segunda-feira, 7 de novembro de 2022

 

TDAH - Deficiência de Aprendizagem Não Verbal


Guia do professor para DANV (NVLD): como apoiar alunos com deficiência de aprendizagem não verbal


A deficiência de aprendizagem não verbal provavelmente não é o que você pensa que é. A dificuldade de aprendizagem afeta o raciocínio espacial, que se traduz em desafios variados em sala de aula, desde padrões de dificuldade de aprendizagem em matemática até a compreensão da mensagem principal de uma história. Professores, usem essas estratégias para apoiar os alunos com NVLD. Por Amy Margolis, Ph.D. 7/nov/2022


Perdendo a visão do todo. Dificuldade para aprender sequências e padrões. Tornando-se facilmente distraído. O que esses comportamentos têm em comum? São todos sinais comuns de deficiência de aprendizagem não verbal (NVLD ou NLD), uma condição pouco compreendida, caracterizada por défices no raciocínio visuoespacial que levam ao prejuízo no funcionamento social e/ou acadêmico.

Por muitas razões – desde o nome não tão preciso da condição, até sua frequente coocorrência com outras condições – o NVLD é amplamente mal compreendido, negligenciado e mal diagnosticado. Ao mesmo tempo, acredita-se que o NVLD afete até 3% das crianças e adolescentes.

Os sintomas do NVLD são extensos, afetando os alunos de maneiras que a maioria dos professores pode não perceber. No entanto, as crianças com NVLD precisam de intervenções que visem todas as áreas afetadas pela doença.

NVLD: Recursos e Desafios

Para apoiar os alunos com NVLD, os professores devem primeiro entender o que é NVLD e o que não é, e como a condição pode se manifestar.

NVLD é um transtorno do neurodesenvolvimento proposto (o que significa que não é um diagnóstico oficial). Foi nomeado como tal para distingui-lo dos problemas de aprendizagem verbal baseados na linguagem, como a dislexia. Crianças com NVLD não são não-verbais; na verdade, eles podem ter habilidades verbais de médias a fortes. Portanto, um nome mais apropriado para essa condição seria “distúrbio de aprendizagem visuoespacial do desenvolvimento”.

Os défices de raciocínio visuoespacial do NVLD têm sido associados a distúrbios no funcionamento dos circuitos neurais que suportam o processamento visuoespacial. Esses défices visuoespaciais estão associados às seguintes dificuldades:


Entender as Relações Parte/Todo

Uma criança com NVLD pode…

  • evitar quebra-cabeças, LEGOs e outras atividades que dependam da organização de peças pequenas em partes maiores.

  • ter problemas com conceitos matemáticos, como maior/menor que, frações, etc.

  • lutar para identificar a ideia principal da história que leram (embora possam contar detalhes).

  • mostrar dificuldade em entender causa e efeito.

Manipular Objetos no Espaço

Défices de habilidades motoras finas e grosseiras são comuns em NVLD. Isso pode dificultar amarrar sapatos, usar tesouras, segurar um lápis, usar utensílios e até equilibrar o corpo.

Pensar em objetos e posição em abstrato também é um desafio. Alunos com NVLD podem ter dificuldade em pensar e identificar formas geométricas e seguir mapas bidimensionais.


Sequências e Padrões de Aprendizagem

A matemática costuma ser uma matéria difícil para alunos com NVLD, pois eles têm dificuldade para aprender procedimentos, como divisão longa, e aplicar conceitos a problemas de várias etapas.


Outros desafios

O NVLD também, às vezes, está associado a dificuldades e desafios com o seguinte:

  • desatenção e função executiva

  • nova resolução de problemas (dificuldade de pensar fora da caixa)

  • processamento sensorial

  • linguagem pragmática (ou seja, os aspectos sociais da linguagem como tom, sarcasmo, nuance)

  • relacionamentos e interações entre pares

Além disso, as seguintes condições geralmente ocorrem em conjunto com o NVLD:

NVLD: Estratégias para Professores

1. Fornecer instruções explícitas

Devido a possíveis deficiências de linguagem pragmática, os alunos com NVLD podem ter problemas com a inferência. Nesse caso, eles precisam de instruções claras para entender o que se espera deles. A instrução explícita também apoia a atenção e o funcionamento executivo em alunos com TDAH e NVLD.

