quarta-feira, 15 de outubro de 2014

Pavio curto? Pode ser Transtorno de Oposição e Desafio do Adulto (368)

Pavio curto? Pode ser Transtorno de Oposição e Desafio do Adulto 

TOD geralmente está associado a crises de raiva em crianças indisciplinadas com TDAH. Mas o especialista, Dr. Russel Barkley, explica como é o Transtorno de Oposição e Desafio em adultos com Déficit de Atenção.

Quais são os sintomas do TOD em adultos?

Adultos com TOD (Transtorno de Oposição e Desafio)  se sentem de mal com o mundo, e perdem o controle regularmente, às vezes diariamente. Adultos com TOD se defendem incansavelmente quando alguém diz que eles fizeram algo errado. Eles se sentem mal compreendidos e desamados, restringidos e postos de lado. Alguns se sentem como dissidentes ou rebeldes.

O que causa o TOD em Adultos?

Não está claro. Pode ser que o padrão de rebeldia se instale quando a criança com TDAH está constantemente em atrito com adultos que tentam fazê-las se comportar de um modo que não é permitido pelas suas funções executivas deficientes. Quando as crianças têm os sintomas de TDAH por dois ou três anos, de 45 a 84% delas desenvolvem o TOD, também.

Como o TDAH se relaciona com o TOD em adultos?

Pode ser que os problemas de controle emocional que aparecem com o TDAH tornem mais difícil o controle da raiva e da frustração. A emoção impulsiva associada ao TDAH significa uma resposta mais rápida à raiva, impaciência e baixa tolerância à frustração, o que pode ser a faísca que acende o fogo do TOD. Descarregar e avançar sobre os outros leva a conflitos. Pode ser por isso que os adultos com TOD são mais facilmente despedidos, embora o fraco desempenho no trabalho seja causado mais pelo TDAH.

Como é o TOD em adultos tratados?

Em muitos casos, a medicação estimulante usada para tratar o TDAH também melhora o TOD.

E se a medicação para o TDAH não ajudar?

Matricule-se em um curso de controle da raiva, dado por um profissional de saúde mental em uma clínica de saúde ou em uma faculdade da cidade. "Taking Charge of Anger", um livro de Robert Nay, oferece conselhos práticos que podem beneficiar um adulto com TOD. Alguns adultos necessitam de uma segunda medicação, além dos estimulantes, para o controle do TOD. Aprenda mais sobre o TOD em crianças no site da ADDitude.

Sintomas de TDAH e de Transtorno Bipolar geralmente podem causar confusão - e geralmente coexistem na mesma pessoa. Faça o download de "Is it Bipolar Disorder or TDAH?" [ou leia a postagem número 120 deste blog].

ADDitude

11 comentários:

  1. Trabalho com um jovem de 18 anos com TOD. Não é fácil...quando contrariado, se enfurece com facilidade. Se é obrigado a fazer o que não quer tbém se enfurece e, já aconteceu de causar danos materiais.

    ResponderExcluir
  2. Ele deve ser tratado com medicação apropriada, por um psiquiatra. É fácil passar de danos materiais a agressões físicas.

    ResponderExcluir
  3. Meu marido tem Tod. Quando boa casamos eu não sabia, está sendo um pesadelo. Não quero deixa-los, mas estou enlouquecendo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho passado pelo mesmo problema com meu marido,também tenho medo de enloquecer, sou casada a 18 anos, ele manifestou esse problema com mais intensidade fazem 6 anos.

      Excluir
    2. TB descobri recentemente que meu marido tem TOD. É enlouquecedor mesmo. Nós deixa doente. Não sei o que fazer, a cada dia vejo que a separação e a melhor solução

      Excluir
  4. Como diagnosticar um adulto com tod? Estou desconfiada de que meu marido tem esse transtorno. Existem exames ou apenas observação de comportamento?

    ResponderExcluir
  5. Meu Deus são pessoas literalmente tóxicas adoece a gente.

    ResponderExcluir
  6. Meu marido tem Tod. Estou pra enlouquecer e nao sei se aguento suportar mais. Começou terapia e vai tomar medicação.

    ResponderExcluir
  7. Como descobriu? Quais são os sintomas?

    ResponderExcluir
  8. Minha filha tem. Tudo indica q meu marido tbm tem, mas ele se recusa fazer o tratamento. E está prejudicando muito nosso casamento

    ResponderExcluir
  9. Como vcs sabem que o marido tem TOD? O meu tem bom relacionamento no trabalho, mas é cobrado para ser mais sociável. Ele é muito na dele. Reclama muito, super difícil de agradar, parece nao se importar, contraria tudo, nunca concorda e costuma não mudar de opinião, a religião dele é a única certa, não aceita a minha opinião, questiona tudo, cansa! Em casa tem horas que fica quieto estudando, conversa, interage, mas basta falar algo na hora errada, não fazer o que ele quer ou bater de frente que vira bicho! É impulsivo, grita, quebra,... Tem que pisar em ovos quando der uma opinião.

    ResponderExcluir

  Terapias emergentes para a doença de Alzheimer precoce Michael Rafii, MD, PhD O início da doença de Alzheimer (DA) é caracterizado po...