Dicas práticas para melhorar a memória de estudantes com
TDAH ou Dificuldades de Aprendizagem, e para acentuar o desempenho acadêmico.
Por Matthew Cruger, Ph.D.
Você diz ao seu filho com TDAH ou Dificuldade de
Aprendizagem para terminar seu lanche e começar a fazer a tarefa de casa.
Apenas alguns minutos mais tarde você descobre que ele está jogando basquete na
rua. Você pensa que ele se distraiu ou, pior, que ele escolheu lhe desobedecer.
Na verdade, pode ser a memória dele a culpada – e o esquecimento pode causar
problemas escolares para crianças com TDAH e Dificuldades de Aprendizagem.
Muitas crianças com TDAH têm dificuldades com sua memória de
trabalho – a capacidade de manter a informação na mente para que ela possa
estar disponível para uso imediato. Algumas têm também dificuldade com a
recuperação, o processo de se lembrar da informação que tinha sido armazenada
anteriormente.
É claro, nossas crianças também têm dificuldade com a
atenção, que é um pré-requisito para a memória. Ambas são essenciais para a
aprendizagem e para o sucesso acadêmico.
Mantendo a informação “online”
A memória de trabalho permite que um estudante siga as
instruções, que se lembre de uma questão enquanto levanta a mão e responde a
ela, e a reter as novas informações que precisa para aplicar ao seu trabalho.
Na leitura, a memória de trabalho ajuda nossa compreensão,
tornando possível organizar e resumir o texto e conectá-lo ao que já
conhecemos. Na escrita, ela nos permite ajustar os pensamentos que queremos
passar para o papel, enquanto conservamos uma visão geral em mente. Na
matemática, a memória de trabalho nos permite dar conta dos números e das
operações em meio às etapas de um problema.
Quanto mais forte a memória de trabalho de uma criança, mais
tempo ela consegue reter e lidar com novo assunto, maior a chance de se lembrar
dele, na próxima hora, no dia seguinte, ou depois.
Acessando os arquivos
Às vezes parece que seu filho não sabe mais o que ele já
dominava? O problema dele pode ser de recuperação da informação – ir busca-la
na memória de longo prazo. Sem a capacidade de trabalhar com o material
aprendido no passado – vocabulário, fatos da matem ética, a sequência de
eventos de algum fato histórico – o aprendizado de novo material é lento e
frustrante.
Crianças com transtornos de aprendizagem podem ter
dificuldade em acessar tipos particulares de informação. Uma criança com
dislexia pode ser lenta para lembrar-se de palavras que leu antes, fazendo
necessário que procure por elas a todo o tempo. Uma criança com transtorno da
escrita pode esquecer as regras gramaticais e a sintaxe; um estudante com
déficit em aritmética pode sofrer um branco nas tabuadas. Se o seu filho tem
TDAH e dificuldades de aprendizagem, ambos podem afetar a memória em diversas maneiras
que interferem com o aprendizado.
Dominando a memória
Ajudar seu filho a melhorar sua memória pode ser um longo
caminho em direção à melhoria de seu desempenho escolar.
Arranje um local para estudar que seja livre de ruídos,
interrupções e de distrações tentadoras, como televisão ou a caixa de
brinquedos. O material que seu filho precisa para aprender deve ser a coisa
mais interessante por perto.
Faça seu filho saber quando vai ouvir informação que precisa
reter. Você pode dizer, “Quero que você se lembre disso”, ou “Ponha isso na sua
memória”.
Propicie uma contagem dos detalhes a serem lembrados. Você
pode dizer, “Há dez novas palavras de vocabulário. Cinco são verbos
relacionados ao transporte e cinco são adjetivos que descrevem a velocidade”.
Arrume uma estrutura para a informação. Auxilie seu filho a
ver como a nova matéria é relevante para sua vida ou relacionada a coisas que
ele já sabe. Em matemática, por exemplo, crie problemas com palavras para
mostrar como a subtração pode ajudar a determinar quantos doces sua mesada pode
comprar. Se uma lição de ciência focaliza a questão de como os animais se
adaptam ao seu ambiente, lembre seu filho de que as baleias têm gordura para protegê-las
do frio, e que os camaleões mudam de cor para se camuflar no meio ambiente.
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