terça-feira, 28 de setembro de 2010

27- Estratégias amigáveis, aprovadas pelos pais, para ajudar crianças com TDAH a fazerem seu trabalho de casa

Ajude seu filho com TDAH a completar seus deveres de casa – e a aprender como trabalhar de modo independente – seguindo essas ótimas dicas dos leitores. Dos Editores de ADDitude – primavera de 2010

ADDitude perguntou: Como você garante que seu filho com TDAH faça seu dever de casa? E os leitores apresentaram estas cinco orientações.

1- Estabeleça rituais amigáveis para o portador de TDAH

"Aprenda os ritmos do seu filho – quando ele precisa relaxar, quando ele precisa de atividade. Nós temos pausa e um trabalho em períodos curtos. Sempre confira o trabalho do seu filho – ele está mais interessado em terminar de fazê-lo do que em fazê-lo corretamente” – Kathy Zimovan, Carolina do Sul.

"Eu deixo meu filho fazer exercícios com uma bola. Ser capaz de se mexer e caminhar por perto enquanto faz o trabalho ajuda as crianças com TDAH a se concentrar melhor. Eu não tenho de importuná-lo com o trabalho de casa e ele não se queixa da necessidade de se levantar e andar um pouco" - Diane Spriggs, Virginia

"Eu dou à minha filha um pedaço de cenoura ou de pepino a cada 10 minutos. Ela adora a diversão e fica motivada a continuar no trabalho". - Eve, New York

"Eu dou um monte de avisos. E uma hora antes do meu filho começar a fazer o trabalho, eu digo, 'Hora de ligar seu cérebro no trabalho de casa!' Digo a mesma coisa meia hora antes. Descobri que isso realmente ajuda em fazer uma transição suave." - Kimberly Forness Wilson, North Dakota

Você sabe qual é o estilo de aprendizagem do seu filho? Ajude o seu aluno com TDAH a alcançar o sucesso escolar pela focalização nos métodos de estudo que brincam com os modos visuais, auditivos ou tácteis de aprendizado.

2- Aprenda quando parar de fazer o trabalho dele

"Fiz o meu filho responsável pelas suas notas. Ele tem de enfrentar as conseqüências das notas baixas e ganha prêmios pelas boas notas. Se ele quer que eu o ajude com sua tarefa de casa, ele tem de pedir" - May Beth Thomas, Michigan

"Se o seu filho está no ensino médio, deixe-o responsável por terminar o trabalho de casa. Quando eu era jovem, levar-me à escola era uma guerra. Mamãe acabava dizendo: ‘Ótimo. Se você não fizer o seu dever de casa, eu não vou escrever uma desculpa para você’. Tradução: Eu ficava com um grande problema com minha professora – e quando voltava para casa, ficava pior ainda com o meu pai. Aprendi do modo mais difícil, uma vez” - Ed, Arizona

3- Divida as responsabilidades com seu parceiro... antes de sofrer de burnout

"Meu marido e eu temos recorrido a formar uma equipe com nosso filho para fazer seu dever de casa”. LOL – Uma leitora de ADDitude

4- Obtenha ajuda da escola

"Deveres mais curtos. Pedi aos professores do meu filho que passassem uma página de exercícios de gramática, em vez de duas; 20 problemas de matemática, em vez de 40. ele sentiu-se bem menos oprimido." - Lisa, Florida

"Juntar-se a um clube de trabalhos de casa foi uma benção. Meu filho tem ajuda logo após sair da escola, enquanto os remédios ainda estão funcionando. Ele então pode vir para casa e descansar, e eu não tenho de ficar gritando com ele!" -Sheri, California

5- Elimine todas as distrações

"Nada de televisão, e um lugar de trabalho limpo, limpo. A menor coisa, um lápis extra ou uma folha de papel, pode distrair o meu filho." – Uma leitora de ADDitude

"Faça a tarefa logo após a escola, num lugar o mais quieto possível. Tente ser paciente com seu filho, mesmo que isso seja muito difícil!" - Amy, Florida

"Desliguei o MSN dos meus filhos" - Kay, Colorado

3 comentários:

  1. Uma boa dica sobre a lição de casa dos filhos com tdah é encontrar juntamente com seu filho o melhor horário para realizar a lição diariamente. Tomem cuidado para que a lição não seja feita em horários em que a criança esteja cansada, tenha realizado alguma atividade que exige atenção anteriormente ou que haja um estímulo concorrente mais interessante ocorrendo ao mesmo tempo.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado, Marina, por sua valiosa colaboração.
    Recomendo o seu site aos que passarem por este blog.

    ResponderExcluir
  3. Vejam o site da Marina. É muito bom.

    http://www.tdahcampinas.com.br/

    ResponderExcluir

 O tratamento do autismo se distancia do “conserto” da condição Existem diferentes maneiras de ser feliz e funcionar bem, mesmo que seu cér...