  • Discuta em detalhes informações transmitidas em conteúdo com alta demanda de processamento visuoespacial, como tabelas, gráficos e outros diagramas.

  • Diga aos alunos exatamente o que fazer em todas as tarefas acadêmicas. “Verifique se há erros de adição e subtração” é mais explícito do que “Verifique novamente seu trabalho”.

  • Para revisar redações, peça aos alunos para garantir que suas frases comecem com letras maiúsculas e terminem com pontos, que eles usaram uma vírgula antes de introduzir o material citado etc. As listas de verificação funcionam bem para ajudar a orientar a atenção do aluno, mas não devem ser excessivamente difíceis para rastrear a partir de uma perspectiva visuoespacial.

  • Forneça guias de estudo explícitos detalhando os tipos de problemas que aparecerão em um teste, acompanhado de exemplos de problemas e respostas. Para um próximo teste de história, por exemplo, os alunos devem saber que terão que escrever redações, interpretar imagens e fornecer respostas curtas.

2. Reforçar as partes para relacionamentos inteiros


Adote uma abordagem todo-partes-todo

Como os alunos com NVLD podem perder a visão geral, o que pode afetar o aprendizado em praticamente todas as disciplinas, eles precisam de ajuda para conectar as informações que aprenderam a conceitos maiores. Não assuma que os alunos serão capazes de estabelecer conexões por conta própria ou que as ligações sejam óbvias.

  • Ao ensinar redação, por exemplo, reforce que o tópico frasal é o “todo” de um parágrafo, que precisa de “partes” (provas de apoio) embaixo dele e que uma sentença conclusiva deve se referir novamente ao todo. Forneça parágrafos modelo e ensaios e faça com que os alunos pratiquem a identificação de componentes-chave.

  • É improvável que as representações gráficas dessas relações sejam tão úteis para alunos com NVLD quanto para alunos com desenvolvimento típico ou para aqueles com outros distúrbios que não envolvem problemas de processamento visual-espacial, como TDAH ou distúrbio de linguagem.

Pratique em várias direções

Os alunos com NVLD geralmente precisam praticar o acesso a informações de vários ângulos para reforçar ainda mais como as coisas se relacionam. Ao revisar palavras de vocabulário para um teste, apresente a palavra aos alunos e peça-lhes que forneçam uma definição e vice-versa. Nas aulas de língua estrangeira, peça aos alunos para traduzir uma palavra para sua língua nativa e vice-versa.


Desenvolva metacognição

Os alunos com NVLD nem sempre sabem quais habilidades e informações devem ser recuperadas de sua caixa de ferramentas mental para responder a uma pergunta, mesmo que já tenham demonstrado proficiência nessa habilidade. Treinar a metacognição, uma função executiva que envolve refletir sobre os próprios pensamentos, pode ajudar.

Incentive os alunos a se fazerem perguntas como: “O que noto sobre esse problema?” e “Que tipo de problema é esse?” enquanto faz a lição de casa ou faz um teste. Dessa forma, eles serão capazes de descobrir quais habilidades devem usar para enfrentar com sucesso o trabalho futuro.


Torne o intangível tangível

Especialmente para matemática e geografia, use manipuláveis como espetinhos de cosinha, modelos 3D e globos ao ensinar conceitos visuoespaciais para ajudar os alunos a entender como as coisas se relacionam umas com as outras.

3. Concentre-se nos pontos fortes

Forneça acomodações e modificações conforme necessário para reduzir as demandas sobre as habilidades com as quais os alunos com NVLD têm mais dificuldade. (Os alunos, é claro, devem passar por uma avaliação abrangente para demonstrar que se qualificam para receber apoios.)

  • Crie perguntas que testem o conhecimento do aluno, não sua deficiência. Evite perguntas que dependam muito da memória de trabalho espacial, habilidades visuoespaciais e habilidades motoras finas ou grossas. Abster-se de formular tarefas de casa e questões de teste de maneiras novas, por exemplo, aquelas que não foram vistas e praticadas anteriormente.

  • Forneça testes em um local separado para minimizar as distrações.

  • Permita que os alunos tenham mais tempo em todos os testes e tarefas. (Para relembrar e aplicar conceitos, verifique seu próprio trabalho, compense distrações, etc.)

  • Dados os défices motores, permita que os alunos digitem respostas e tarefas sempre que possível, ou ditem as respostas usando um software de conversão de fala em texto.


sexta-feira, 4 de novembro de 2022

 

TDAH na pré-escola. Muito cedo para fazer o diagnóstico?


