Crianças com TDAH (transtorno do déficit de atenção e hiperatividade)
podem se beneficiar da prática diária de exercícios antes da escola.
Isto foi
mostrado por um estudo conduzido por pesquisadores americanos, publicado no
"Journal of Abnormal Child Psychology". Os exercícios ajudaram a
diminuir os sintomas do TDAH na sala de aula e em casa.
No seu estudo, cientistas da Universidade Estadual de Michigan (East
Landing) e da Universidade de Vermont (Burlington) incluíram 200 crianças do
ensino fundamental entre o jardim de infância e a segunda série. Uma parte
apresentava sintomas de TDAH e a outra não. Os sujeitos do estudo foram
randomizados para dois grupos que participavam diariamente de exercícios
físicos moderados a vigorosos antes da escola ou de atividades de sala
totalmente sedentárias.
Após doze semanas, todos os participantes do estudo demonstraram melhora
na atenção, menos variações de humor e melhor comportamento social. Contudo, as
crianças com sintomas de TDAH se beneficiaram mais dos exercícios físicos do
que das atividades sedentárias, disse o autor do estudo Alan Smith, da
Universidade Estadual de Michigan.
"Apesar do número de perguntas ainda sem resposta, a atividade
física parece ser um método promissor de intervenção para TDAH com benefícios
bem conhecidos para a saúde geral", disse Smith. Este é outro motivo para
as escolas incorporarem atividades físicas diárias no dia escolar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário