O
conhecimento convencional diz que o videogame é uma distração que atrapalha o
aprendizado. Mas, para os adolescentes com déficit de atenção, ele pode
realmente oferecer um modo de auxiliar as funções executivas. Por Collin Guare
Se jogar videogame
por horas a fio garantisse o sucesso futuro, eu seria hoje o presidente.
Naturalmente, este não é o caso. Entretanto, muito da minha destreza mental e
das minhas funções executivas aguçadas – habilidades cerebrais necessárias para
executar tarefas – podem ser debitadas às minhas horas passadas na frente de
uma tela. O jogo me ajudou a controlar as dificuldades relacionadas ao TDAH.
Embora os
pais possam argumentar que o videogame causa distração, e é um obstáculo para a
aprendizagem, a pesquisa mostra o contrário. Em seu livro, What Video Games
Have to Teach Us About Learning and Literacy (O que o videogame tem a nos
ensinar sobre aprendizagem e habilidade de leitura), James Paul Gee, Ph.D., diz
que o que faz um jogo ser fascinante é sua capacidade de fornecer um ambiente
coerente de aprendizado para os jogadores. Alguns videogames não são apenas uma
experiência de aprendizagem, diz Gee, mas eles também facilitam a metacognição
(resolução de problemas). Em outras palavras, bons jogos ensinam aos jogadores
bons hábitos de aprendizagem.
Há muitos
videogames que oferecem aos adolescentes a chance de ter diversão e de
aperfeiçoar as habilidades executivas ao mesmo tempo. Aqui estão quatro
exemplos que são populares, divertidos, mentalmente recompensadores e
“maneiros”.
Portal e
Portal 2
A série
Portal é uma revolução na indústria do videogame. Ela privilegia o "jogar o jogo"
em lugar de gráficos explosivos e narrativas complexas. Os jogadores navegam um
personagem através de um centro de pesquisa abandonado usando um “canhão
portal”. Ele abre as portas entre as câmaras pelas quais os jogadores ou
objetos podem se mover. Portal é essencialmente um jogo de enigma situado num
mundo tridimensional. O jogo é atraente e cognitivamente produtivo. Requer
dos jogadores habilidades executivas como planejamento, gerenciamento do tempo
e memória de trabalho, que as crianças com TDAH precisam aprimorar. Ganhadora
de múltiplos prêmios de “jogo do ano” de várias publicações, a série Portal
está disponível para Xbox, PS3 e usuários de computador. Classificada como T,
para adolescentes.
Starcraft e
Starcraft II: Asas da Liberdade
Pertencem à
categoria conhecida como Jogos de Estratégia em Tempo Real (RTS), que são feitos
com mapas e ambientes vistos do alto. Os jogadores constroem diversos tipos de
unidades e colhem material, todos com o objetivo de se defender de um inimigo
(um computador ou um ser humano) em uma batalha. As crianças precisam prestar a
máxima atenção para garantir que estão produzindo unidades com eficiência mais
alta, enquanto preveem os ataques e planejam os assaltos ao inimigo. Para ter
sucesso, um jogador necessita do uso da metacognição, atenção sustentada e da
memória de trabalho. Se você precisa de uma prova do prestígio deste jogo, veja
os profissionais. Competições profissionais são realizadas para os dois jogos e
rotineiramente oferecem prêmios de centenas de milhares de dólares. Disponíveis
para Mac e Windows. Classificados como T, para adolescentes.
A Franquia
Zelda
No reino dos
“velhos, mas legais”, a série Zelda é soberana, especialmente a Ocarina do
Tempo e a Majora´s Mask. Embora lançadas há mais de uma década, estes jogos
estabeleceram o padrão industrial de como combinar narrativa, modo de jogar e
estratégia. Os jogadores são desafiados por um enigma de palavras, que precisa
de pensamento crítico e persistência dirigida a uma meta – em outras palavras,
atingir uma meta apesar das distrações e dos interesses competitivos.
Estes jogos
estão disponíveis para o sistema de jogo N64, embora versões novas tenham sido
lançadas para Wii e Nintendo. Alguns adolescentes podem não gostar do N64 por
causa da sua relativa pobreza gráfica, mas não foi sem uma razão que eu completei
o Ocarina do Tempo no ano passado. O modo de jogar magnetizante e o desafio do
Zelda são irresistíveis. Classificado como E, para todos.
Guitar Hero
Este é um
jogo de exercício de foco e reflexo. Oferece aos adolescentes uma oportunidade
de ajustar sua habilidade de prestar atenção e de transformar o estímulo visual
em uma reação física. É preciso da memória de trabalho para dominar este jogo,
porque ele se baseia na repetição de padrões complexos. Os jogadores usam
controles de plástico com a forma de guitarra para seguir jogando com suas
músicas preferidas. Disponível para PS2, PS3, Xbox 360, Wii, Windows e Mac, e
Nintendo DS. Classificado como T, para adolescentes, embora algumas versões
para Wii sejam classificadas como E, para todos.
Videogames
não é apenas diversão. Eles oferecem às crianças com TDAH uma oportunidade, sem
risco, de desenvolver as funções executivas que usarão na vida adulta. Então,
eu digo aos pais, “Comecem o jogo!”. E se os seus filhos por acaso encontrarem
um jogador chamado “gwhere?” nas suas jornadas online, diga-lhes para pegarem
leve com ele. Na velhice, ele está um pouco enferrujado.
Este artigo
saiu no número de verão de 2012 de ADDitude.
NOSSA ACHEI INCRÍVEL SUA VISÃO !
ResponderExcluirSou mãe de uma criança que a poucos meses foi diagnosticado com TDAH,e vejo como o videogame ajuda realmente a concentração e acalmar toda a ansiedade.
Estou começando a ingressar no mundo dos blogs adoraria poder me corresponder para trocarmos ideias.
gabrielklein@glomail.com
Olá, Gabriela!
ExcluirSou apenas o tradutor do artigo escrito por Collin Guare, publicado na revista ADDitude. Para trocar idéias, pode escrever para jamenegucci@gmail.com