Crianças com TDAH geralmente precisam de esquemas consistentes para ajudá-las a ser pontuais em casa e na escola porque boa estrutura cria bom comportamento nelas. Por Peter Jaksa, Ph. D.
Todos os
pais de crianças com TDAH já ouviram a rotina sobre rotinas: Crianças precisam
de estrutura, e crianças com TDAH precisam mais ainda. As chaves para conseguir
o auxílio na organização do TDAH que você precisa: crença no poder das rotinas
da família e no compromisso de longo prazo com elas.
Você já
ouviu antes: Estabeleça uma rotina matinal para que as crianças TDAH saiam para
a escola no horário certo. Mantenha a tarefa escolar sempre no mesmo horário e
no mesmo local, diariamente. Faça alguma coisa divertida para relaxar antes de
uma hora certa para se deitar.
No papel,
isso parece básico. Mas, quando você está criando uma criança com dificuldades
reais de atenção no mundo real, estabelecer e manter tais rotinas pode parecer
totalmente sem esperança. No entanto, há esperança – até felicidade – em vista.
Muitos pais
bem intencionados começam entusiasmadamente a estabelecer a estrutura que seus
filhos necessitam. Porém, muitos desistem depois de algumas semanas (ou mesmo
dias) porque as rotinas não estão funcionando. “Billy simplesmente não escuta.
Ele não quer continuar com elas. Todo dia é uma guerra, e estamos todos
cansados. Há alguma coisa mais que possamos fazer?”
Geralmente,
as rotinas não funcionam porque os pais desistem muito depressa. Para tornar a
estrutura realmente eficiente, as rotinas precisam ser vistas e utilizadas não
apenas como estratégias de comportamento, mas como um estilo de vida.
Benefícios
Múltiplos
As rotinas
modificam a vida positivamente em dois níveis. Quanto ao comportamento, elas
ajudam a melhorar a eficiência e o funcionamento diário. Pode não ser sempre
óbvio, mas as crianças querem e precisam de rotinas. Uma agenda previsível
oferece estrutura que ajuda as crianças a se sentirem protegidas e seguras.
Construindo uma rotina, você envia uma mensagem que diz, “É assim que fazemos
as coisas”. As rotinas tornam as atividades diárias gerenciáveis, permitindo
que seu filho preste atenção em uma coisa de cada vez.
Além disso,
toda sua família se beneficiará psicologicamente com um regime estruturado.
Pais e filhos sentem a diminuição do estresse quando há menos drama sobre quais
os horários em que você vai comer e onde você vai se sentar para fazer as
Lições de
Casa.
O que vem em
seguida é uma casa tranquila, que reforça as relações familiares. E a
identidade familiar é solidificada por rotinas nas quais todos desempenham um
papel (Ana arruma a mesa, Brian lava os pratos). A mensagem é: Somos uma
família que almoça junto; somos uma família que lê junto; somos uma família que
reserva tempo planejado para as lições de casa e para as outras
responsabilidades.
Nessa época
frenética, pode parecer impossível estabelecer um estilo de vida estruturado.
Todo mundo está sob esquemas: trabalho, escola, recreação, lições de música,
aulas de futebol etc. Ainda assim, nestes tempos, a estrutura torna-se mais
importante. A recompensa: maior produtividade para seu filho, assim como melhor
saúde e relacionamentos para a família.
Uma revisão
de 50 anos de pesquisa psicológica, publicada recentemente no Journal of Family
Psychology, mostra que mesmos os bebês e os pré-escolares são mais sadios e
mostram comportamento mais controlado quando há rotinas previsíveis na família.
Rotinas
eficazes criam compromisso e consistência, com todos os adultos da família
constituindo uma frente unida. As rotinas devem ser estabelecidas quando as
crianças são pequenas e devem ser aplicadas consistentemente conforme elas
cresçam – mas, nunca é tarde para começar. Acima de tudo, não desista.
Aqui estão
algumas sugestões e algumas rotinas para ajudá-lo a começar. Naturalmente, você
vai querer ajustá-las de acordo com a idade e a maturidade do seu filho, dos
comportamentos específicos com que você está lidando e com a personalidade e as
necessidades da sua família. Conforme você estabeleça suas rotinas, lembre-se
de que o sucesso exige tempo – às vezes meses ou anos. Mas, os benefícios
permanecerão pela vida a fora.
Combatendo a
desorganização na escola
Boas
Manhãs
A meta das
rotinas matinais é deixar todos prontos e fora de casa na hora certa. As
preparações feitas na noite anterior, tais como banho, aprontar a mochila de
livros, separar as roupas, ajustar o despertador e fazer o lanche são cruciais
para estabelecer uma rotina matinal suave.
