe para a questão seguinte.
Nenhum comentário:
Postar um comentário