O TDAH é tradicionalmente diagnosticado após os 6 anos de idade. Mas se seu filho, pré-escolar, é anormalmente hiperativo ou impulsivo, novas evidências sugerem que ele pode merecer avaliação e tratamento para TDAH, ainda mais jovem.

Por ARLENE SCHUSTEFF – in ADDITUDE março/2022

TDAH em pré-escolares: Em crianças, quão cedo você pode diagnosticar TDAH?

Ann Marie Morrison suspeitou que seu filho tinha transtorno de déficit de atenção (TDAH ou ADD) quando ele tinha três anos. “Os acessos de raiva de John eram mais intensos do que os de outras crianças de três anos e surgiam do nada”, diz Morrison, de Absecon, Nova Jersey. “Demorava uma eternidade para sair de casa. Ele tinha de se vestir no corredor, onde não havia fotos ou brinquedos para distraí-lo. Ele não conseguia ficar parado e despedaçava todos os brinquedos. Eu carregava cartões de presente na minha bolsa, para que quando ele destruísse um brinquedo na casa de um amigo, eu pudesse entregar um cartão de presente para a mãe, para substituí-lo.”

Quando Morrison discutiu a hiperatividade e o comportamento impulsivo de John com seus médicos, suas preocupações foram descartadas. "Ele é apenas um menino ativo", disseram eles.

Um pediatra disse: 'Mesmo que ele tenha TDAH, não há nada que possamos fazer para o TDAH em crianças menores de 5 anos'”, lembra Morrison. “É como dizer: 'Seu filho tem uma doença grave, mas não podemos tratá-la por mais dois anos'. O que eu deveria fazer nesse meio tempo?” A família mudou-se para outra parte do estado quando John tinha cinco anos e, por acaso, sua nova pediatra era especialista em TDAH. Ela havia sido diagnosticada com TDAH e criou um filho com a doença.

No check-up de John, ela estava fazendo um histórico médico e John, como sempre, não conseguia ficar parado. Ela parou e perguntou: 'Você fez o teste de TDAH para ele?' Eu comecei a chorar. Eu pensei: 'Ah, graças a Deus. Alguém o vê'”, diz Morrison. “Depois de anos sendo dito por parentes que eu precisava discipliná-lo mais, depois de anos me sentindo física e mentalmente exausta e pensando que eu era uma mãe horrível, alguém percebeu com o que estávamos lidando.”

Uma avaliação completa de John, que incluiu informações de professores e familiares, levou a um diagnóstico de TDAH. Logo depois, ele foi medicado, o que o ajudou a se concentrar e melhorou seu controle de impulsos. O tratamento mudou a vida de John e de sua família. “Se John tivesse sido diagnosticado antes, teria ajudado muito”, diz Morrison. “Não sei se lhe daríamos remédio quando ele tinha três ou quatro anos, mas eu teria aprendido técnicas para organizá-lo, discipliná-lo e ajudá-lo a estabelecer uma rotina, sem ter que descobrir sozinho. Se eu soubesse antes que ele tinha TDAH, eu teria cuidado melhor de mim também. Eu não estava preparada. Não é apenas a criança que é afetada pelo TDAH. É toda a família.”

Mary K., de Hillside, Nova Jersey, suspeitava que seu filho, Brandon, também deveria ser diagnosticado com transtorno de déficit de atenção. Em casa, a vida era difícil – como é para muitas famílias com crianças com TDAH.

Brandon desenhava nas paredes e não ouvia nada do que dizíamos. Ele jogava fotos ou talheres pela sala quando estava frustrado, o que acontecia o tempo todo. Nós vivíamos e morríamos pelos humores de Brandon. Se ele estava de bom humor, todos na casa estavam de bom humor e vice-versa. Eu tinha uma criança de três anos cuidando da minha casa”, diz Mary.

No início, Mary e seu marido atribuíram o alto nível de atividade de Brandon a 'meninos sendo meninos'. Mas quando a pré-escola que ele frequentava pediu que a criança de três anos saísse por causa de preocupações com seus comportamentos agressivos e impulsivos, ela começou a suspeitar que um diagnóstico de TDAH era necessário.

