terça-feira, 28 de setembro de 2010

26- Minimize as brigas sobre trabalhos de casa e estudo criando rotinas para seu filho com TDAH.

por Vicki Siegel - ADDitude Magazine
Elogie seu filho quando ele faz as tarefas, trabalha com atenção, é criativo e assim por diante.

Volta à escola significa trabalho de casa. Também significa brigas, lágrimas e frustração, porque o trabalho de casa exige mais disciplina e consistência do que as crianças com TDAH (ou qualquer criança!) podem controlar. Mas você pode tornar a tarefa de casa mais fácil criando uma rotina baseada em três questões chave: Quando? Onde? Como?

1. Quando?

• Determine um horário do dia para o trabalho de casa. Baseado no temperamento do seu filho. Talvez ele esteja em sua fase melhor logo após a escola, ou talvez uma hora depois de anoitecer. Evite a noite, porque para a maioria das crianças é hora de apagar.

• Seja consistente no dia-a-dia. Se for impossível fazê-lo após as atividades escolares, afixe um plano diário, ou um calendário semanal, na sua cozinha, que inclua o horário de início e do fim do trabalho de casa, para cada dia.

• Escale tempo suficiente para terminar as obrigações sem correrias, baseado no nível do seu filho e na história relativa ao modo dele completar as obrigações.

• Dê avisos adiantados sobre a hora do trabalho de casa. Isto é importante, porque as crianças com TDAH não mudam facilmente de uma atividade para outra – especialmente de uma brincadeira para o trabalho. Você deve dizer “Você pode brincar por mais 15 minutos, então venha para fazer a lição de casa.”

2. Onde?

• Ajude seu filho a escolher um lugar em casa para o trabalho. Tente a mesa da cozinha, onde ele pode espalhar o seu material. Ou, talvez, seu filho gostará de se sentar junto a uma escrivaninha, num cantinho silencioso.

• Fique longe de eletrônicos (TV, CD player). Mas se seu filho concentra-se melhor com algum ruído suave, experimente música suave de fundo.

• Fique por perto (se possível). Crianças com TDAH se concentram melhor quando elas sabem que você está por perto. Se a sua criança necessita usar o banheiro, lembre-a de voltar logo em seguida. Depois que ela sair do banheiro, lembre-a de voltar ao trabalho.

3. Como?

• Estabeleça regras. Desenhe e imprima uma folha que especifique: horário de início e de fim do trabalho de casa; local; quando e como são os intervalos; e que você estará por perto para ajudar a compreender as obrigações, a se organizar, e para oferecer apoio – mas não faça o trabalho de casa para seu filho. Evite discussões – calmamente encaminhe-o para ler as Regras de Trabalho de Casa.

• Ajude-o a começar. Certifique-se de que o seu filho sabe quais são as tarefas e como proceder. Ofereça assistência que seja adequada para o estilo de aprendizagem dele. Para um processador verbal, leia as instruções para ele e faça-o ler em voz alta; para um aprendiz visual, mostre-lhe como usar os delineadores e os marcadores coloridos para ressaltar as palavras chave e as sentenças importantes.

• Mantenha-o no trabalho. Se o seu filho pára antes de terminar a tarefa, encoraje-o a ir um pouco mais longe, e lembre-o que haverá uma pausa logo a seguir.

• Faça uma pausa. Crianças com TDAH e com Dificuldades de aprendizagem podem tornar-se fatigadas devido à distração, aos desafios da concentração, frustração e inquietação. Ajude seu filho a recarregar sua energia fazendo curtas e freqüentes pausas.

• Confira ao final. Revise o trabalho do seu filho para ver se está completo. Se ele consistentemente demora mais tempo do que deveria, fale com o professor e veja se ele poderá ajustar a quantidade de trabalho.

• Elogie. Cumprimente seu filho quando ele permanece no trabalho, trabalha com atenção, é criativo, e assim por diante. Seja específico. Diga, por exemplo, “Gosto da maneira como você se concentrou neste problema e ficou nele até que o resolveu.” Dê a ele uma tapinha de aprovação ou um abraço de metade de trabalho, também.

• Dê recompensas. É correto oferecer um “prêmio” para motivar. Para uma criança pequena, tente um tempo extra para brincar, um lanche ou jogo favorito, ou uma leitura especial; para uma criança maior, um programa favorito de TV, um tempo a mais no computador ou no telefone.

• Fique do lado dele. Uma nova rotina de trabalho de casa requer um comprometimento sólido. Demora de um a três meses para que uma rotina se torne um hábito – até mesmo um pouco mais para alguém com TDAH. Mas a recompensa é a disciplina, o autocontrole e as habilidades que levam ao sucesso.

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