quarta-feira, 15 de março de 2023

 

TDAH - 21 perguntas para fazer seu filho se abrir sobre a escola

"Como foi o seu dia?" "Ótimo! " Não é exatamente uma conversa esclarecedora, é? Infelizmente, muitas crianças com TDAH não aproveitam a oportunidade para conversar com a mãe e o pai sobre como foi o dia na escola - especialmente se foi ruim. Veja como os pais podem incentivar uma melhor comunicação (dica: comece fazendo as perguntas certas). Editores de ADDitude

As crianças não gostam de compartilhar seus pensamentos e sentimentos sobre a escola, especialmente se tiveram um dia difícil. Infelizmente, muitas crianças diagnosticadas com transtorno de deficit de atenção e hiperatividade (TDAH) têm muitos dias difíceis na escola. Muitos deles acham a escola um trabalho árduo - sete horas aquém das expectativas e se sentindo mal consigo mesmos. Quem gostaria de falar sobre essas experiências todos os dias?

Liz Evans, mãe de três filhos e ex-educadora que escreve no blog Simple Simon and Company (simplesimonandco.com), queria tirar mais proveito de seus dois filhos de boca fechada, Simon e Grace. Quando ela perguntou como estava a escola, eles resmungaram “Bem” ou “Bom”. Nada mais.

Evans queria mais feedback, como muitos pais fazem. Então, ela escreveu no blog uma lista de perguntas a serem feitas para que eles falassem. De acordo com Evans, algumas perguntas levaram a conversas interessantes, respostas hilárias e insights sobre como seus filhos pensam e se sentem sobre a escola. Sua estratégia de perguntas e respostas funcionou. Simon e Grace começaram a falar frases completas. Se seu filho está quieto sobre a escola, experimente algumas das perguntas de Evans sobre ele ou ela:

    1. Qual foi a melhor coisa que aconteceu na escola hoje? (Qual foi a pior coisa que aconteceu na escola hoje?)

    2. Diga-me algo que te fez rir hoje.

    3. Com quem você gostaria de sentar na sala de aula? (Com quem você não gostaria de sentar na aula? Por quê?)

    4. Qual é o lugar mais legal da escola?

    5. Diga-me uma palavra estranha que você ouviu hoje (ou algo estranho que alguém disse).

    6. Se eu ligasse para sua professora hoje à noite, o que ela me diria sobre você?

    7. Como você ajudou alguém hoje?

    8. Como alguém te ajudou hoje?

    9. Diga-me uma coisa que você aprendeu hoje.

    10. Quando você foi mais feliz hoje?

    11. Quando você ficou entediado hoje?

    12. Se uma nave alienígena chegasse à sua classe e transportasse alguém, quem você gostaria que eles levassem?

    13. Com quem você gostaria de brincar no recreio e com quem nunca brincou antes

    14. Conte-me algo bom que aconteceu hoje.

    15. Qual palavra seu professor mais disse hoje?

    16. O que você acha que deveria fazer/aprender mais na escola?

    17. O que você acha que deveria fazer/aprender menos na escola?

    18. Com quem na sua classe você acha que poderia ser mais legal?

    19. Onde você mais joga no recreio?

    20. Quem é a pessoa mais engraçada da sua turma? Por que ele/ela é tão engraçado

    21. Qual foi a sua parte favorita do almoço?

As respostas favoritas de Evans vieram das perguntas 12, 15 e 21. A pergunta "alienígena" oferece às crianças uma maneira não ameaçadora de dizer quem elas prefeririam não ter em sua classe e incentiva uma discussão para perguntar por que, potencialmente revelando problemas que você não sabia. não sei.

Quando fiz a pergunta 3”, diz Evans, “descobri que uma de minhas filhas não queria mais se sentar ao lado de uma melhor amiga na sala de aula — não por desejo de ser má, mas na esperança de que ela fosse a oportunidade de trabalhar com outras pessoas.”

À medida que meus filhos crescem”, diz Evans, “sei que terei que me esforçar mais para me manter engajada com eles — mas o trabalho valerá a pena.

ADDitude


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