Michael Laskoff – CEO de
abilto.com e autor de “Landing on the Right Side of Your Ass”.
1- Compre objetos claros e brilhantes. Em se tratando de
objetos pessoais (chaves, carteiras, canetas, agendas, guarda-chuvas) eu evito
os de cor preta. Objetos pretos são facilmente não vistos e perdidos. Tenho uma
carteira vermelha e uma agenda alaranjada; meu celular tem uma capa de uma cor
verde que não existe na natureza.
2- Saiba o que você esquecerá. Eu esqueço os nomes dos
colegas de negócios ou a hora de uma reunião assim que me falam. Sabendo disso,
marco um compromisso somente quando posso escrevê-lo em minha agenda. Também
anoto informações vitais nos cartões de apresentação das pessoas quando elas os
entregam para mim. Se possível, anexo uma fotografia da pessoa logo no início
das anotações. O mais importante, eu sincronizo e faço back up de tudo.
3- Escolho as roupas na noite anterior. Não sou uma pessoa
matinal, então, tomo as primeiras decisões do dia na noite anterior. Separo
minhas roupas e os itens principais que vou precisar no dia seguinte. Assim,
tenho mais chance de sair de casa e estar onde devo pontualmente.
4- Diminua o tamanho de sua mesa. Dê-me uma superfície lisa
e eu empilho um monte de papéis nela. Não consigo evitar. E, como não consigo
parar de empilhar, resolvi escolher mesas pequenas. Elas limitam meu potencial
de criar o caos com a papelada.
5- Seja redundante. Eu uso vários alarmes – programo o celular,
o relógio despertador, peço às pessoas para me chamarem – para me lembrar das
coisas. Teoricamente, somente uma dessas providências bastaria. Na realidade,
eu ignoro os toques de alarme isolados, mas quase sempre atendo quando eles são
múltiplos.
Sandy Maynard – TDAH coach
6- Atraia a atenção do olhar. Eu colo logotipos de empresas
em folhas de arquivos, em vez de escrever os nomes delas. O logotipo colorido
do Citigroup, ou da Geico, é mais fácil de achar do que um arquivo com “banco”
e “seguros” escritos com tinta preta ou vermelha.
7- Digitalize. Uso um smartfone para guardar todas as
informações dos meus contatos (faço back up automaticamente em meu computador
com o MobileMe). Anoto novos números de telefone ou mudanças de endereço
imediatamente. Nada de pedaços de papel ou cartões de apresentação que
inevitavelmente vão se juntar a outros pedaços de papel e, geralmente, serão
jogados fora.
8- Dez, nove, oito, sete... Criei uma rampa de lançamentos
para itens que estão entrando ou saindo de casa. Ponho minhas chaves, bolsa e
carregador do telefone celular uma cesta junto à porta da frente. Itens que
preciso devolver às lojas ou que preciso carregar comigo são colocados bem à
vista, próximos à cesta.
9- Elimine a bagunça no nascedouro. Recolho e confiro minha
correspondência diária sobre uma cesta de lixo, de modo que a correspondência
irrelevante não vai parar na minha mesa.
10- Controle do guarda-roupa. Para cada peça de roupa nova
que eu compro, eu me livro de uma mais antiga. Isso vale para as meias com
furos... eu não as guardo para usar na limpeza do pó!
Bem Glenn – Fundador de simpleadhdexpert.com e blogueiro em
ADDitudeMag.com
11- Seja habilidoso. Por causa do meu cérebro o tempo todo
agitado, tenho dificuldade de organizar minhas prioridades. Tenho um
“encorajador simpático”, uma pessoa especial em quem eu confio, que entende as
dificuldades do TDAH, para me ajudar a separar meus desejos de minhas
necessidades e focalizar no que é importante no momento.
12- Controle o tempo. Tarefas que eu penso levar uma hora,
geralmente levam de três a quatro horas. O “Time Timer” me ajuda a controlar a
passagem do tempo me mostrando o quanto dele já passou. Desde que passei a usar
o “Time Timer”, minha filha não precisou mais passar a noite na creche porque
papai se esqueceu de ir buscá-la.
13- Ponto de encontro. Geralmente perco meu telefone, chaves
e carteira, e, depois de horas de procura, os encontro em locais estranhos (o freezer). Para evitar
esses desastres que desperdiçam tempo, criei meu “local essencial”, um lugar
que treinei colocar todas as coisas que preciso ter à mão antes de sair de
casa. Uso o topo da geladeira (sou bem alto), quando estou em casa, e o topo da
TV quando estou em hotel (TV antiga, né?).
