“Oh, isto parece interessante!”
Nós nos tornamos uma sociedade que persegue a gratificação
instantânea. Não podemos esperar. Queremos saber. Necessitamos saber. Agora!
Infelizmente, a maioria da informação nova não é urgente e,
talvez, nem mesmo importante. Entretanto, não treinamos nossos cérebros para
lidar com o segundo passo: perguntar “Isto é urgente?”
Para superar a distração, você precisa desenvolver um padrão
cerebral de dois passos:
1- Avalie a informação que chega.
2- Volte ao presente, se a informação não for urgente, ou
mude seu foco para a nova informação se você julgar que ela tem alta
prioridade.
Uma boa maneira de fazer isso é dar nota para a urgência e a
importância de cada nova mensagem ou informação. Dê notas de zero a dez. Tudo
que estiver acima de sete requer atenção imediata. Tudo que estiver em quatro,
ou mais baixo, provavelmente poderá ser ignorado pelo tempo necessário.
Lembre-se de que a tecnologia pode nos ajudar: A maioria dos
telefones celulares agora nos pergunta se queremos ouvir um e-mail de voz ou
ler novo texto, agora ou mais tarde. Com e-mail você tem a opção de clicar, ou
não, no pop-up que anuncia uma nova mensagem.
Por Paul Hammerness, M.D. e Margarete Moore
Informação muito válida! Nota dez!
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