Oito
motivos pelos quais os professores devem repensar as tarefas de casa
Peça
ao professor do seu filho para avaliar e implementar essas boas
práticas de tarefa de casa, para tornar a noite de estudos mais
simple e mais eficaz, para todos. Por Sandra Rief, M.A.
Os
professores de crianças com TDAH e Dificuldades de Aprendizagem
deveriam ter em mente que essas crianças precisam de mais tempo para
fazer as tarefas de casa do que seus colegas neurotípicos(= normais). O que uma
criança sem TDAH ou Dificuldade de Aprendizagem faz em 15 ou 20
minutos, frequentemente leva de 3 a 4 vezes mais tempo para uma
criança com TDAH.
Menos
estresse, por favor.
Além
disso, os professores deveriam estar atentos para o fato de que as
famílias têm conflitos em sua casa em relação às tarefas de
casa. Em famílias com crianças com TDAH, o estresse em relação às
tarefas de casa é intenso, tornando o relacionamento pais/criança
estressante. Aqui estão oito dicas de sala de aula para tornar mais
produtivas as tarefas de casa:
1-
Seja receptivo aos pais que relatam grande frustração em relação
às tarefas de casa. Esteja disposto a fazer ajustes, de modo que os
alunos gastem um tempo razoável para fazer suas tarefas.
2-
Entenda que os alunos com TDAH que recebem medicação durante o dia
escolar (para ajudá-los a se manterem focalizados e ligados no
trabalho) geralmente não recebem medicação à noite. Os alunos com
TDAH estão na sala de aulas durante seu tempo ótimo de
produtividade, e ainda assim não conseguem completar suas
atividades. Não é razoável pensar que os pais sejam capazes de
fazer com que seu filho produzam em casa, à noite, o que não foram
capazes de produzir na escola.
3-
Muitos professores têm o costume de mandar para terminar em casa o
trabalho não completado em classe. Evite ou reduza isso ao mínimo,
se possível. Em vez disso, proporcione as modificações necessárias
para os alunos com TDAH, de modo que trabalho de classe seja trabalho
de classe e tarefa de casa seja tarefa de casa.
4-
A tarefa de casa é um tempo para revisar e praticar o que os
estudantes aprenderam em classe. Não dê tarefas que envolvam
informação nova, que se espera seja ensinada pelos pais.
5-
Tarefa de casa não deve ser muita tarefa. Faça a tarefa de casa ser
elevante e com propósito, de modo que o tempo gasto nela reforce as
habilidades e conceitos que você já ensinou.
6-
Nunca dê mais tarefa de casa como punição para mau comportamento
na escola.
7-
Designe colegas de estudos que sejam responsáveis e dispostos a
serem contatados depois das aulas, para os alunos com TDAH.
8-
Faça as adaptações das tarefas de casa para cada estudante.
Pergunte a si mesmo "O que eu quero que os alunos aprendam com
essa tarefa?", "Esse aluno pode entender todos os
conceitos sem ter de fazer tudo por escrito?", "Ele pode
demonstrar que entendeu por meio de um formato mais motivador?".
Nenhum comentário:
Postar um comentário