Obtenção de
dados
Como notado,
esta parte do estudo foi qualitativa em natureza e envolveu entrevistas
pessoais com os estudantes de cada campus. As entrevistas foram transcritas e
codificadas, usando um software especialmente desenhado que identificava temas
comuns entre elas. Por exemplo, temas que emergiram incluíam “habilidades de
estabelecer metas” e “ferramentas de
controle do tempo”, indicando que essas eram as áreas consistentemente
discutidas pelos estudantes.
Uma vez
identificados os temas importantes, os pesquisadores revisaram cuidadosamente
as transcrições para identificar o material que fosse diretamente relevante
para cada tema. Isto permitiu ao pesquisador a compilação de um conjunto
confiável de sentimentos dos estudantes, dentro de cada tema e categoria para
revisão. Lendo o material de entrevista relevante para cada área temática, os
pesquisadores desenvolveram um sentido geral da experiência relevante dos
estudantes para cada área.
Este é um
método muito diferente da tradicional pesquisa quantitativa, que se apoia mais
na análise estatística de dados quantitativos. Entretanto, quando métodos
qualitativos apropriados são empregados, isto pode ser uma abordagem rigorosa e
sistemática para aprender sobre a experiência individual, que os proponentes
argumentam que proporcione um complemento muito útil para os métodos
quantitativos.
Resultados
As
conclusões importantes relatadas pela maioria dos estudantes incluíam as
seguintes:
1. O
treinamento os ajuda a trabalhar mais produtivamente na direção de suas metas.
Muitos relataram que seu treinador ajudou-os a pensar e a usar seu tempo mais
produtivamente.
2.Os
estudantes se sentiram mais capazes de manejar as múltiplas datas-limite usando
a estrutura que seu treinador ajudou-os a criar e seguir.
3. Os
estudantes sentiram que os treinadores os ajudaram a desenvolver melhores estratégias
de organização.
4. Os
estudantes sentiram que os treinadores os ajudaram a persistir na direção de
atingir suas metas acadêmicas quando barreiras inicialmente impediam seus
esforços.
5. Os
estudantes sentiram que o contato frequente entre as sessões facilitou a
solução dos seus problemas e reforçou sua motivação para alcançar suas metas.
Também ajudou-os a se sentirem mais confiantes no sentido de alcançarem seus
objetivos.
6. Os treinadores ajudaram os estudantes a
desenvolver metas acadêmicas mais realistas assim como planos mais realistas
para atingi-las.
7. Os
estudantes relataram aumento dos sentimentos de competência em relação à sua
habilidade de manejar com sucesso as demandas da vida universitária. Como
resultado, muitos estudantes relataram maiores sentimentos de bem estar e
aumento da confiança sobre seu sucesso futuro.
8. Os
estudantes descreveram comportamentos mais autorregulados como um benefício
importante. Isto é, eles se sentiram mais capazes de dirigir consistentemente
seus comportamentos no sentido de alcançar os objetivos que haviam estabelecido
para si mesmos.
É notável
que a despeito do impacto claramente positivo do treinamento que os estudantes
relataram, seus comentários foram variados em relação a se o treinamento
melhorou diretamente seus GPAs. Isto é consistente com os achados quantitativos
que estão resumidos em http://edgefoundation.org/information/research/
nos quais as notas que os estudantes dão a si mesmos indicam ganhos
significativos no estudo e nas habilidades de organização, comparados com os
participantes controle, mas nenhuma mudança significativa no GPA.
Isto é
importante por várias razões. Primeiro, indica que os estudantes não viam os treinadores como uma
panaceia. Embora eles claramente achassem os treinadores úteis nas maneiras
acima anotadas, eles eram mais circunspectos sobre o impacto dos treinadores em
seu desempenho acadêmico objetivo. Segundo, esta visão mais cheia de nuances aumenta a credibilidade das
respostas positivas que eles forneceram. Isto é, o fato de que eles não relatam
simplesmente que os treinadores ajudaram em tudo, sugere que os estudantes forneceram
informações sobre áreas em que os treinadores foram realmente úteis e que
refletem verdadeiramente a experiência dos estudantes.
(Continua na
próxima postagem)
Nenhum comentário:
Postar um comentário