continuação da 3a. parte (postagem 315)
31- Teste diferentes formas de disciplina.
Fique na linha divisória entre ser muito rigoroso e ser
muito leniente. Faça uso da resolução de problemas e da negociação para dar ao seu
filho estímulo e responsabilidade. Tente uma estratégia, avalie, e reformule
conforme seja necessário.
32- Não fale muito.
Deixe as emoções se acalmarem antes de falar com seu
adolescente. Sempre escute mais e fale menos.
33- Mantenha a comunicação com seu cônjuge.
Os pais devem exercer o mesmo grau de disciplina, e cada um
deve apoiar o outro. Isso evita que o adolescente jogue um contra o outro.
34- Planeje com antecedência.
Saiba quais problemas são mais importantes e não são
passíveis de negociação. Discuta-os e fale das suas expectativas - e estebeleça
as consequências.
35- "Vou pensar nisso".
Se o seu filho disser que tem de comprar um brinquedo antes
de ir para a escola, essas três palavras desviam a discussão do modo
"tenho de dar uma resposta agora".
36- Ignore os problemas menores.
O lar se torna um campo de batalha quando os pais reclamam
de seus filhos a respeito de tudo.
37- Não chute cachorro morto.
Se a sua criança com TDAH já pagou pelo seu delito ou por
sua falha (perdeu sua nova câmara digital, por exemplo) ou foi castigada por um
professor ou pela polícia, pergunte a si mesmo "Será necessária uma nova
consequência, ou eu estou querendo apenas me vingar?".
38- Não encare as brigas pessoalmente.
Ignore os protestos do seu filho do tipo "você não
confia em mim". Monitoramento é uma obrigação dos pais. Espere a reação e
não se magoe com ela.
39- Demonstre seu amor.
Quando seu filho aparece na porta você rosna ou sorri? Você
faz uma crítica ou demonstra seu afeto? Deixe seu olhos se enxerem de luz e
torne suas palavras carinhosas. Deixe os problemas em banho-maria.
40- Não pergunte, fale.
Não comece suas solicitações com "Você se
importaria?" ou termine-as com "OK?". Em vez disso, dê ordens
simples e claras, como "Por favor, pegue seu casaco que está no
chão". Se o seu filho não responder ao seu primeiro pedido, tente dizer de
outra maneira. As crianças respondem de modo diferente às solicitações, assim,
dizer as coisas de maneiras diferentes pode levar a uma resposta melhor da sua
criança com TDAH do que repetir a pergunta várias vezes.
continua na 317
ADDitude
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