Depois que Brandon foi convidado a deixar uma segunda pré-escola – ele perseguiu uma garota pelo playground com uma faca de plástico, dizendo que a “cortaria” – Mary marcou uma consulta com o pediatra de seu filho para perguntar sobre o diagnóstico da pré-escola, com transtorno de déficit de atenção. A resposta de seu médico, no entanto, foi que Brandon era muito jovem para um diagnóstico de TDAH.

Conclusão: Isso simplesmente não é verdade. Em casos extremos como esses, um diagnóstico de TDAH na pré-escola é apropriado – e muitas vezes crítico.

Novas Diretrizes da Associação Americana de Pediatria sobre Diagnóstico e Tratamento de TDAH em Crianças

Hoje, crianças como John e Brandon estão sendo diagnosticadas e ajudadas mais cedo na vida, graças às diretrizes revisadas da Academia Americana de Pediatria (AAP). A  AAP agora recomenda avaliar e tratar crianças com TDAH a partir dos 4 anos. As diretrizes anteriores, lançadas em 2001, cobriam crianças de 6 a 12 anos. As novas diretrizes de 2011, que se estendem até os 18 anos, também recomendam intervenções comportamentais, especialmente para crianças mais jovens.

O comitê da AAP revisou as pesquisas sobre TDAH feitas nos últimos 10 anos e concluiu que há benefícios em diagnosticar e tratar o TDAH em crianças menores de 6 anos”, diz Michael Reiff, MD, professor de pediatria da Universidade de Minnesota, que atuou no comitê que desenvolveu as novas diretrizes.

As diretrizes atualizadas da AAP especificam que os diagnósticos devem descartar outras causas de comportamentos problemáticos ao avaliar condições coexistentes como ansiedade, transtornos de humor, transtorno de conduta ou transtorno de oposição desafiador. Um diagnóstico completo deve incluir informações de pessoas na vida da criança - professores, prestadores de cuidados e familiares imediatos - para garantir que os sintomas de TDAH estejam presentes em mais de um ambiente. Quando uma criança é diagnosticada com TDAH, com base nos critérios do DSM-5, a AAP oferece estas recomendações de tratamento específicas para a idade:

  • Para crianças de 4 a 5 anos, a primeira linha de tratamento deve ser a terapia comportamental. Se tais intervenções não estiverem disponíveis ou forem ineficazes, o médico deve pesar cuidadosamente os riscos da terapia medicamentosa em idade precoce contra aqueles associados ao diagnóstico e tratamento tardios.

  • Para crianças de 6 a 11 anos, recomenda-se medicação e terapia comportamental para tratar o TDAH, junto a intervenções escolares para acomodar as necessidades especiais da criança. As evidências indicam fortemente que as crianças nessa faixa etária se beneficiam ao tomar estimulantes.

  • Para adolescentes de 12 a 18 anos, os médicos devem prescrever medicamentos para TDAH com o consentimento do adolescente, de preferência em combinação com terapia comportamental.


Diagnóstico do TDAH em crianças pré-escolares
(continua na próxima postagem)

terça-feira, 1 de novembro de 2022

 

TDAH (ADHD) O que é transtorno de acumulação?

Definindo características, tratamentos e vínculo com o TDAH

O transtorno de acumulação se desenvolve a partir de vulnerabilidades, problemas de processamento de informações e uma necessidade de econimizar itens, independentemente de seu valor. Pode ocorrer concomitantemente com o TDAH, mas é diferente da bagunça ou desordem do TDAH. Editores de de ADDitude. 26/10/2022

Sinais indicadores de TDAH, como indecisão, distração e impulsividade, podem facilmente dar origem a uma casa ou escritório desorganizado. Para um olho destreinado, a desordem do TDAH pode se assemelhar a um distúrbio de acumulação. Diferenciar essas duas condições relacionadas, mas distintas, requer uma compreensão clara do que é o transtorno de acumulação – e o que não é.

O que é transtorno de acumulação?

O acúmulo é um diagnóstico psiquiátrico aceito que se desenvolve a partir de vulnerabilidades, problemas de processamento de informações e crenças e apegos a posses.

A Associação Psiquiátrica Americana classificou pela primeira vez o transtorno de acumulação como um subtipo de transtorno obsessivo-compulsivo (TOC), no Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM). No entanto, pesquisas revelaram que pessoas com transtorno de acumulação não necessariamente exibem sintomas clássicos de TOC.