Como muitas
crianças (e adultos) com TDAH são altamente distraídas e impulsivas, evite os
estímulos que possam chamar sua atenção e desviá-las da rotina combinada. Por
exemplo:
1- Não ligue
a TV pela manhã.
2- Não vá
conferir seus e-mails no computador.
3- Ignore a
revista ou catálogo novos até depois das aulas, ou mais tarde, à noite.
Ajuda
para as tarefas de casa
Geralmente
se diz que a única coisa consistente sobre crianças com TDAH é a sua
inconsistência. Isto é particularmente problemático quando se trata do esforço
acadêmico. Nenhuma atividade exige maior estrutura e consistência do que as
lições de casa, quando é posta à prova a capacidade de autocontrole de uma
criança. Sem surpresa, são comuns as batalhas entre os pais e a criança sobre
as tarefas escolares. Porém, uma rotina ajustada para a rotina de estudo
(horário, local e método) percorre um longo caminho para diminuir sua
frequência e intensidade – se não eliminá-las completamente. Para estabelecer
uma rotina de tarefas de casa que melhore a produtividade e aumente o sucesso
acadêmico:
• Estabeleça um horário consistente para início. Isso ajudará seu filho a
adquirir o habito de fazer as tarefas de casa.
• Fique perto do seu filho. Muitas crianças com TDAH se concentram melhor
quando um adulto trabalha com elas ou fique por perto.
• Faça pausas. A distração, a inquietação, a dificuldade de manter a
concentração e a baixa tolerância à frustração – todas típicas do TDAH – são geradoras
de cansaço mental e de tédio.
Pausas
frequentes e curtas, durante as quais é permitido que a criança ande um pouco,
podem ajudar.
• Divirta-se depois. Seu filho terá mais probabilidade de se aplicar nas
tarefas de casa quando ele souber que uma atividade divertida, tal como
praticar um jogo ou ver TV, virá em seguida.
O jantar
está pronto
Por centenas
de anos, os membros da família criaram fortes relacionamentos ao redor da mesa
do jantar. Nesta área de internet e de filmes sob demanda na TV, um ritual de
jantar ainda é benéfico, se não crucial. Enquanto a maioria das refeições dura
somente cerca de 20 minutos (menos tempo do que um seriado da TV), um monte de
coisas boas pode acontecer neste curto tempo. Idealmente, os horários das
refeições devem ser um agradável tempo social, com negócios, escola, ou
problemas familiares deixados fora da mesa. É preciso tempo e trabalho para preparar
uma refeição para a família, e pode ser uma irritação reunir todos na hora
certa, porém, você verá que os benefícios valerão o esforço:
• Os membros da família ficam a par da
vida um do outro.
• Os acontecimentos são discutidos e
os planos são feitos com as sugestões de todos.
• A responsabilidade e a coesão
familiar são encorajadas por simples atos como as crianças porem a mesa e
limpá-la posteriormente.
Boas Noites
Seu objetivo na hora de deitar é ajudar seu filho a relaxar e
a dormir no horário habitual. A pesquisa mostra que as crianças com rotina de
horário regular para deitar dormem mais depressa e acordam menos durante a
noite do que as que não têm rotina. Muitas crianças com TDAH brigam com horário
de deitar porque, simplesmente, ir para a cama as chateia. É hora de dormir,
mas há tanta coisa que elas ainda podem fazer! Rotinas que oferecem recompensas
e atividade divertida enquanto encorajam o relaxamento podem ajudar a superar o
tédio da hora de dormir. Alguma coisa para experimentar:
• Faça um lanche leve e saudável, como
um maçã ou queijo com torta de arroz.
• Pratique um jogo calmo, pouco
estimulante, ou leia um livro.
• Tenha um ritual pessoal de apagar as
luzes.
• Tente fazer com que seu filho se
deite toda noite no mesmo horário.
Não há nenhuma dúvida de que estabelecer rotinas exige uma
grande quantidade de tempo e de esforço. Você pode perguntar “Podemos ter o
tempo e a energia para fazer tudo isso?” Uma pergunta melhor pode ser “Podemos
não ter?”
ADDitude, April/May 2004
Obrigado. Estou iniciando conhecer este universo, tem 5 dias que meu pequeno foi diagnosticado com tdah, e estou buscandobformas de ajuda-lo porque creio quebeu também tenha, estou meio perdida neste processo. :'
ResponderExcluirEntre no site da ABDA - Associação Brasileira de Deficit de Atenção www.tdah.org.br
ExcluirQueria mais detalhes, sou nova messe universo, filho de 8 anos com tdah, eu acredito que twnho tb...
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