O problema: Crianças com TDAH estão em movimentação constante. Para elas é difícil ficar sentadas quietas por longos períodos de tempo, então elas se remexem em seus assentos, chutam os pés das mesas, ou se levantam ou caminham enquanto estão fazendo as tarefas. Geralmente, elas falam muito ou fazem barulho enquanto tentam ficar sentadas paradas.
A razão: O corpo e a mente das crianças com TDAH são como motores em alta rotação. Um estudo de meninos com TDAH mostrou que eles andam pela sala oito vezes mais do que os outros meninos, e fazem duas vezes mais movimentos com os braços. Eles também eram quatro vezes mais inquietos e incomodados enquanto sentados para fazer os testes psicológicos.
Os obstáculos: Centros de controle motor defeituosos no cérebro são tidos como a causa da inquietação, do comportamento hiperativo.
Os problemas de controle de impulso também entram em jogo; crianças hiperativas são incapazes de inibir o impulso para andar pela sala. Você pode falar para elas que fiquem sentadas e que parem de falar, mas os comportamentos podem reaparecer em minutos.
Soluções em classe
A primeira coisa que os professores podem fazer para ajudar os estudantes com TDAH a se remexer e a se inquietar menos é propiciar saídas físicas que lhes permita liberar regularmente a energia que está sobrando e a melhorar a atenção.
• Mande os alunos com TDAH sair e andar um pouco. Peça aos seus alunos com TDAH para que entreguem uma mensagem para o professor de outra sala ou que pegue um bilhete na diretoria. Essas tarefas ajudam as crianças a construir um senso de autoestima enquanto propiciam uma oportunidade para esticar suas pernas e andar um pouco lá fora.
• Deixe que os alunos com TDAH fiquem de pé e andem um pouco entre as lições. Um professor, por exemplo, colocou um trampolim em sua sala para as crianças que fiquem inquietas. No início do ano escolar, todos a usavam frequentemente; mas depois que a novidade se apagou, somente os alunos com TDAH que tinham necessidade de usá-la continuavam a fazê-lo. Outro professor deixava os alunos fazer exercícios com bolas em vez de cadeiras, para que os alunos com TDAH pudessem se mexer um pouco pela sala, mas que ainda continuassem sentados.
• Forneça objetos para mexer com as mãos. Esses objetos podem incluir bolinhas para remexer com as mãos, bolas de gel, e bolas de apertar – qualquer coisa que possam apertar ou manusear silenciosamente. Não ter de ficar preocupado em permanecer absolutamente quieto conserva a energia do aluno para que preste atenção nas aulas.
(Dica: amarre bolas de apertar na carteira, para que eles não fiquem jogando-as pela sala!)
• Dê lições curtas e faça pausas frequentes. Você pode até fazer isso durante as provas se perceber que o aluno precisa se mexer.
Soluções em casa
Dê apoio às necessidades que seu filho tem de gastar energia, encorajando-o a se juntar a um time ou a praticar exercícios físicos regularmente.
• Escolha o esporte cuidadosamente. Crianças com TDAH são feitas para todos os esportes coletivos. Futebol, por exemplo, é uma escolha melhor do que baseball porque há menos períodos parados. Asa crianças também podem fazer exercícios sozinhas – um estudante praticava skate a cada manhã ou corria em volta o quarteirão, para que pudesse ficar sentado quieto por mais tempo em classe. Muitas crianças com TDAH se dão bem em caratê ou em outras artes marciais que ensinam disciplina e concentração, enquanto permitem também a movimentação.
• Supervisione conforme necessário. Muitas crianças com TDAH precisam de constante supervisão dos adultos para que se mantenham na tarefa, mas conforme a situação melhore, e a criança cresce, os pais podem checar frequentemente, em vez de ficarem sentados ao lado da criança o tempo todo.
• Não force seu filho a ficar sentado quieto. Quando seu filho ultrapassa o ponto de controlar sua necessidade de se movimentar, deixe que ele tenha uma pausa. Diga-lhe para correr e pular lá fora e, então, convide-o para se juntar novamente à família, quando ele for capaz. Você pode usar esta mesma estratégia na igreja, nos estádios esportivos, e em outros locais que requeiram que as crianças fiquem sentadas por longos períodos.
Algumas crianças com TDAH são mais capazes de completar as tarefas de casa quando têm a oportunidade de se mexer enquanto trabalham, ou quando fazem pausas frequentes. Não espere que uma criança com TDAH fique quieta por muito tempo. Algumas crianças leem melhor enquanto dão passos paradas, ou podem precisar fazer seus exercícios de matemática de pé.
ADDitude
Nenhum comentário:
Postar um comentário