No início do manual de diagnóstico, a incapacidade de jogar fora itens sem valor ou desgastados era critério diagnóstico para transtorno de personalidade obsessivo-compulsivo”, diz Randy O. Frost, Ph.D., Harold Edward and Elsa Siipola Israel Professor Emérito de Psicologia no Smith College em Northampton, Massachusetts. “Aprendemos na pesquisa, nos últimos 20 anos, que isso não caracteriza o transtorno de acumulação. Pessoas com transtorno de acumulação guardam coisas que outros podem considerar inúteis. Mas eles também salvam tudo o mais que está em sua posse. Então, o valor real não é o fator determinante na definição.”

Em 2013, o DSM-5 atualizou a definição de transtorno de acumulação para uma condição isolada no espectro do TOC. Quatro critérios de inclusão primários definem a natureza de um transtorno de acumulação.


Critério de Transtorno de Acumulação nº 1

Dificuldade persistente em descartar ou se desfazer de bens, independentemente de seu valor real.

Indivíduos com transtorno de acumulação têm dificuldade não apenas de jogar coisas fora, mas também de se livrar delas vendendo-as, doando-as ou mesmo emprestando-as a outras pessoas. Qualquer coisa que o tire da posse imediata da pessoa é um comportamento difícil para ela”, diz Frost, coautor de Stuff: Compulsive Hoarding and the Meaning of Things e Buried in Treasures: Help for Compulsive Acquiring, Saving, and Hoarding , e Hoarding Disorder: Um guia clínico abrangente.

Esta deve ser uma dificuldade persistente”, continua Frost. “Não é algo que acontece em um período curto, como quando as pessoas ficam inundadas de coisas ou se um familiar falece, e eles herdam muitos bens. Esse comportamento deve persistir por muito tempo para ser considerado um transtorno de acumulação”.


Critério de Transtorno de Acumulação nº 2

Dificuldade persistente devido a uma necessidade percebida de salvar itens e angústia associada ao descarte deles.

Isso não é algo que se acumula porque alguém não tem motivação ou energia para trabalhar com todas as suas coisas. Há uma razão pela qual a pessoa está salvando este item”, diz Frost.


Critério de Transtorno de Acumulação nº 3

A acumulação de bens desordena as áreas de estar ativas e compromete substancialmente o uso pretendido do espaço.

Se alguém tem um sótão, garagem ou armário cheio de coisas, mas as áreas de estar não são afetadas, não seria um distúrbio de acumulação”, diz ele. “É apenas um distúrbio de acumulação se as áreas de estar estão tão desordenadas que atrapalham a capacidade de usar o espaço para os propósitos pretendidos.”

A ressalva é que ainda é um distúrbio de acumulação se as áreas de estar estiverem organizadas apenas por causa de intervenções de terceiros (outros membros da família, faxineiros ou autoridades).


Critério de Transtorno de Acumulação nº 4

O transtorno de acumulação causa sofrimento clinicamente significativo ou prejuízo no funcionamento social, ocupacional ou em outras áreas importantes do funcionamento (incluindo a manutenção de um ambiente seguro para si e para os outros).

O transtorno de acumulação pode causar problemas de relacionamento, preocupações de segurança e problemas de saúde mental para os indivíduos. Pode afetar a capacidade de um indivíduo de trabalhar, frequentar a escola, cuidar de si mesmo ou de outros e funcionar.

Um indivíduo não pode receber um diagnóstico de transtorno de acumulação se o comportamento de acumulação for atribuível a outra condição médica (por exemplo, lesão cerebral ou doença cerebrovascular) ou outro transtorno DSM-5 (por exemplo, TOC, depressão maior, transtorno psicótico, demência ou transtorno do espectro autista ).

Além disso, uma vez feito o diagnóstico do transtorno de acumulação, o clínico deve especificar se o transtorno é acompanhado por aquisição excessiva e o nível de insight. Alguém com uma visão boa ou justa de seu comportamento de acumular reconhecerá que tem um problema e precisa fazer algo a respeito. Alguém com insight ausente pode negar ter ou deixar de ver seu comportamento de acumulação como um problema.

Transtorno de Acumulação e Comorbidades

O transtorno de acumulação pode ocorrer concomitantemente com outras condições. Um estudo de 2011 publicado na revista Depression and Anxiety encontrou altas taxas de comorbidade para transtorno depressivo maior (pouco mais de 50%), seguido por transtornos de ansiedade (transtorno de ansiedade geral e transtorno de ansiedade social), TDAH, TOC e transtorno de estresse pós-traumático (TEPT).

