Determinando o estilo de aprendizagem do seu filho – Como
maximizar o estilo de aprendizagem do seu filho. Por Karen Sunderhaft.
Você pode já ter identificado o estilo sensorial de
aprendizagem do seu filho – se ele é melhor no processamento da informação
obtida visualmente, auditivamente ou sinestesicamente (por meio do tato ou do
movimento).
Mas, e sobre o estilo cognitivo de aprendizagem dele? Ele
mergulha nas particularidades, ou se afasta para uma visão de conjunto? Ele é
um aprendiz “global”, que vê a floresta, ou um “analítico”, centrado nas
árvores? Determinar como ele aprende permitirá que você apoie suas
potencialidades e ensine estratégias que funcionem para ele.
Através de lentes diferentes
Você já ouviu seu filho comentar sobre um filme e se perguntou
se ele assistiu ao mesmo filme?
Uma criança que vê o mundo de maneira global tende a
“sentir” o filme. Ela prontamente entende o tema e pode dar uma descrição geral
do enredo. Mas, provavelmente ela não poderá lembrar-se de detalhes sobre as
personagens, o fio da história ou o local. Para essa informação, pergunte ao que
aprende de modo analítico. Ele lhe contará a história em grandes detalhes,
contará fragmentos dos diálogos e o que as personagens estavam vestindo em cada
cena. Quando for solicitado um resumo, entretanto, ele não se sairá tão bem.
A mesma distinção é aparente na maneira como as crianças
enfrentam as tarefas. Antes de iniciar um jogo de quebra cabeças de montar, por
exemplo, o que aprende de maneira global estuda a figura da caixa em relação ao
conteúdo, desenho e cores. Em contraste, o que aprende de modo analítico
examina as peças do quebra cabeças e começa a juntá-las antes de olhar a
figura.
Em sala de aula
Para se organizar ou para fazer provas, o que aprende de
modo analítico tem potencialidades e necessidades diferentes das de uma criança
cuja abordagem seja global. Eis aqui o que você deve saber e como poderá
ajudar.
O aprendiz analítico:
• prefere terminar uma tarefa antes de
começar outra.
Elogie-o por um trabalho bem feito e ajude-o a prosseguir
mantendo uma escala ou lista de checagem diária.
• trabalha melhor sem distrações.
Propicie um local de trabalho silencioso e encoraje-o a
escrever as perguntas e a evitar interrupções em sua concentração.
• precisa achar um significado e a relevância do que está
aprendendo na escola.
Se o professor não faz essas conexões, tenha uma conversa
em casa.
• prefira testes de múltipla escolha do
tipo verdadeiro/falso.
Crie testes práticos que incluam respostas longas ou
dissertações.
O aprendiz global:
• precisa ver a grande paisagem antes de
se focalizar nos detalhes.
Para ajuda-lo a fazer as duas coisas, especifique os
fatos a valorizar antes de começar a leitura. Se ele perde os detalhes durante
a leitura, faça-o utilizar um gravador em sala de aula, para que possa escutar
novamente.
• tende à procrastinação.
Ajude-o a iniciar uma tarefa e fique checando seu
progresso. Trabalhar com outra pessoa pode ajuda-lo a se manter atento.
• deixa as tarefas sem terminar ou vai
logo para a parte criativa.
Providencie uma lista de checagem passo-a-passo para
mantê-lo na atividade.
• prefere testes que exijam experiências
em vez de uma lista de fatos.
Realce os fatos importantes no material de estudo. Ensine
a ele estratégias para fazer as provas ou testes, tal como usar o processo de
eliminação em testes de múltipla escolha.
Nenhum comentário:
Postar um comentário