14- Escolha o menor. Depois de perder um molho de chaves de
carro alugado nas profundezas de minha mochila, decidi adotar uma bolsa de
mensageiro (bem menor). Ela tem divisões e bolsões como um mochila, mas com a
metade do tamanho, limitando o que eu posso guardar dentro dela. Seu tamanho
menor me força a perguntar “O que realmente preciso levar comigo?”
15- Adote a organização. O iPad organizou minha vida. Já não
mais tenho de procurar meu laptop, dois iPods e um PSP. Tenho e-mail, blogs,
jogos, filmes, música e agenda, todos em um só aparelho.
16- Escreva – e esqueça por um momento. Um pequeno caderno
de notas espiral que cabe no bolso de minha jaqueta funciona como um disco
rígido externo para o meu cérebro. Tenho um monte de ideias – algumas boas,
outras ruins, e algumas ótimas – e elas geralmente surgem na minha mente quando
estou no meio de alguma atividade. Mantenho o caderno de notas por perto e
todas as vezes escrevo meus pensamentos, sem medo de perder o fio da meada.
Beth Main – coach de
TDAH
17- Fácil acesso. Mantenho itens que são usados juntos, um
perto do outro. Por exemplo, a tábua de cortar fica perto das facas. Isso
diminui as idas e vindas para pegar as coisas de que preciso para um trabalho.
Do mesmo modo, mantenho as coisas que uso regularmente (como o equipamento de
ginástica) facilmente acessíveis.
18- Cuide da papelada. Quando chega algum papel em casa (do
carteiro, da escola, do médico), imediatamente eu os separo em Ação Necessária,
Pode Ser Cuidado Outro Dia, Referência/Arquivo Morto, ou Lixo. Os itens de Ação
Necessária vão para uma bandeja e também entram na minha lista de coisas a
fazer.
19- Elimine a pressão. Mantenho uma lista principal de
coisas a fazer, com tudo que preciso fazer algum dia, no Microsoft Outlook. (A
função “Tasks” permite que eu separe em categorias, estabeleça datas-limite e
rearrume as coisas de acordo com a prioridade). A lista principal de coisas a
fazer evita que eu me esqueça de coisas importantes e libera uma faixa do
espectro mental, uma vez que eu não que guardar tantas coisas na minha cabeça.
20- Avise-me. Uso a agenda do Google (Google Calendar) para
controlar compromissos e tarefas que tenham prazos determinados. Programo a
agenda para enviar mensagem de texto para meu celular, para lembrar-me de um
compromisso. Ajusto vários calendários para partes diferentes da minha vida:
compromissos de treinamento, assuntos pessoais, pontos importantes de projetos.
Cada um tem um código de cor, e posso exibir ou suprimir os calendários
individualmente, dependendo do que preciso saber.
21- Resolvendo problemas. Mapas mentais (organizadores
gráficos) criam alguma espécie de ordem em minha cabeça. Eles ajudam a tomar
decisões, resolver problemas, ruminar as ideias, ou a ficar pronto para
escrever um trabalho. Desenho círculos e escrevo algumas poucas palavras
representando uma ideia em cada um deles, então ligo os círculos que sejam
relacionados. Não sou um pensador linear, assim, essa técnica funciona muito
bem para mim.
Ned Hallowell – Fundador
do “Hallowell Center for Cognitive and Emotional Health” e autor de
best-sellers
22- Crie um arquivo de compromissos. Escrevo os compromissos
em cartões indexados – um por cartão – e os coloco num arquivo de cartões. Faço
uma reunião semanal com minha mulher para coordenar as prioridades para a
próxima semana, e para determinar quem deve fazer o quê. Esse sistema me ajuda
a fazer somente as tarefas que eu e minha mulher consideramos as mais
importantes, e permite um único local para procurar, quando tentamos nos
lembrar do que fazer a seguir.
23- Programe o sexo. Desorganização, distração e vidas
atarefadas, tudo isso, significa que não somos suficientemente organizados para
uma das mais importantes atividades em nossos relacionamentos. Marque dias
específicos para o sexo, então, ponha um lembrete (ou dois) em seu celular ou
calendário, para não se esquecer. O que é menos romântico: programar o sexo ou
nunca realizá-lo?!
24- Planeje as decisões difíceis. Sentimentos de opressão e
de falta de organização mental aparecem no processo de tomar decisões
importantes, então, crie um plano de decisões. Em uma grande folha de papel
pautado, escrevo o problema no topo e crio três colunas: Razões para fazer,
Razões para não fazer, Ideias criativas. Então, junto com minha mulher,
preencho as três colunas. O plano organiza nossos pensamentos e aumenta as
chances de encontrar uma boa solução, porque ele nos força a trabalhar em
equipe.