De acordo com o estudo, mais indivíduos com transtorno de acumulação têm trauma (49,8%) do que TOC (24,4%).

Já vi situações anedóticas em que os indivíduos começam a se organizar, o que desmascara os sintomas do trauma. E, de certa forma, a desordem isola os indivíduos desses pensamentos e sentimentos. Esta é uma dinâmica interessante e certamente algo que requer mais pesquisas ”, diz Carolyn Rodriguez, MD, Ph.D., Presidente Associada, Professora Associada e Diretora do Laboratório de Terapêutica Translacional no Departamento de Psiquiatria e Ciências Comportamentais da Stanford University School of Medicina .

Tivemos um caso de um indivíduo que havia acumulado a maior parte de sua vida”, diz Frost. “Quando ela era uma jovem adulta, ela foi agredida sexualmente em seu quarto. À medida que seu tratamento progredia, descobrimos que quanto mais nos aproximávamos do quarto, mais os sintomas de TEPT apareciam. Tivemos que interromper o tratamento de acumulação e focar mais exclusivamente no TEPT, e resolver esses sintomas antes de retornar ao tratamento de acumulação”.

Acumulação e TDAH

Muitos sintomas de TDAH se sobrepõem aos sintomas do transtorno de acumulação, mas são transtornos distintos.

Alguns estudos sugeriram que pode haver alguma vulnerabilidade compartilhada entre o transtorno de acumulação e o TDAH, e que o TDAH desatento pode prever algumas das principais características do transtorno de acumulação”, diz Rodriguez. “É importante ter uma avaliação cuidadosa para determinar se a desordem motiva mais comportamentos de acumulação ou se a desatenção e outras características do TDAH o fazem.”

O transtorno de acumulação e o TDAH compartilham vários défices de função executiva, incluindo organização fraca, habilidades de foco e organização e flexibilidade cognitiva – ou a capacidade de se adaptar às mudanças no ambiente. “Isso significaria inibir o material irrelevante que chega até você e ser capaz de mudar a atenção entre as tarefas”, diz Rodriguez.

A principal diferença entre um problema de desordem de TDAH e um problema de desordem de acumulação, diz Frost, é que alguém com um distúrbio de acumulação tem uma razão para guardar itens. “Não é apenas uma função de ser incapaz de se organizar ou não conseguir organizar seu comportamento para se livrar das coisas. Há uma razão real pela qual a pessoa está salvando.”

As crianças podem ter um transtorno de acumulação?

O TDAH desatento na infância traz o risco de um futuro transtorno de acumulação. Um estudo de 2016 publicado no Journal of Attention Disorders descobriu que o TDAH desatento na infância prevê três características principais do transtorno de acumulação: desordem, dificuldade em descartar itens e aquisição excessiva.

Pelo menos um estudo descobriu que o TDAH em crianças prevê o desenvolvimento de acumulação, mas isso não significa que alguém com TDAH invariavelmente desenvolverá um problema de acumulação”, diz Frost.

Além disso, o estudo descobriu que a hiperatividade infantil por si só não prediz o transtorno de acumulação, mas prediz a impulsividade, que está associada a aquisições excessivas.

Crianças com problemas de acumulação podem personificar e antropomorfizar objetos. “As crianças frequentemente se preocupam com os sentimentos dos objetos”, diz Frost. “Personificar objetos é a base para muitas brincadeiras imaginativas que fazem parte normal da infância, mas nestes casos, fica bem claro que isso é excessivo.”

Comportamentos de acumulação em crianças, como reagir fortemente a outros tocando e movendo objetos, personificação anormal e ter pouca percepção de seus comportamentos, se sobrepõem às características do TDAH. Frost e Rodriguez, coautores do livro Hoarding Disorder: A Comprehensive Clinical Guide, dizem que a pesquisa sobre comportamentos de acumulação em crianças é mínima.

Tratamento para pessoas que acumulam 

Atualmente, nenhum medicamento é aprovado pela FDA para o tratamento do transtorno de acumulação, no entanto, Rodriguez cita pequenos ensaios abertos que estudam o uso de paroxetina, venlafaxina e psicoestimulantes para o tratamento do transtorno de acumulação.


