Por Lynne Ticknor
Muitos pais e professores não sabem que uma criança pode ser
superdotada e ter dificuldades de aprendizagem, uma combinação chamada
"duas vezes excepcional" ou 2e. Debra Hori, uma terapeuta
educacional, não sabia. Seu filho Ben, foi diagnosticado com transtorno de
déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) aos oito anos de idade, mas demorou
três anos para descobrirem que seu QI e suas habilidades verbais eram muito
acima da média. "Ele foi testado e pontuou na faixa da superdotação",
diz Hori. "Decidi matriculá-lo em outra escola, com as acomodações para
todas as necessidades dele", ela explica. "Fez uma enorme
diferença".
Crianças intelectualmente superdotadas, com necessidades
especiais, geralmente sofrem muito na escola. Seus dons mascaram suas
necessidades especiais, e suas necessidades especiais escondem sua capacidade
acadêmica. Como resultado, elas são geralmente rotuladas como
"preguiçosas", "desmotivadas" ou "vadias".
Vários fatores contribuem para a demora no diagnóstico dos
estudantes superdotados. A desatenção e os outros sintomas do TDAH podem
resultar em notas mais baixas nos testes usados para determinar a indicação
para programas para alunos superdotados. Mais, os professores têm menor
probabilidade de notar os sintomas do TDAH em alunos que não são bagunceiros,
Os pais são céticos em relação ao diagnóstico de TDAH quando sabem que seu
filho é brilhante. É bom lembrar que um QI alto, sozinho, não é suficiente para
ter sucesso na escola. A memória de trabalho, dizem os especialistas, é um
índice melhor do que qualquer resultado de teste.
Como atingir as necessidades de aprendizado de alunos
superdotados com dificuldades de aprendizado.
"De modo diverso dos estudantes normais, os alunos 2e.
- alunos superdotados que têm TDAH e dificuldades de aprendizagem - têm
dificuldade de transpor seus pensamentos para o papel, escrever legivelmente,
fazer os cálculos corretamente, permanecer organizados e seguir as instruções
passo a passo", diz Linda Neumann, editora e co-publisher de 2e: Twice-Exceptional Newsletter.
"Eles parecem distraídos ou preguiçosos, mas estão se esforçando
muito".
Como resultado, muitos dos assim chamados alunos 2e. se
sentem burros e acabam odiando a escola. "Pode ser devastador quando um
aluno sabe que é inteligente mas não é capaz de atingir seu potencial",
diz Chris Dendy, que fez um DVD, Real
Life ADHD, para crianças e adolescentes.
Colocar as crianças com TDAH e superdotadas com outras
crianças superdotadas e, às vezes, uma estratégia automática mas errada. Sem o
trabalho da escola que atinja suas necessidades cognitivas, as crianças
superdotadas com TDAH têm dificuldade de manter a atenção e frequentemente
desenvolvem maus hábitos de trabalho. Por outro lado, alguns alunos
superdotados evitam os alunos 2e. por sua falta de habilidades sociais e de organização.
Estudantes duas vezes excepcionais precisam de um programa
que desenvolva seus talentos ao mesmo tempo que acomoda suas fraquezas, diz
Susan Baum, Ph.D., educador, pesquisador e autor de "To Be Gifted and Learning Disabled" (Ser superdotado e ter dificuldades
de aprendizagem"). Crianças superdotadas com TDAH precisam de
aprendizagem acelerada, mesmo quando estiverem trabalhando as habilidades
cognitivas que apóiam o ritmo mais rápido. Elas devem ter um "currículo
diferenciado", com opções nas quais aprendam e como aprendem.
Os professores e os pais devem garantir que um aluno 2e.
tenha as habilidades de suporte para gerenciar suas tarefas e para compensar
suas fracas funções executivas.
Trabalhe com a escola para garantir os serviços para seu
filho. Alguns estudantes superdotados precisam de mais tempo do que os outros
alunos para completar suas tarefas. Eles geralmente se beneficiam do uso de
tecnologia de suporte, como um processador de texto portátil ou uma
calculadora.
"Todos os problemas de Ben não desapareceram quando ele
foi para uma nova escola, mas sua postura na vida melhorou
significativamente", diz Debra Hori. "Tive meu filho de volta, e isso
foi o suficiente para mim".
Cinco Dicas para Pais de Crianças Superdotadas com TDAH.
1- Confie
nos seus instintos. Você conhece seu filho melhor do que qualquer
pessoa. Não assuma que os profissionais saibam mais porque eles têm
credenciais.
2- Confie
no seu filho. Se ele diz que não consegue fazer alguma coisa,
não assuma que ele esteja sendo preguiçoso ou teimoso, e não acredite em quem
diz que ele é.
3- Não ignore
os dons enquanto tenta consertar a falta
de habilidades. Crianças superdotadas ficam deprimidas quando
não são capazes de aprender coisas novas.
4- Não
ignore a falta de habilidades enquanto cultive os dons. As
crianças ficam frustradas e deprimidas se elas são constantemente obrigadas a
fazer coisas que não conseguem fazer.
5- Saiba que seu filho pode ser admitido em um programa para superdotados e também em um IEP [Programa Educacional Individual] ou no 504 Plan [Plano de ensino das escolas americanas para alunos com dificuldades de aprendizagem]. Alunos superdotados com TDAH podem ter os serviços do IDEA.
[the United States Individuals with Disabilities Education Act ("IDEA") 1997]
{"transportation and such developmental, corrective, and other supportive services as are required to assist a child with a disability to benefit from special education..."[section 300.24(a)].}
Meredith G. Warshaw, M.S.S, M.A., www.uniquelygifted.org
Acredito que o maior desafio é compreender que o deficit de atenção do alundo com diagnóstico de superdotação, pode estar relacionado ao fato de que, posto que, geralmente crianças com o diagnóstico de superdotação apresentam comportamentos de inquietação e de indisciplina, sinais que estão associados ao TDA/H. Daí a condusão entre os sinais do TDA/H com os sinais do ah/ SD
ResponderExcluir