25- Contrate um organizador profissional. Ao menos uma vez
ao ano, eu contrato uma secretária temporária para fazer todo o planejamento.
Dou uma noção básica e deixo que ela organize tudo.
26- Crie áreas de “captura”. Eu crio espaços de captura para
guardar as coisas quando elas chegam. Exemplos: uma grande caixa de correio
próxima à porta de entrada, junto com um porta-chaves; chapéu, luvas e caixa de
botas no hall de entrada; caixa de equipamentos esportivos próxima da porta dos
fundos.
Nancy A. Ratey – Master
Certified Coach e autora de “The Disorganized Mind”
27- Preparo das refeições. Arrumo a mesa do café da manhã na
noite anterior, preparo qualquer alimento antes da hora e guardo tudo em sacos
plásticos. Tudo que tenho a fazer no dia seguinte é jogá-los na panela, na
tigela ou no micro-ondas.
28- O truque das chaves. Eu prendo minhas chaves do carro
(ou as coloco perto) nas coisas que vou levar quando sair – cartas, listas de
mercado, roupas para a lavanderia – de modo que eu não me esqueça delas. Antes
de sair para caminhar, ponho as chaves nos meus sapatos.
29- Entre no mundo digital. Duas palavras: banco online.
Diminui a papelada para arquivar e elimina a necessidade de escrever tudo que
retirei ou depositei em minha conta.
30- Encontrar documentos. Com tenho a tendência de me
esquecer das coisas, mesmo das mais importantes, sempre falo com alguém onde
escondi uma cópia de chave ou onde guardei um documento. Também faço fotocópias
do conteúdo de minha valise, para o caso de perdê-la – e provavelmente
perderei.
31- Não espalhe as coisas pequenas. Guardo papéis
relacionados juntos, em vez de guardar cada um deles em ordem alfabética em um
arquivo. O arquivo de equipamentos do escritório contém o manual do
proprietário da minha impressora, do computador, do aparelho de fax, assim como
as garantias, notas de consertos, avisos de upgrades de antivírus etc.
32- Torne as coisas portáteis. Mantenho somente os projetos
ativos em minha mesa, seja em cestas de arame ou em arquivos expansíveis, de
modo que eu possa carregá-los comigo, quando cansar de trabalhar na minha mesa.
Terry Matlen – Autora de “Survival Tips for Women with AD/HD” e diretora de
momswithadd.com
33- As coisas estão aqui. Uso cadernos espirais para guardar
notas, planos, números de telefone, lembretes, em vez de pedaços de papel que
vou perder. Ponho a data em cada página, para encontrar rapidamente a
informação. Quando o caderno fica cheio, ponho data na capa e o guardo para
referência futura.
34- O truque do tempo. Quando saio para compromissos, presto
atenção no tempo que preciso para chegar pontualmente, não na hora do
compromisso. Exemplo: digo a mim mesmo que tenho de sair às 13h45min para um
compromisso às 14 horas, em vez de ficar focado nas 14 horas.
35- Saco plástico para a papelada. Mantenho um saco plástico
na minha bolsa para dinheiro recebido e outro no porta-luvas para instruções.
36- O truque da memória. Quando a medicação do TDAH está
acabando, viro os vidros de cabeça para baixo no armário, como um aviso de que
preciso pedir logo as receitas.
Michele Novotni – coach em TDAH e terapeuta
37- Então, não há mistério. Rotulo as caixas na despensa ou
na garagem, de modo que possa encontrá-los mais tarde. Colo um cartão com todos
os itens da caixa anotados de um lado, e o atualizo conforme necessário. Também
tento manter itens pequenos, por exemplo, coisas de cozinha, juntos na mesma
área.
38- Lembrar-se de receitas. Uso um software chamado
Master-Cook para guardar e organizar minhas receitas, de modo que possa
encontrá-las rapidamente pelo título, categoria ou ingredientes. Com as
receitas no computador, fica mais fácil enviá-las para amigos e familiares.
39- Duas listas do que fazer. Tenho uma lista de ação para até três itens a serem feitos
agora, e outra para coisas que quero ou preciso fazer. Quando termino os itens
da primeira, puxo os itens da segunda. Isso mantém minhas prioridades sempre na
frente.
40- O truque da faculdade. Contrato colegas de faculdade
para preencher papéis e escanear documentos regularmente, para ajudar a manter
os papéis organizados. Eles adoram essas horas fora da rotina e eu adoro não
ter de fazê-las.
ADDitude