Terapia Cognitivo Comportamental (TCC)

Antes que as intervenções para comportamentos de acumulação comecem, uma pessoa deve passar por uma avaliação cuidadosa, que ajudará o clínico e o paciente a entender como seus comportamentos de acumulação se encaixam, diz Rodriguez, que recomenda a terapia cognitivo-comportamental (TCC) como um tratamento eficaz.

A TCC é um dos tratamentos mais baseados em evidências disponíveis para o transtorno de acumulação”, diz ela.

Um estudo de 2010 publicado na revista Depression and Anxiety descobriu que a TCC beneficia pessoas com comportamentos de acumulação clinicamente significativos. No estudo, os pesquisadores dividiram os participantes identificados com transtorno de acumulação em dois grupos. Um grupo entrou na lista de espera e não recebeu nenhum tratamento ou intervenção. O outro grupo recebeu TCC. Após 12 semanas, os pesquisadores descobriram que os participantes que completaram 26 sessões de TCC tiveram reduções significativas nos sintomas de acumulação em comparação com os participantes da lista de espera. De acordo com as classificações de melhora clínica, 68% dos pacientes foram considerados melhorados e 76% se classificaram como melhorados; 41% melhoraram clinicamente significativamente.


Treinamento de Habilidades Organizacionais

O objetivo deste tratamento é mudar o apego às coisas e os padrões de aquisição”, diz Rodriguez, que recomenda esse tratamento para pais de crianças com comportamentos de acumulação. “Os pacientes podem fazer isso usando gráficos de comportamento, calendários e listas de tarefas. Com o treinamento de flexibilidade, os pacientes podem aprender a mudar seus pensamentos sobre posses, dividir grandes tarefas em menores e resolver problemas.”

Ela diz que melhorar a motivação de um indivíduo, a conclusão da lição de casa e as visitas domiciliares dos médicos causam impacto. Além disso, praticar as habilidades ensinadas na terapia, modular coisas como o perfeccionismo e mudar os vínculos emocionais contribuem para o sucesso do tratamento.


A melhor estratégia é encontrar um terapeuta que saiba como tratar o transtorno de acumulação”, diz Frost. “A International OCD Foundation tem uma função de busca de terapeutas. E você pode encontrar terapeutas dentro de 10 milhas, dentro de 25 milhas, dentro de 50 milhas de sua casa.”


quinta-feira, 27 de outubro de 2022

 Câmara de Dourados promulga Lei que beneficia estudantes com TDAH


02/06/2020 

A Câmara Municipal de Dourados promulgou o Projeto de Lei nº 230/2019, de proposição do vereador Madson Valente (DEM), que obriga escolas do município a disponibilizarem cadeiras em locais determinados para alunos com TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade). Com a promulgação e publicação no Diário Oficial do município, o PL passou a ser a Lei nº 4.499, de 05 maio de 2020.

A decisão ocorreu conforme § 7º do artigo 43 da LOM (Lei Orgânica Municipal) e o § 4º, do Artigo 128 do Regimento Interno da Casa de Leis, em que caso a Lei não seja sancionada pelo Poder Executivo, o presidente da Câmara Municipal de Dourados poderá promulgá-la. “Em cumprimento à LOM e ao Regimento Interno promulgamos esta Lei”, disse o presidente, vereador Alan Guedes (Progressistas).

A Lei prevê que as escolas públicas e privadas de Dourados disponibilizem nas salas de aula, assentos na primeira fileira para alunos com TDAH, os afastando de janelas, cartazes ou outros elementos que podem ser possíveis distrações. Para que isso ocorra, os pais ou responsáveis devem apresentar laudo médico do estudante, emitido por especialista na área. “O sentido da Lei é contribuir com estar crianças que têm estes desvios de atenção”, comentou Madson.

O estudante ainda tem o direito de realizar atividades de avaliação e provas em locais diferenciados e, preferencialmente, com o auxílio de um professor especializado, com maior tempo de duração.

“A promulgação desta Lei é um avanço para a educação, porque a educação tem que ter a visão de inclusão e que estes alunos que são especiais também necessitam de atenção especial”, ressaltou o autor.

As escolas ainda deverão prover a organização das classes, a flexibilização e adaptações curriculares, considerando metodologias de ensino, recursos didáticos diferenciados e processos de avaliação adequados ao desenvolvimento dos alunos que apresentem necessidades educacionais especiais.

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